Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

Descubra se existe graduação em Psicologia a distância

3 de setembro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Está pensando em se formar como psicólogo(a)? Quer saber se existe esse curso EAD? Saiba tudo neste artigo!

O primeiro curso de Psicologia do Brasil  foi inaugurado na década de 1950. De lá para cá, o curso venceu preconceitos e é uma área com muito potencial de crescimento, principalmente porque os sofrimentos psíquicos, como depressão, ansiedade e outros, estão cada vez mais presentes na nossa sociedade.

Atualmente, mais de 500 universidades no Brasil têm o curso. Se você pretende entrar em uma delas, é importante saber que a faculdade de Psicologia ainda não é oferecida no país na modalidade de ensino a distância (EAD).

Assim, só é possível ser psicólogo(a) se você fizer o curso presencialmente, pois o Ministério da Educação (MEC) não autoriza a abertura dele a distância. Mas isso não deve te desestimular, pois aqui falaremos de alternativas para driblar esse impasse.

Outros caminhos para quem gostaria de estudar Psicologia a distância

A maioria das pessoas que desejam fazer curso EAD pensam no benefício da flexibilidade de horários  (de modo a poder conciliar estudos e outras atividades, como trabalho ou cuidados com filhos e casa) ou na vantagem financeira (por terem mensalidades mais em conta).

Contudo, como já dissemos, infelizmente não existe graduação de Psicologia a distância. Mas, pensando em te ajudar, vamos levantar alguns pontos que poderiam ser empecilhos e apontar possíveis caminhos para que você veja se é possível fazer um curso presencial.

Dificuldade com o tempo

Se você pensou em fazer Psicologia EAD por ter dificuldade para estar em sala de aula todos os dias, saiba que existe o curso noturno. Inclusive, é comum que os professores da noite sejam mais compreensivos e flexíveis devido ao fato de grande parte dos alunos trabalharem durante o dia.

Dificuldades financeiras

Se você desejava fazer EAD por saber que os preços das mensalidades são mais em conta, saiba que existem programas do Ministério da Educação, e em alguns casos da própria faculdade, que podem te dar uma força para bancar os estudos. Conheça as possibilidades:

  • ProUni: O Programa Universidade para Todos oferece bolsas em universidades privadas para estudantes de baixa renda, ou seja, o governo brasileiro ?paga? a sua mensalidade para a faculdade escolhida, incluindo o curso de Psicologia. Ela pode ser parcial ou integral (50% ou 100% da mensalidade). Para ser beneficiado pelo ProUni é preciso ter realizado a prova do Enem e concorrer, por meio dessa nota, com outros candidatos através de um sistema do MEC.
  • FIES: É um sistema de financiamento a juros baixos e condições mais favoráveis, bancado pelo Governo Federal. O pagamento desse ?dinheiro emprestado? só precisará ser feito depois que você se formar, ou seja, depois que estiver empregado como psicólogo(a). Para se inscrever, é preciso cumprir requisitos de renda familiar e ter feito a prova do Enem. Quanto maior for sua nota do Enem, maior será sua chance de conseguir uma vaga.
  • Bolsa e financiamento oferecidos pelas próprias faculdades: O primeiro passo é pesquisar e encontrar todas as faculdades perto de você que oferecem a graduação em Psicologia. Depois, buscar saber se oferecem descontos, bolsas, parcelamento de mensalidade, etc.

O que se estuda em Psicologia?

Ao entrar em um curso de Psicologia, o foco será estudar o comportamento e as emoções, ideias, sentimentos e valores do ser humano ?  a sua psique ?, para que se possa diagnosticar, prevenir ou tratar sofrimentos e transtornos psíquicos.

Durante o curso, você entrará em contato com diversas teorias e correntes da psicologia. Além disso, o estudante também terá matérias sobre anatomia, neurologia, estatística, antropologia, entre outros. Em algumas faculdades, há até mesmo a possibilidade de os alunos realizarem atendimentos à comunidade em diversas áreas, como clínica e orientação profissional, já exercendo os seus aprendizados.

Apesar de as disciplinas variarem de uma instituição para outra, existe sempre uma base comum. Veja algumas disciplinas típicas do curso de Psicologia:

  • Análise do Comportamento
  • Avaliação Psicológica
  • Bases Biológicas do Comportamento
  • Código de Ética e Prática Profissional
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional
  • Dinâmica dos Grupos e Relações Humanas
  • Direitos Humanos
  • Ética
  • Filosofia
  • História da Psicologia
  • Neurociência Básica
  • Neuropsicologia
  • Psicanálise
  • Psicologia Behaviorista
  • Psicologia Clínica
  • Psicologia da Saúde e Hospitalar
  • Psicologia do Desenvolvimento
  • Psicologia e Educação
  • Psicologia Escolar e Educacional
  • Psicologia e Trabalho
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho
  • Psicologia Sócio-Histórica
  • Psicopatologia
  • Técnicas de Observação e Registro do Comportamento

Faculdades de Psicologia com qualidade e menor preço

Aqui separamos para você uma lista de algumas faculdades que apresentam diversas facilidades como as que citamos acima. Vale a pena entrar em contato para saber sobre o curso de Psicologia presencial e as facilidades financeiras que a instituição pode oferecer.

É importante destacar também que estas são faculdades reconhecidas e credenciadas pelo MEC, que têm tradição no mercado e estão presentes em várias cidades e regiões. Confira:

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem pra passar em Psicologia

Como é o mercado de trabalho para Psicologia?

Agora que você conheceu mais detalhes sobre a graduação em Psicologia, conte um pouco sobre seus planos e desejos deixando um comentário abaixo!

Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.