Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Administração na Anhanguera

  • Graduação
  • 8 semestres
  • 50 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 84,15
4,2

Boa

(279)

Ofertas para começar a estudar, aproveita!

Como é o curso de Administração na Anhanguera?

A Administração é o processo de gestão de uma organização, onde se consideram informações fornecidas por outros especialistas e se antecipam as consequências das decisões tomadas. Ela é aplicada para aprimorar a eficiência e alcance de metas institucionais.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Gestão e Negócios

  • Duração: em média, 4 anos

Qual a grade curricular de Administração?

  • Administração da Produção e Materiais

  • Administração de Varejo e Serviços

  • Administração de Vendas

  • Análise e Decisão de Investimentos

Como é a faculdade Anhanguera

Avaliação dos Alunos

4,2

Boa

279 avaliações

  • Empregabilidade
    3,9
  • Estrutura
    4,1
  • Professores
    4,4
  • localização
    4,5

Resumo da faculdade

  • mais de 121.000 alunos matriculados
  • mais de 5.000 docentes
  • 99 cursos de graduação e 679 de pós-graduação
  • 1806 unidades

Dúvidas mais frequentes

A Anhanguera conta com uma metodologia de ensino inovadora, que prioriza a prática e o desenvolvimento de habilidades. A equipe de professores, formados por mestres e doutores, valorizam a atualização constante e o diálogo com seus alunos.

Para o desenvolvimento dos estudos, Anhanguera utiliza uma plataforma de ensino adaptativo, baseada em inteligência artificial, que elabora planos de estudo individualizados e gamificados, focando nas áreas de maior dificuldade do aluno.

O sistema educacional inclui atividades interativas e um ambiente virtual de aprendizagem dinâmico. As avaliações são contínuas, permitindo que o desempenho do aluno ao longo do semestre influencie diretamente na sua nota final, integrando cursos complementares e estudos dirigidos.

A Anhanguera também mantém uma estrutura física com laboratórios, bibliotecas e salas de aula equipadas com recursos multimídia. Além disso, o programa de Convênio Empresa possibilita parcerias com empresas para oferecer descontos em cursos.

O curso de Administração forma especialistas em gestão financeira, logística, humana e organizacional das empresas. Ele é disponibilizado em nível de bacharelado, para os estudantes que desejam obter o primeiro contato com a área, e de pós-graduação, para profissionais já graduados que buscam se aprofundar nas temáticas operacionais.

O bacharelado em Administração é uma graduação universitária que aborda aspectos de gestão financeira, recursos humanos, marketing, estratégia empresarial, operações e logística. As temáticas apresentadas habilitam os estudantes para o ingresso no setor administrativo.

A primeira metade do bacharelado em Administração traz matérias mais básicas, incluindo matemática, direito, sociologia, informática, contabilidade e economia.

A partir do terceiro ano, o aluno entra em contato com disciplinas específicas, como marketing, logística e recursos humanos. Há também atividades práticas envolvendo a análise e resolução de cases.

A duração média do bacharelado em Administração é de 4 anos. O estágio é obrigatório e algumas instituições exigem um trabalho de conclusão de curso.

O curso apresenta conceitos diversificados de múltiplos segmentos da Administração, como gestão financeira, marketing e recursos humanos. Desse modo, o profissional pode se especializar em determinada área de atuação. As possibilidades são variadas e englobam setores como:

  • Administração Pública: é a área da Administração que se dedica ao estudo e gestão das organizações públicas, sejam elas governamentais ou não governamentais, que atuam em áreas como saúde, educação, segurança, meio ambiente, cultura, entre outras.

  • Administração de Empresas: é uma das áreas mais conhecidas e populares da Administração, que se dedica ao estudo e gestão das organizações privadas. O principal objetivo é promover a eficiência na gestão empresarial, buscando atender às necessidades dos clientes, acionistas e colaboradores.

  • Gestão de Recursos Humanos: a especialidade em Gestão de Recursos Humanos é responsável por gerir e desenvolver pessoas nas empresas. Isso inclui ações relacionadas a recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, remuneração e benefícios, entre outros.

  • Gestão Financeira: a área de Gestão Financeira é voltada para a administração dos recursos financeiros da empresa. Isso inclui a elaboração de orçamentos, análise de investimentos, controle de fluxo de caixa e gerenciamento de dívidas e financiamentos.

  • Gestão de Marketing: a especialidade em Gestão de Marketing é responsável por desenvolver e implementar estratégias de marketing que contribuam para a divulgação e venda de produtos ou serviços da empresa.

  • Gestão da Qualidade: a área de Gestão da Qualidade é voltada para a melhoria contínua dos processos e produtos da empresa, com o objetivo de garantir a satisfação dos clientes e a excelência em seus serviços.

  • Gestão de Projetos: a área de Gestão de Projetos é responsável pela administração de projetos dentro da empresa, desde a definição de escopo e objetivos até o acompanhamento e avaliação dos resultados. Isso inclui ações relacionadas a planejamento, execução, controle e finalização de projetos, com foco na entrega de resultados dentro do prazo e orçamento estabelecidos.

O curso de Administração é a segunda formação com o maior número de concluintes em 5 anos (2017-2021), segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2023. De acordo com a pesquisa, Administração teve 341.166 estudantes graduados em cursos presenciais, enquanto 142.656 concluíram o curso na modalidade EaD.

Os números são inferiores ao curso de Direito que protagonizou 600.694 concluintes na modalidade presencial e Pedagogia com 433.747 em cursos EaD.

Por fim, o curso de Administração também é ofertado em nível técnico. De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, o curso técnico de Administração prepara profissionais para executar operações administrativas, gerenciar protocolos, arquivos, documentos, controlar estoques e operar sistemas de informações gerenciais. Há foco nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Logística, Finanças e Produção. Além disso, o curso oferece possibilidades de certificações intermediárias, especializações técnicas e verticalização para cursos superiores.

Dica importante: Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

A Administração é o processo de gestão de uma organização, onde se consideram informações fornecidas por outros especialistas e se antecipam as consequências das decisões tomadas. Ela é aplicada para aprimorar a eficiência e alcance de metas institucionais.

O curso de Administração prepara os estudantes para atuarem como gestores em empresas públicas ou privadas. O currículo inclui disciplinas como contabilidade, finanças, marketing, gestão de pessoas, empreendedorismo, estratégia e tomada de decisões. Além disso, muitas instituições oferecem atividades extracurriculares, como projetos de consultoria empresarial, estágios e intercâmbios internacionais, para complementar a formação dos alunos.

Ao final do curso, o estudante estará apto a atuar em diferentes setores da empresa, como financeiro, de recursos humanos, de marketing, de produção, entre outras, podendo exercer funções de liderança, planejamento estratégico e gestão de equipes.

Quais são as áreas da Administração?

A Administração é caracterizada por diferentes áreas, cada uma com finalidades específicas e abordagens próprias. Entre as principais, é possível listar:

  • Recursos Humanos: Foca no gerenciamento de pessoas dentro da organização, abrangendo recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento profissional, avaliação de desempenho e relações trabalhistas, visando o alinhamento dos colaboradores com os objetivos da empresa.
  • Gestão Financeira: Envolve o planejamento financeiro, a gestão de ativos e passivos, análise de investimentos, captação e alocação de fundos. A área é importante para a saúde financeira da empresa, garantindo a sua viabilidade econômica a longo prazo.
  • Marketing: Encarregada de identificar e atender às necessidades dos clientes, desenvolve estratégias de mercado, promove produtos ou serviços, e gerencia a comunicação com o público. O marketing busca também entender e prever tendências de mercado para posicionar a empresa de forma competitiva.
  • Logística: Responsável pela gestão e coordenação de toda a cadeia de suprimentos, incluindo a aquisição, armazenamento, distribuição de produtos e gestão de estoques. Busca otimizar os fluxos de materiais e informações para maximizar eficiência e reduzir custos.
  • Controladoria: Supervisiona as funções contábeis e financeiras, focando no cumprimento de normas, orçamento, custos e desempenho organizacional. A controladoria provê informações precisas para suportar a tomada de decisão estratégica e operacional.
  • Consultoria: Oferece aconselhamento especializado para empresas em diversas áreas de gestão. Consultores analisam os problemas organizacionais e propõem soluções inovadoras, auxiliando na implementação de mudanças e na melhoria dos processos de negócio.
  • Comércio Exterior: Trata das operações de importação e exportação, estudando mercados internacionais, regulamentações, tarifas e acordos comerciais. Essa área visa expandir as operações da empresa para além das fronteiras nacionais, identificando oportunidades de comércio global.
  • Vendas: Atua diretamente na geração de receita para a empresa, envolvendo a definição de estratégias de vendas, gestão da força de vendas e relacionamento com o cliente.

Quais são os objetivos da Administração?

Os objetivos da administração variam conforme o contexto organizacional. A área é frequentemente empregada para maximizar a produtividade, minimizar os custos e alcançar as metas e objetivos visados pelas instituições.

Além disso, ela assegura que a organização seja capaz de manter suas operações a longo prazo, equilibrando aspectos econômicos, sociais e ambientais enquanto melhora continuamente seus produtos e serviços.

Por fim, ela garante uma entrega de valor para os clientes, conquistando fidelidade e preferência.

Veja também: Se você tem interesse de cursar Administração, pode encontrar bolsas de estudos que deixam as mensalidades mais baratas. Uma das boas opções de graduação nessa área com bolsas de estudo é o curso de Administração da Unirios.

Quantos anos dura a faculdade de Administração?

A faculdade de Administração dura 4 anos em média, distribuídos em 8 semestres. O período é estabelecido com base nas 3.000 horas mínimas exigidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Administração está no campo de Humanas ou Exatas?

Diferente do pensamento popular, o curso de Administração não está inserido nem na categoria de Ciências Humanas nem das Ciências Exatas. A formação pertence ao campo das Ciências Sociais Aplicadas.

A faculdade de Administração estimula o desenvolvimento de habilidades gerenciais e estratégicas, focando na capacidade de liderança, tomada de decisão e resolução de problemas. Os estudantes são preparados para entender as complexidades das organizações, o comportamento humano nas empresas e os impactos sociais e econômicos de suas decisões.

Com o EaD.com.br, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

As melhores vagas da Anhanguera perto de você