Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


EAD

Curso a distância internacional, vale a pena?

3 de setembro de 2014
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Quem sonha em estudar fora do Brasil,mas não consegue arcar com os custos de morar fora do país, tem como opção os cursos à distância. Várias universidades no mundo oferecem essa modalidade e abrem espaço para os estrangeiros. No entanto, antes de se matricular é preciso avaliar os prós e contras para concluir se vale ou não a pena.

As vantagens

A flexibilidade de horário é uma das maiores vantagens de um curso à distância. O próprio aluno determina o melhor período para realizar os estudos. Ainda assim, é bom lembrar que sempre existem prazos para entrega de trabalhos e realização de outras tarefas. Com o curso à distância, o estudante ainda pode aproveitar o tempo livre no emprego ou o momento em que está no transporte público, por exemplo, para ler um texto importante ou adiantar aquela tarefa do dia seguinte.Com um computador a disposição, qualquer local pode se tornar um ambiente de estudos.

Outra vantagem está no fato de não precisar se locomover até a universidade ou escola. Às vezes, o endereço é tão distante que você gasta mais tempo no ônibus ou carro, do que realmente estudando. Isso sem contar o conforto de estar em casa. Os cursos não presenciais também permitem que o estudante faça uma boa economia. Além de alguns serem mais baratos, você também não vai gastar com o transporte e a alimentação. Principalmente se a instituição escolar fica fora do Brasil. Para estudar no exterior, além de todos os documentos necessários para realizar a viagem, como visto e passaporte, é necessário ter um lugar para ficar, se preocupar com o transporte até a instituição escolar, além de ter de se sustentar no tempo que passar por lá. No fim o diploma, sendo de um curso presencial ou não, terá a mesma validade.

Exigências

Mesmo que você opte por um curso à distância, para ser aceito em uma universidade ou escola internacional será necessário atender a alguns requisitos como, a fluência na língua do país onde a instituição está inserida. Algumas ainda fazem outras exigências a estrangeiros, a exemplo de testes de conhecimentos. Os alunos devem ter ainda todo o aparato tecnológico necessário para cumprir com as tarefas – computador com os softwares adequados. No exterior, os cursos mais comuns de especialização estão ligados às áreas de administração, pedagogia e psicologia.

As desvantagens

A vivência em um país estrangeiro pode ser extremamente rica. Por isso ao optar por um curso à distância o aluno estará sendo privado dessa experiência. Deixará de conhecer lugares turísticos e conviver diariamente com outros idiomas e pessoas de nacionalidades diferentes. Estará limitado ao ambiente virtual, no qual o contato com outros alunos deverá ser apenas por um fórum de debate, por exemplo.

Outra desvantagem pode ser a comunicação com os professores. Por isso é tão importante verificar os horários disponíveis para tirar eventuais dúvidas. Dependendo do país onde está inserida a instituição pode haver diferença de fuso horário. Outra grande desvantagem é o fato de precisar validar o diploma. A burocracia é bastante grande e no caso de alguns cursos é necessário fazer uma prova. Por isso se um curso à distância no Brasil já pode ser mal visto no mercado de trabalho, com um estrangeiro não será diferente.

Cautela

Faça uma pesquisa minuciosa antes de realizar a matrícula. Analise o projeto pedagógico do curso e as referências da instituição para não cair em uma armadilha. Se dentro do país já pode ser complicado, fora é ainda mais. Se no fim das contas, cruzando os prós e contras, o diploma internacional é o que vale a pena, então siga em frente e concretize o seu objetivo.

Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Os mais lidos
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Licenciatura plena em Pedagogia: entenda de uma vez o que é

Licenciatura plena em Pedagogia: entenda de uma vez o que é

Por Amanda Nonato em 10/08/2022
5 cursos de saúde EaD para você conhecer

5 cursos de saúde EaD para você conhecer

Por Amanda Nonato em 08/08/2022
Faculdade EaD: descubra quais são as 10 melhores do Brasil

Faculdade EaD: descubra quais são as 10 melhores do Brasil

Por admin em 22/02/2022
Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Por admin em 26/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.