Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

5 cursos de pós-graduação EAD mais procurados

Considerações sobre cursos a distância – EAD

De acordo com a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), os cursos que fazem parte do ensino a distância (EAD) são aqueles em que mais de 70% do conteúdo é desenvolvido por meio de atividades que não exigem que aluno e professor estejam no mesmo espaço e mesma hora. O material pode chegar ao estudante por diversos meios, como rádio, satélite, correio ou internet, que é o recurso mais usado atualmente.

Qualquer pessoa pode ter acesso ao ensino a distância. Não há restrições quanto ao perfil do aluno, pois assim como em cursos presenciais, os cursos a distância só tem pré-requisitos em relação ao nível de escolaridade: para se fazer uma graduação é preciso ter concluído o ensino médio, por exemplo. E, além disso, o aluno precisa ter acesso a uma infraestrutura mínima exigida pela instituição, como computador e telefone.

Assim como nos cursos presenciais, os cursos a distância também têm exames, trabalhos, frequência, notas mínimas e repetência, exigindo do aluno tempo e dedicação. Para muitos alunos, contudo a modalidade é mais fácil porque oferece mais liberdade para estudar em um ritmo diferente do tradicional.

A principal característica do Ensino a Distância é o fato de aluno e professor não estarem presentes no mesmo espaço, usando tecnologias para mediar o processo de ensino- aprendizagem.

O ensino a distância tem sido um dos maiores destaques entre as instituições de ensino no país. Várias faculdades, públicas ou privadas, estão inserindo em suas grades cursos que possam ser feitos sem a necessidade de o aluno estar dentro de uma sala de aula. Estas aulas são denominadas aulas EAD, que são feitas a distância pela internet, usando as ferramentas de aprendizado a distância que são disponibilizadas pelas instituições. Existem também instituições de ensino que se dedicam exclusivamente à modalidade de ensino a distância, são as chamadas faculdades de cursos a distância, que capacitam o aluno por aulas EAD e, eventualmente, encontros/provas nos polos presenciais.

Outro benefício da modalidade de ensino a distância é possibilitar o estudo para quem mora longe das instituições de ensino.

A quem se destina a pós-graduação EAD?

Quando um profissional já está no mercado de trabalho, as dificuldades para se dedicar aos estudos são maiores, por isso fazer uma pós-graduação a distância é uma excelente opção para quem deseja se atualizar ou se capacitar visando alcançar uma melhor posição na empresa em que trabalha. Fazendo desta forma, o profissional que busca uma maior qualificação terá como conciliar o trabalho com o estudo. O que possibilita isto é o ensino a distância (EAD), pois o interessado monta seu horário de estudo buscando manter harmonia com as outras atividades que realiza.

Fazer uma pós-graduação a distância também passou a ser uma ótima solução para muitos estudantes, pois a maioria sai de um curso de graduação empregada, o que dificulta aos alunos ter tempo para estudar. Como existe a flexibilidade de horário nos cursos EAD de pós-graduação, os novos profissionais têm mais facilidade para investirem em novos conhecimentos.

Como escolher uma instituição para cursar uma pós-graduação EAD?

Existem cursos de pós-graduação EAD nas mais diversas áreas e para cursar um deles basta certificar que a instituição tenha o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Isto vai garantir que o seu diploma tenha a mesma validade de um curso presencial.

Por que investir em uma pós-graduação EAD?

É importante lembrar que, antigamente, ter uma graduação era essencial para conquistar um bom status no mercado de trabalho, mas nos dias de hoje o que diferencia o profissional é ter uma pós-graduação, seja ela a distância ou presencial. A especialização e aperfeiçoamento constante devem fazer parte da rotina das pessoas que buscam crescer dentro das empresas e junto com o desenvolvimento do país. O curso de pós-graduação EAD torna mais fácil a decisão de investir na qualificação profissional.

Para cursar uma pós-graduação EAD, o profissional deve estar disposto a uma nova fase, a novos desafios e aprendizados. Com disciplina e força de vontade, os obstáculos ficam menores e assim o profissional conseguirá construir pontes fortes que o levarão a realização de seus objetivos. Vale lembrar também que antes da escolha do curso de pós-graduação EAD é essencial o autoconhecimento e a certeza de aonde se quer chegar. Dessa forma tudo se tornará mais fácil.

Os cinco cursos de pós-graduação EAD mais procurados.

Veja abaixo as cinco pós-graduações EAD mais procuradas:

  • Planejamento Estratégico: Comunicação e Marketing Digital para Mídias Sociais;
  • Master of Business Administration (MBA) Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos;
  • Pós-graduação de Direito Tributário;
  • Pós-graduação de Matemática;
  • MBA Executivo em Gestão de Negócios.

E você, também está interessado em uma pós-graduação EAD? Conta pra gente pelos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário