Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

Descubra se existe faculdade de Cinema a distância

10 de novembro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Entenda de uma vez por todas se existe ou não faculdade de Cinema a distância e veja os detalhes dessa modalidade!

 

De acordo com o Censo da Educação Superior 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de matrículas em cursos de graduação EaD superaram 1,5 milhão. 

Seja pelas mensalidades mais acessíveis ou pela possibilidade de flexibilização no horário de estudos, o ensino a distância tem despertado cada vez mais interesse e reflexo disso é uma maior oferta de cursos de graduação nessa modalidade. Entre 2018 e 2019, houve um aumento de 42,6% no número de cursos EaD no Brasil, ofertados em mais de 400 Instituições de Ensino Superior públicas e privadas.

Porém, ainda que esses números sejam altos, nem todos os cursos superiores são oferecidos no modelo a distância. 

De acordo com o site do E-MEC, que possui o cadastro de todas as instituições de ensino e seus respectivos cursos – assim como a situação deles no País – até o momento, não há nenhum registro de cursos de Cinema a distância.

Por que não existe faculdade de Cinema a distância?

O curso de Cinema possui uma carga horária de conteúdos práticos bem alta, o que talvez possa influenciar na decisão das instituições de ensino para oferecer a graduação nessa modalidade. 

Isso porque, para ofertar um determinado curso a distância, a faculdade deve atender às exigências do Ministério da Educação (MEC). No caso de cursos com aulas práticas, as instituições devem disponibilizar locais e uma estrutura adequada para que os alunos possam realizar as aulas. 

A oferta de qualquer graduação presencial ou a distância demanda planejamento e recursos e, antes de investir em uma nova formação, as faculdades normalmente levam em consideração qual é a real quantidade de pessoas interessadas no curso.

Quais são as alternativas para quem deseja cursar Cinema  a distância?

O curso de Cinema capacita profissionais para atuar nas diversas etapas de produção de um filme, documentário, noticiário ou até mesmo propagandas. 

No entanto, cursos como Jornalismo e Rádio e TV. Apesar de não terem o aprofundamento do curso de Cinema, os dois cursos de graduação possuem disciplinas voltadas para a produção audiovisual, que também trabalham aspectos técnicos como roteiro, filmagem e edição. O curso de Jornalismo pode ser encontrado na modalidade a distância, já o de Rádio e TV, no formato semipresencial.

Como funciona o ensino a distância?

No ensino a distância, a maior parte da carga horária acontece no formato online, por meio de uma plataforma virtual conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nela, os alunos podem acessar aulas ao vivo e gravadas, materiais de estudo, atividades, além de poder interagir com professores e colegas de turma, e tirar dúvidas com o tutor.

Diferente do ensino presencial em que a frequência é calculada com base no comparecimento à instituição, no EaD ela é registrada a partir da entrega de atividades. Por isso, é preciso ficar atento às datas de entrega, já que é necessário ter 75% de presença para ser aprovado em uma disciplina.

Embora o curso seja a distância, o estudante precisa comparecer ao polo mais próximo da instituição de ensino com uma frequência que pode variar em cada faculdade. Mas é comum que as provas e aulas práticas sejam realizadas presencialmente.

No curso EaD, a principal diferença está no formato, não no conteúdo, até porque as diretrizes do MEC são as mesmas. Por isso, o estágio é obrigatório, assim como a realização de atividades complementares e, no último ano do curso, a entrega e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sujeito à aprovação.

Com todos esses materiais entregues e aprovado em todas as disciplinas, o estudante recebe o diploma do curso, o qual é igual ao diploma do ensino presencial. No documento não há qualquer menção sobre qual formato o aluno optou por estudar.

Onde encontrar cursos a distância?

O diploma de um curso de graduação pode aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho, de promoção ou até mesmo de aumento salarial. Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um profissional com nível superior pode ganhar mais que o dobro do que aqueles que possuem até o nível médio.

No entanto, antes de efetuar a matrícula em qualquer instituição de ensino é muito importante verificar se o curso é autorizado e reconhecido pelo MEC, porque isso garante que o diploma seja válido em todo o País. 

A seguir, é possível conferir algumas opções de instituições que oferecem cursos EaD com autorização e reconhecimento do MEC. Confira:

Tirou suas dúvidas sobre o ensino a distância na área de Cinema? Responda nos comentários abaixo!

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.