Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

Veja como é o curso de Engenharia a distância e onde fazer

21 de setembro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Saiba como funciona o curso de Engenharia, uma das formações mais prestigiadas e tradicionais do mercado, e entenda como funciona a modalidade EAD.

É comum, quando pensamos em “Engenharia”, visualizarmos um grande canteiro de obras, escavadeiras e guindastes. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a Engenharia é uma formação ampla, repleta de possibilidades diferentes de atuação, e que abre ao estudante diversas oportunidades no mercado de trabalho.

Nem todos sabem, mas há diferentes tipos de formação no campo da Engenharia, muito além da construção de prédios e pontes, e todos os cálculos necessários para tal. O engenheiro, de acordo com sua formação, também está capacitado a desenvolver softwares, sistemas de saneamento básico, processos industriais e novas tecnologias para geração de energia renovável, por exemplo.

A importância dos cursos aprovados pelo MEC

Para que um estudante formado em Engenharia possa atuar no mercado de trabalho como engenheiro, é fundamental que ele seja diplomado por uma instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

O ministério possui uma série de critérios para atribuir notas às faculdades e seus cursos, como a qualidade do corpo docente da mesma, o currículo do curso e a estrutura disponibilizada para atendimento ao aluno.

As notas da avaliação do MEC podem variar entre 1 e 5. Somente cursos com notas superiores  a 3 estão autorizados a emitir diplomas no mercado. Portanto, antes de escolher um curso de Engenharia, pesquise se a instituição do seu interesse possui uma boa nota em sua avaliação do MEC.

Como funciona o curso de Engenharia a distância

A oferta cada vez maior de cursos a distância em diferentes áreas, inclusive Engenharia, garante ao estudante um caminho de maior autonomia – e muitas vezes, também, de economia para o bolso – na condução de seus estudos. Atualmente, há opções de boas faculdades, bem avaliadas pelo MEC, que oferecem formações nessas modalidades e certificadas pelo ministério.

Um curso a distância é ideal para quem tem perfil autônomo e gosta de ter liberdade para fazer as próprias escolhas e gerir a rotina de estudos. Nos cursos a distância, as aulas são gravadas previamente pelos professores e disponibilizadas em ambiente online.

O curso de Engenharia a distância segue o mesmo currículo do presencial. Além das aulas online, também oferece chats de discussão para que o estudante tire dúvidas com os professores e debata com os colegas de turma, além de sugestões de leitura e materiais complementares.

Veja quais são os diferentes tipos de Engenharia

Há diferentes áreas em que um engenheiro pode atuar e se especializar. Dependendo da área de interesse do estudante, ele deve optar por cursos específicos. A seguir, saiba mais outras áreas da Engenharia:

Engenharia Mecânica: é a área da Engenharia focada em projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos, ou seja, toda e qualquer máquina. Dessa forma, o estudante formado como engenheiro mecânico finaliza seu curso capacitado para projetar e desenvolver motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para diferentes tipos de atividade indústrial.

Engenharia Civil: os profissionais desta área desenvolvem projetos de obras de construção civil, como construções de prédios e pontes.

Engenharia da Computação: o profissional formado em Engenharia da Computação está apto para desenvolver, adaptar, implementar, industrializar e instalar sistemas computacionais.

Engenharia de Controle e Automação: essa área forma profissionais para atuarem no controle de processos industriais, com planejamento, fabricação e manutenção de máquinas e de outros sistemas de automação utilizados na indústria.

Engenharia de Produção: o engenheiro de produção atua otimizando processos de produção em fábricas. É seu papel garantir a eficiência dos mesmos.

Engenharia Elétrica: este curso capacita profissionais a trabalharem com projetos, acompanhamento e execução de obras em geração, distribuição e transmissão de energia elétrica e de fontes renováveis de energia, como a eólica e solar.

Engenharia Ambiental: o engenheiro ambiental é responsável pelo estudo dos sistemas de produção com a finalidade de reduzir os impactos ambientais e conservar os recursos naturais.

Boas faculdades para cursar Engenharia a distância

Atualmente, há boas opções de faculdades credenciadas pelo MEC, que oferecem cursos de bacharelado em Engenharia a distância.

A seguir, conheça algumas delas:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA): oferece cursos de Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL): tem cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção.

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID): possui cursos de Engenharia Ambiental e de Engenharia de Produção.

Universidade de Franca (UNIFRAN): disponibiliza cursos de Engenharia Ambiental e de Engenharia de Produção.

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais: são oferecidos os  cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica.

Depois de escolher uma boa faculdade credenciada pelo MEC e o curso de Engenharia que combina mais com o perfil do estudante, o último passo para poder, de fato, atuar no mercado de trabalho como engenheiro é obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado onde atua.

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem para passar em Engenharia

É possível conseguir uma bolsa de estudos para EAD?

Agora que você já sabe mais sobre o curso de Engenharia a distância e todas as possibilidades de áreas de estudo, queremos saber: que opção vai escolher? Escreva nos comentários abaixo!

Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.