Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

Graduação a Distância

30 de junho de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Está cada vez mais fácil estudar a distância. A evolução tecnológica transformou muitos sonhos em realidade. Hoje dá para acompanhar aulas pelo computador e conciliar um curso inteiro de graduação com as atividades diárias.

Isso sem falar na imensa diversidade de formações de nível superior que podem ser encontradas a distância! Tem graduação para formar engenheiro, administrador, contador, professor, gestor das mais diversas atividades, assistente social, enfim, é quase certo que você vai se identificar com algum curso superior a distância.

O Brasil já possui mais de 1,3 milhão de universitários na modalidade EAD distribuídos entre mais de 1.300 graduações, em instituições públicas e particulares.

Para que você tenha uma ideia mais clara sobre como fazer uma graduação a distância, trouxemos os pontos mais legais dessa modalidade, como ocorre o aprendizado, as diferentes opções disponíveis e uma relação de boas universidades que oferecem cursos EAD. Confira!

 

Por que é legal estudar a distância?

Estudar a distância traz uma série de vantagens para o aluno, principalmente para quem precisa conciliar os estudos com as atividades diárias ou aproveitar melhor o tempo. Conheça alguns pontos positivos de fazer uma graduação EAD:

  • O diploma tem a mesma validade de um curso presencial, desde que o curso seja reconhecido pelo MEC.
  • Na maioria dos casos, a mensalidade é mais baixa que dos cursos presenciais.
  • Nos cursos EAD também estão previstas atividades presenciais, aulas em laboratório, encontros de integração, apresentação de trabalhos e realização de provas ? o que torna o estudo mais dinâmico.
  • O conteúdo fica disponível 24 horas por dia, acessível de qualquer lugar com acesso à internet.
  • Ninguém fica com dúvidas: tutores e professores estão sempre disponíveis para esclarecer qualquer questão. O estudante também conta com diversas ferramentas para se comunicar com a turma.
  • O aluno pode organizar seus horários para cumprir as atividades previstas seguindo seu próprio ritmo.

 

Como acontece uma graduação a distância

Quem vai estudar a distância deve ter em mente que o curso (ou parte dele, dependendo do formato adotado) vai acontecer em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou AVA.

O AVA é a plataforma tecnológica que dá suporte ao curso a distância. A partir de um login e senha fornecidos pela instituição de ensino, o aluno terá acesso a todo o conteúdo, poderá acompanhar a transmissão das aulas em vídeo, conversar com colegas, tirar dúvidas com tutores e professores, enviar trabalhos, receber orientações, checar a agenda de aulas, etc.

Um ponto positivo dos cursos a distância é que os conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. O aluno pode acessá-los a partir de qualquer lugar do planeta que tenha uma conexão à internet, através de computadores, laptops, tablets e celulares.

Além disso, nada se perde: a troca de ideias, o conteúdo compartilhado, as aulas, as apostilas, os exercícios, o desempenho individual, tudo fica gravado para consulta posterior.

A tecnologia empregada no ambiente virtual de aprendizagem pode variar de uma instituição para outra. Por isso, antes de fazer a matrícula, é bom checar junto à instituição de seu interesse quais são os recursos que ela oferece.

 

As diferentes formas de fazer uma graduação a distância

As graduações a distância podem ter diversos formatos, mas nenhuma é 100% online. É que o Ministério da Educação (MEC) exige que pelo menos 20% das atividades de qualquer curso EAD sejam distribuídas entre encontros presenciais. Esse tempo é utilizado para aulas práticas em laboratório, apresentação de trabalhos e realização de provas finais, entre outras atividades.

O percentual de encontros presenciais varia de acordo com o perfil do curso. Algumas graduações, especialmente na área de Saúde e Engenharia, exigem mais tempo de atividades práticas, por isso podem ter encontros mais frequentes que os cursos mais teóricos ? como Filosofia ou Letras, por exemplo.

Conheça a variedade de formatos de graduações a distância existentes no Brasil:

  • A distância ? São cursos que têm a maior parte da sua carga de disciplinas a distância. Pelo menos 80% das aulas ocorrem pela internet, no ambiente virtual de aprendizagem da instituição de ensino. O restante é distribuído entre apresentação de trabalhos, atividades de laboratório e realização de provas finais ? que acontecem nos polos de apoio. A frequência desses encontros pode ser quinzenal, mensal ou semestral.
  • Semipresencial ? Os cursos semipresenciais são aqueles que têm parte das atividades a distância e parte na modalidade presencial. O percentual de cada modelo varia muito de acordo com a instituição. Os encontros acontecem uma ou mais vezes por semana. Geralmente cursos de perfil mais prático adotam esse formato, como Engenharia, Enfermagem, Química, Biologia, Gastronomia, etc. É ideal para quem mora perto da instituição ou de algum polo de apoio, já que nesse caso o deslocamento será mais frequente.
  • Presencial com atividades a distância ? Aqui acontece o contrário do primeiro caso. Aproximadamente 80% das atividades são realizadas presencialmente e 20% a distância. É um formato interessante para quem prefere estudar de forma tradicional mas não abre mão de um pouco de flexibilidade de tempo. Cursos com esse perfil geralmente disponibilizam as disciplinas mais teóricas no modelo EAD.

Os formatos adotados em cada instituição variam bastante. O melhor é checar a universidade onde você quer estudar e analisar quais são as opções disponíveis. Às vezes o mesmo curso pode ser oferecido em três formatos diferentes!

O que são polos de apoio presencial?

Os polos de apoio são espaços de aprendizagem em locais onde não existe uma sede física da instituição que oferece o curso a distância.

Nesses polos estão todos os materiais e infraestrutura necessários para o desenvolvimento da graduação. Lá acontecem os encontros presenciais das turmas EAD.

Os polos possibilitam que uma faculdade do Paraná ofereça turmas a distância em cidades do interior de Rondônia, por exemplo. Ou vice-versa.

Procure saber quais são as instituições que oferecem polos de apoio presencial na sua cidade. Assim você terá ainda mais opções de cursos a distância para fazer.

 

As diferentes graduações a distância

No Brasil existem mais de 1,3 mil graduações a distância ativas. Com uma grande diversidade de áreas, tem curso EAD para todos os gostos. Conheça alguns:

Onde fazer uma graduação a distância

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer graduações a distância em diferentes formatos:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

  • Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

Veja também:

Os cursos EAD mais bem pagos

 

Está animado para fazer uma graduação a distância? Conte para a gente nos comentários!

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.