Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Vale a pena fazer uma pós EAD?

A graduação na modalidade Educação à Distância pode ser uma ótima e tentadora alternativa para quem não dispõe de muito tempo. A rotina diária, a quantidade enorme de compromissos, o dia a dia de trabalho, a família são fatores de maior prioridades e que, de uma certa forma, ocasionam a falta de tempo para a dedicação e continuação dos estudos. É através do EAD que o sonho de uma graduação pode se concretizar. A flexibilidade dos horários e dias para a realização das atividades propostas e os estudos é um quesito relevante na hora da escolha em se graduar na modalidade EAD.

Existem mais de 600 opções de cursos que variam entre Licenciatura, Bacharelado ou Tecnólogo e o diploma de conclusão possui a mesma validade que a de um curso predominantemente presencial. A inclusão social é um fator importante na modalidade EAD, pois as pessoas que são consideradas excluídas no Ensino Superior por residirem em lugares distantes de Instituições de Ensino podem conseguir um diploma de graduação. É possível, através do Ensino à Distância, absorver conhecimentos e avançar, trocar experiências com profissionais e com professores da área, esclarecer as dúvidas que surjam ao decorrer do curso e ainda deduzir os resultados das atividades propostas e compará-las a de outros colegas.

Qual o modelo EAD é melhor?

Existem dois modelos de cursos EAD. O primeiro é interativo que tem como característica principal ser predominantemente virtual. As aulas são ministradas virtualmente e os exercícios e atividades semanais são entregues via e mail ou através dos sites em tempo real ou off-line. Não há contato com professores fisicamente. O outro modelo é o semipresencial, existe um polo onde são aplicadas as provas e aulas presenciais, pelo menos uma vez a cada quinze dias ou semanalmente, e também incluem as aulas virtuais, que consistem a maioria.

O segundo modelo é o de preferencia dos estudante que cursam EAD, devido a regularidade de exigências e cobrança feitas, o que faz com que o aluno dedique-se pelo menos uma vez por semana aos estudos. Isso facilita o entendimento e retirada de dúvidas, já que estreita a comunicação do educador e educando.

O modelo onde só existem aulas presenciais são indicadas para pessoas que possuam um hábito de estudo contínuo. Mas para quem não possui faculdade próxima a sua cidade de moradia e não possui condições para residir em outra cidade, é uma excelente opção.

Como escolher o curso

Existem alguns cursos que quando ministrados na forma presencial podem trazer benefícios como a facilitação na aprendizagem. Quanto maior o grau de dificuldade e o número de atividades complexas, exige-se mais do desempenho e do comprometimento do estudante, um exemplo de área é a de Exatas. Cursos quem possuem como base teorias são as melhores opções para quem deseja conquistar o diploma da graduação por meio de cursos EAD. Os cursos que não envolvem disciplinas exatas exigem uma atenção maior por parte do estudante devido as suas particularidades e dificuldades.

Como escolher a faculdade

É importante que o candidato que deseja se matricular em determinado curso procure todas as informações sobre a faculdade pretendida. O histórico da faculdade em questão permite verificar a qualidade do ensino na hora de escolher e definir onde cursar a graduação EAD. As avaliações e as notas que a instituição recebeu segundo a ABE-EAD, Associação Brasileira dos Estudantes de Ensino à Distancia podem também ajudar o estudante na horas de julgar se convém ou não estudar em determinada na faculdade.

Um fator relevante na hora da escolha da faculdade é o custo, o preço dos cursos podem variar de faculdade para faculdade. Pode também ser considerado forma com que a faculdade atende seus alunos e dão suporte aos mesmos, desde questões financeiras à dúvidas sobre determinadas matérias. Isto é considerado uma questão importante, uma vez que o contato do estudante com a faculdade será parcialmente ou totalmente pelo atendimento via telefones e principalmente por e-mails e sites e outras tecnologias semelhantes.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário