Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

É possível fazer uma graduação sem sair de casa?

22 de junho de 2012
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Ensino a Distância

O Ensino a Distância (EAD) é uma modalidade educacional que utiliza tecnologias de informação (TI) e comunicação durante o processo de ensino e aprendizagem. O ambiente de estudo é formado por professores e alunos em lugares e tempos diferentes realizando atividades educativas. Este método de ensino é uma boa opção para aqueles que não possuem disponibilidade todos os dias para cumprir horários fixos em uma instituição de ensino presencial e que necessitam de maior flexibilidade nos horários de estudo. Grande parte das atividades durante um curso na modalidade EAD são realizadas de forma online.

O acesso aos conteúdos de aulas, vídeos, artigos, chats, fóruns, trabalhos, e-mail e exercícios é livre. O aluno só precisa estar conectado à internet para entrar no mundo virtual da instituição em que ele estuda. Este artigo irá fornecer informações sobre o funcionamento do EAD de acordo com o MEC, a importância de seguir e aplicar todas as atividades que são propostas durante um curso EAD.

As exigências do MEC para o EAD

O Ministério da Educação (MEC) é responsável por avaliar e credenciar as instituições de ensino superior que estiverem aptas a executarem seus serviços de acordo com as exigências estabelecidas. Para regulação e avaliação das instituições de ensino a distância, o MEC criou uma portaria com algumas regras.

De acordo com a publicação da portaria, cada instituição EAD deve comprovar por meio de documentos a existência de uma estrutura física, tecnológica e de recursos humanos adequada para ser credenciada e assim estar apta a oferecer um ensino de qualidade para seus alunos. A portaria determina a existência de uma sede ou polo de apoio presencial para a realização das atividades pedagógicas e administrativas dos cursos a distância. Os polos são essenciais para que as atividades obrigatórias nos cursos sejam realizadas, como:

  • Avaliação dos estudantes;
  • Estágios;
  • Defesa de trabalho de conclusão do curso (TCC);
  • Laboratórios, quando for necessário.

Os cursos a distância devem ser programados com a mesma duração que levaria para realizar o respectivo curso de forma presencial. Após realizar todas as atividades programadas pela instituição, o aluno de EADserá avaliado por um exame estabelecido pela própria instituição. Os diplomas e certificados emitidos pelas instituições credenciadas e registrados na forma da lei possuem validade nacional. A quantidade de vagas ofertadas pelas as instituições é definida através de avaliação externa realizada pelo MEC. A instituição de ensino superior a distância não possui autonomia para abertura de novos cursos, sendo necessário solicitar a autorização ao órgão competente.

Graduação sem sair de casa?

Tendo conhecimento das exigências que o MEC faz para que uma instituição de ensino superior ofereça um curso a distância, torna-se mais clara a resposta para a pergunta: “É possível fazer uma graduação sem sair de casa?”. O estudante durante a realização de um curso EAD necessita ter uma estrutura física que ofereça apoio quando necessário, por mais que a maior parte das atividades seja realizada online, o encontro presencial é essencial para efetuar uma avaliação, participar de aulas em laboratórios, apresentação de trabalhos de conclusão de curso e realização de estágios. Atividades obrigatórias e que acrescentam aprendizado durante o curso. Cada instituição EAD fornece suas ferramentas de apoio, cronogramas e programas de curso, mas sendo uma instituição credenciada pelo MEC e que garanta um diploma válido ao final da graduação, o aluno terá toda estrutura a distância e física necessária para um bom aprendizado profissional. Os encontros presenciais podem ser feitos uma vez por semana, a cada quinze dias ou mensal.

Ao selecionar a instituição EAD que irá estudar, procure qual mais se enquadra ao seu perfil e aos seus horários. Procure conhecer tanto o ambiente online quanto o presencial que será oferecido para a sua graduação. A característica principal do EAD continua sendo a praticidade ao conseguir organizar os estudos com as outras obrigações do dia a dia. O fato de ter alguns encontros presenciais não costuma causar grandes problemas para os alunos, somente acrescenta mais conhecimento e interação durante o curso, complementando a formação do graduando.

Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.