Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Quando sai o resultado do Enem 2021?

Você estudou durante vários meses, compareceu aos dois dias de prova do Enem 2021 e agora está ansioso para saber quando chega o dia com as notas oficiais do exame?

Esta é uma sensação compartilhada por muitos estudantes do Brasil, pois o Enem se tornou a maior e mais popularizada forma de acesso ao ensino superior.

Encontre bolsas de estudo de até 80% para começar a estudar ainda este semestre

Com o Enem, dá pra conseguir uma vaga em universidades públicas, bolsas de estudo e descontos em várias faculdades particulares. Para isso, você precisa entender como utilizar a sua nota e não perder nenhum prazo.

Nos tópicos a seguir vamos explicar todos os detalhes sobre o resultado do Enem 2021 e dar dicas especiais para você começar a estudar ainda este ano. Confira!

Como foi a realização do Enem 2021?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 em todos os estados do Brasil. Mais de 2,1 milhões de estudantes compareceram aos locais de aplicação, o menor número registrado desde 2004.

O exame foi reaplicado para uma pequena parcela de estudantes, cerca de 100 mil pessoas, nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, encerrando as aplicações do edital 2021 do Enem.

Quando sai o resultado do Enem 2021?

O Ministério da Educação anunciou para o dia 11 de fevereiro de 2022 a divulgação das notas do Enem 2021. 

Os gabaritos das provas já estão disponíveis para consulta para quem ficou curioso sobre as respostas corretas das questões aplicadas.

Onde vejo a nota do Enem 2021?

A nota do Enem 2021 será disponibilizada apenas na Página do Participante, no site oficial do Inep. O processo é rápido e simples.

Para ter acesso ao resultado, basta acessar o site https://enem.inep.gov.br/participante/ a partir do dia 11 de fevereiro.

Você precisará fazer o login com sua conta “gov.br”. É a mesma senha utilizada na inscrição do Exame.

Lembre-se que nas primeiras horas após a divulgação, o sistema pode sofrer instabilidades devido ao alto número de acessos. Caso tenha algum problema, é possível buscar ajuda na Central de Atendimento do Inep, no número 0800 616161.

Quando sai a correção detalhada da redação do Enem 2021?

A correção detalhada da Redação do Enem 2021 só ficará disponível em até 60 dias após a divulgação da nota. Ou seja, a previsão é que o MEC só libere o acesso no fim da primeira quinzena de abril. 

Não é possível recorrer da correção detalhada da redação caso haja alguma discordância.

Leia também: Como saber se fui bem no Enem? Entenda agora mesmo!

Onde consultar o gabarito do Enem 2021?

Os gabaritos oficiais do Enem 2021 estão disponíveis na página oficial do Inep (https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/provas-e-gabaritos). 

Os cadernos estão separados por cores e seus diferentes formatos de aplicação (Enem Impresso, Enem Digital, Reaplicação, Libras e Prova Ampliada).

Como é composta a nota do Enem 2021?

A nota do Enem 2021 é composta pelas notas das provas objetivas e da redação. As provas objetivas foram divididas em 4 áreas do conhecimento, vamos relembrar?

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Cada uma destas áreas teve 45 questões aplicadas, totalizando 180 questões nos dias de provas.

Como foi a redação do Enem 2021?

O tema da prova de redação do Enem 2021 na aplicação original foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Já na reaplicação, o tema posto em discussão para os participantes foi sobre o “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”.

Relembre alguns temas dos últimos anos:

  • 2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”
  • 2019: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
  • 2018: “Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet”
  • 2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
  • Reaplicação 2016: “Caminhos para combater o racismo no Brasil”
  • 2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”

O que é o TRI da nota do Enem?

O Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a nota do Enem. Este sistema de cálculo evita que dois candidatos que acertaram o mesmo número de questões tenham a mesma nota, pois avalia a “qualidade” dos acertos do estudante. 

No TRI, os chutes e incoerências são facilmente identificados pois os avaliadores dividem as questões do exame em níveis fácil, médio e difícil. A partir disso, a soma da nota para cada estudante é calculada individualmente.

Em uma prova com milhões de participantes, o modelo matemático ajuda muito a diferenciar as notas, que serão utilizadas nas disputas acirradas por vagas em faculdades. Cada ponto faz diferença.

Leia também: Conheça a pontuação para entrar na faculdade EAD pelo Enem

Quais programas do governo aceitam a nota do Enem 2021?

Atualmente, o Governo Federal possui três programas de acesso ao Ensino Superior que utilizam a nota do Enem como critério de seleção. Estes programas são o Sisu, o Prouni, e o Fies.

As datas de inscrições para os três processos em 2022 já foi anunciada:

  • Sisu: 15 a 18/02
  • Prouni: 22 a 25/02
  • Fies: 08 a 11/03

O que é o Sisu?

O Sisu é um sistema de seleção unificado que oferece milhares de vagas em universidades públicas de todo o Brasil. É o mais concorrido dos três programas e possui vagas em ampla concorrência e destinadas a ações afirmativas (pessoas que estudaram em escola pública, com renda familiar baixa, negros, pardos, indígenas, quilombolas, entre outros).

O que é o Prouni?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em faculdades particulares para estudantes com renda familiar por pessoa de até 3 salários mínimos.

O que é o Fies?

O Fies é um programa de financiamento estudantil destinado a pessoas com renda familiar por pessoa de até 3 salários mínimos e que oferece a oportunidade de pagar as mensalidades após a formatura, com juros subsidiados.

Confira agora: Como funcionam o Enem, Sisu e ProUni para EAD

Como entrar direto na faculdade com a nota do Enem 2021?

Uma outra forma de conseguir entrar na faculdade sem toda a burocracia e exigências dos programas do governo, é pelo ingresso direto com as faculdades.

Funciona assim: você pega sua nota do Enem 2021 e apresenta para a faculdade na qual está interessado. A sua nota vai substituir a necessidade de fazer um novo vestibular, afinal, você já foi avaliado por uma ótima prova reconhecida nacionalmente.

Se houver a vaga no curso que você deseja, a faculdade retornará o seu contato e passará tudo o que você vai precisar para fazer a matrícula e começar seus estudos! Simples e rápido.

Fique de olho, pois dependendo da sua nota no Enem pode até rolar um desconto ou bolsas de estudos! Sensacional, não é mesmo?

Antes de tudo, é importante verificar se a instituição de ensino é autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) para oferecer cursos de ensino superior. É algo essencial para que seu diploma seja considerado válido.

Faculdades que aceitam a nota do Enem 2021

Nós vamos ajudar você nessa busca. Selecionamos algumas faculdades com presença em todo o Brasil que são reconhecidas pelo MEC e contam com as vantagens que citamos anteriormente. Vale a pena dar uma conferida no site de cada uma delas!

Leia também:

Como fazer um curso EaD?

Veja as faculdades EAD que aceitam a nota do Enem 2021

E, aí? Ansioso para usar sua nota do Enem 2021 para entrar na faculdade? Qual curso você pretende iniciar? Conte pra gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!