Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça tudo sobre o curso de Artes Visuais EAD

As artes visuais estão no dia a dia da humanidade há pelo menos 15 mil anos, desde o tempo em que estampávamos nossos registros nas cavernas.

Hoje, sem elas, a vida seria um tédio. Já parou para pensar quantas vezes por dia a gente vê algo produzido por um artista visual? Uma bela foto, uma pintura, uma capa de livro, uma escultura na praça, um quadro na parede, os grafites nas ruas do bairro. Sim, hoje vivemos sob uma cultura visual fortíssima.

Não por acaso, as artes visuais são uma atividade em ascensão e evolução, que acompanha nosso desenvolvimento tecnológico e social. O artista é, portanto, um profissional essencial em diversas áreas – mais do que você possa imaginar.

Por isso mesmo a gente foi entender tudo sobre o curso de Artes Visuais na modalidade a distância, inclusive as faculdades que oferecem essa graduação. Conheça a seguir.

O curso de Artes Visuais EAD

Para quem ama gravura, escultura, pintura, fotografia, filme, dança e artes digitais, Artes Visuais é, sem dúvidas, a melhor pedida.

O curso faz uma excursão por diferentes linguagens artísticas, explorando suas técnicas e possibilidades. Muitas faculdades optam por um caráter mais experimental, focando na produção contemporânea e suas novas linguagens.

Prepare-se, portanto, para colocar seu talento em prática e para mergulhar nas leituras.

A ideia geral de Artes Visuais é oferecer fundamentos para uma reflexão crítica a respeito da arte e de suas diferentes manifestações. O curso dá as bases para a construção de sua carreira como artista, professor ou crítico de arte.

Para quem gosta da área, é uma bela turbinada na veia artística! Além das referências de ontem e hoje, o curso possibilita contato com professores e outros alunos que compartilham interesses em comum.

A graduação não se destina somente a artistas em potencial. Pode ser feito também por quem tem interesse meramente teórico pelo tema, sem problemas.

Na modalidade EAD, encontramos o bacharelado e a licenciatura em Artes Visuais.

A licenciatura, que forma professores, é o tipo mais comum. O bacharelado EAD, que tem uma fundamentação voltada ao ofício artístico, tem uma disponibilidade menor nesse formato. O curso dura entre três e quatro anos, dependendo da faculdade.

Muitos estudantes optam por fazer os dois tipos, o que abre ainda mais portas no mercado de trabalho.

Falando em mercado, os bacharéis e licenciados em Artes Visuais EAD estão com um mercado em alta. No Brasil, com o aquecimento da chamada “economia criativa”, os artistas assumiram um papel determinante no circuito cultural.

Eles encontram trabalho em galerias de arte, estúdios de design, editoras, centros culturais, museus, feiras especializadas, coletivos de arte, agências de comunicação e publicidade, secretarias de cultura e até no mercado corporativo, em empresas de diversos ramos de atuação que procuram diversificar seu quadro de funcionários.

E, claro, os artistas visuais licenciados podem trabalhar como professores nas escolas de ensino fundamental e médio das redes pública e privada.

O mercado também é forte para quem tem espírito empreendedor.

Em meio a tanta informação, você deve estar se perguntando como é possível fazer o curso de Artes Visuais a distância, certo? É simples! Veja a seguir.

Como é feito o curso de Artes Visuais EAD

As aulas de Artes Visuais EAD acontecem pela internet, num ambiente virtual oferecido pela faculdade.

O aluno pode acessar a plataforma na hora que quiser e assistir às videoaulas, acessar bibliotecas virtuais, ver a lista de leituras e tarefas pendentes, apresentações, links, referências, discutir temas de interesse com outros alunos, etc.

As aulas presenciais estão no programa também. Dependendo da faculdade elas podem acontecer com frequência maior ou menor, sempre nos polos de apoio. Esses momentos são reservados às práticas em ateliê, apresentação de trabalho e aplicação de provas finais.

Todo o processo, online e presencial, é acompanhado de perto por professores e tutores.

O curso de Artes Visuais EAD é reconhecido pelo MEC e oferece diploma válido no mercado de trabalho.

O que se estuda no curso de Artes Visuais EAD

Artes Visuais EAD mistura atividades práticas e muita, muita reflexão teórica.

Ao mesmo tempo em que aprendem sobre pintura, desenho, gravura, escultura, performances e fotografia, os alunos vão se lançar em leituras profundas sobre estética, semiótica, história da arte, sociologia.

Os cursos de licenciatura ainda têm uma forte base de disciplinas da Pedagogia, como metodologia, práticas de ensino, didática e afins.

Veja algumas disciplinas com as quais você vai topar pelo caminho:

  • Modelagem e Escultura
  • Objeto e Construção
  • Psicologia da Educação
  • Leitura de Imagens
  • Linguagem Visual
  • Fotografia
  • Cinema
  • História da Arte Brasileira
  • Desenho
  • Prática de Ensino em Arte
  • Gravura
  • Instalação e Arte Urbana
  • Vídeo e Performance
  • Ensino de Arte e Música
  • História da Arte Moderna
  • Pintura

Onde estudar Artes Visuais EAD

O curso de Artes Visuais EAD pode ser encontrado em cerca de 45 faculdades pelo país. A maioria delas – mais de 90% – oferece o curso em grau de licenciatura. Apenas três têm bacharelado a distância.

Cada faculdade conta com inúmeros polos de apoio pelo país. Assim, é bem provável que o curso esteja disponível aí na sua cidade!

Para entrar numa profissão tão concorrida com o pé direito, invista em qualidade de ensino. Somente boas faculdades podem abrir portas no mercado de trabalho.

Por isso a gente separou algumas onde você pode estudar Artes Visuais EAD com tranquilidade:

Veja também:

Saiba tudo sobre o curso de Arquitetura EAD

Curtiu Artes Visuais EAD? Pretende fazer? Conte para a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário