Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

Conheça as faculdades de Publicidade a distância disponíveis

23 de janeiro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

O curso de bacharelado em Publicidade e Propaganda já pode ser encontrado na modalidade a distância com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

Também reconhecidos pelo MEC e com muito mais vagas disponíveis estão os cursos superiores de tecnologia na área. As graduações tecnológicas proporcionam uma formação rápida e boa empregabilidade em setores específicos da cadeia publicitária, como a produção audiovisual ou multimídia.

Descubra agora mesmo as diferenças entre bacharelado e tecnólogo em Publicidade, veja como funcionam essas graduações na modalidade EAD e conheça algumas faculdades reconhecidas pelo MEC onde estudar para seguir essa carreira!

Quais faculdades oferecem Publicidade a distância?

Antes de conhecer as faculdades, é importante entender quais são as possibilidades profissionais oferecidas pelos diferentes graus de formação na área de Publicidade.

  • Curso de Publicidade no grau de bacharelado: em muitas faculdades, recebe o nome de Comunicação Social ? Publicidade e Propaganda. Sua duração é de quatro anos. A grade curricular é ampla e permite trabalhar em qualquer área da publicidade, como criação, planejamento, atendimento, produção ou mídia, entre outras. As principais possibilidades de emprego são em agências de publicidade, veículos de comunicação e no setor de comunicação das empresas.
  • Cursos da área de Publicidade no grau tecnológico: os cursos tecnológicos também são de nível superior, mas a formação é bem mais rápida (dura cerca de dois anos) e específica. Existem algumas opções que vão permitir ao profissional formado trabalhar em um nicho determinado da atividade publicitária. Veja algumas possibilidades de cursos relacionados à área: Produção Publicitária, Produção Audiovisual, Produção Multimídia, Design Gráfico, Design de Animação, Fotografia e até Marketing.

Faculdades com bacharelado a distância em Publicidade

No grau de bacharelado, não há ainda no país muitas faculdades de Publicidade a distância. Entre as opções disponíveis, podemos destacar:

Faculdades com cursos tecnológicos a distância da área de Publicidade

Quando falamos em cursos tecnológicos, a história é outra e a oferta de faculdades a distância cresce bastante, já que o leque de cursos é bem maior. Veja algumas possibilidades de instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você vai encontrar cursos de tecnólogo a distância que permite trabalhar na área:

E antes que a gente se esqueça, anote aí: somente as faculdades reconhecidas pelo MEC podem emitir diplomas válidos em todo o Brasil. Verifique sempre essa informação antes de se inscrever em um vestibular ou começar qualquer curso superior!

Como é o curso de Publicidade a distância?

Todo curso a distância tem em comum algumas vantagens básicas: o conforto de estudar em casa (ou em qualquer outro lugar com internet), a praticidade de poder administrar seus próprios horários e a economia, já que as mensalidades costumam ser mais baratas do que as dos cursos presenciais ? isso sem falar que você acaba gastando menos com transporte e alimentação.

Ao fazer a matrícula o estudante recebe uma senha de acesso à plataforma digital do curso. Lá, estão todos os conteúdos, divididos por matérias e organizados em cronogramas semanais de atividade, com textos, exercícios, áudios, vídeos e várias ferramentas interativas.

As aulas podem ser gravadas e publicadas na plataforma ? para que você assista quantas vezes quiser ? ou ainda veiculadas ao vivo, a partir de uma das unidades da faculdade, em tempo real.

Mesmo estudando a distância, você não fica isolado. Os cursos têm tutores sempre disponíveis para tirar dúvidas a respeito das matérias e do funcionamento do curso. Além disso, canais como chats, e-mails e fóruns de discussão garantem a comunicação permanente com os professores e os colegas de turma.

Embora a parte mais teórica seja feita a distância, existe um percentual de atividades presenciais que todo curso EAD deve ter (pelo menos 20% da carga horária).

As atividades presenciais são realizadas no polo de apoio da faculdade em seu município ou região e podem envolver tarefas como apresentações de trabalho, provas finais, reuniões e aulas. Dependendo da graduação, você pode ter que ir ao polo também para práticas nos laboratórios de informática, fotografia e estúdios de rádio, televisão e mídias digitais.

É importante ressaltar que os conteúdos das graduações presenciais e a distância são equivalentes os diplomas têm a mesma validade ? desde que a faculdade tenha a autorização do MEC para oferecer o curso.

O que se estuda no curso de Publicidade a distância?

Muitos estudantes entram em Publicidade atraídos pelas matérias de criação. Mas o curso tem também muitas disciplinas técnicas e teóricas. O aluno terá que ter bons fundamentos, por exemplo, de Administração, Estatística e Psicologia do Consumidor.

Conheça algumas das principais matérias do bacharelado em Publicidade (os nomes podem variar de acordo com cada instituição).

  • Análise do Discurso
  • Comportamento do Consumidor
  • Composto Mercadológico
  • Computação Gráfica
  • Criação e Produção Publicitária em Rádio
  • Criação Publicitária
  • Criação Publicitária para TV e Cinema
  • Design Gráfico
  • Direção de Arte
  • Estética e História da Arte
  • Fotografia Aplicada à Publicidade e Propaganda
  • Gerenciamento de Marcas
  • Gestão e Planejamento de Mídia
  • Ilustração Digital
  • Marketing Digital
  • Pesquisa em Comunicação
  • Planejamento e Gestão Estratégica
  • Produção Gráfica
  • Produção Publicitária para TV e Cinema
  • Propaganda Política
  • Redação Publicitária
  • Teorias da Comunicação

Nos últimos semestres, o aluno tem que elaborar e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que no bacharelado em Publicidade pode ser uma monografia teórica, feita individualmente, ou o planejamento e criação de uma campanha publicitária, realizado em equipe.

A grade curricular do curso de tecnólogo varia bastante, de acordo com a habilitação que você escolher.

Veja também:

Tecnólogo em Marketing a distância

O que achou das possibilidades de estudar Publicidade a distância? Você se encaixa mais no bacharelado ou em algum curso tecnológico? Conte para a gente aqui nos comentários!

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.