dcsimg

Saiba mais sobre o curso de Jornalismo EAD

(0.0 de 0)

Confira o curso de Jornalismo EAD reconhecido pelo MEC e como é esta graduação!

jornalismo-ead

Para quem tem uma paixão por meios de comunicação sociais, mídia e divulgação de informações, o caminho a seguir é certo: o Jornalismo. Desde 2009, o diploma não é mais obrigatório para o exercício da profissão, mas se não é mais necessário ter a graduação trabalhar nesta área, então porque cursar Jornalismo?

Simples, o diploma pode não ser mais pré-requisito, mas com certeza é um enorme diferencial na hora de procurar um emprego e as empresas dão preferência para quem tem esta graduação no currículo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em conjunto com a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), 98% dos jornalistas brasileiros são diplomados. 

Se você está pensando em fazer Jornalismo a Distância, é importante saber que essa graduação atualmente não é oferecida no formato EAD. 

Sobre o curso de Jornalismo

O Jornalismo está ligado às Ciências Humanas e Sociais e oferece uma visão generalista de várias áreas da comunicação, envolvendo cultura, redes sociais, artes visuais, TV e a mídia em geral. O curso de jornalismo presencial é oferecido em grau bacharelado e dura em média 4 anos.

As disciplinas mais básicas são: Língua Portuguesa, Teoria da Comunicação, Filosofia, Economia, História da Arte, Sociologia, Legislação e Ética e Produção Jornalística. Dependendo da instituição, a ênfase dada em algumas dessas matérias pode ser diferente.

Essa graduação exige que o estudante tenha interesse por:

  • Leitura
  • Artes Visuais
  • Mídias de comunicação em massa, sejam elas impressas ou eletrônicas.

Curiosidade, ótima redação, boa comunicação e ética são outras características importantes para esse profissional. 

Onde estudar Jornalismo

O curso de jornalismo só é oferecido na modalidade presencial.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Jornalismo:

O Mercado

O mercado de trabalho vem passando por algumas mudanças nos últimos anos. Ao mesmo tempo em que as equipes de redação de jornais impressos, revistas e televisão estão mais enxutas, surgem novas oportunidades nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação institucional, internet e mídias sociais.

Veja também:

Saiba como funciona uma faculdade a distância

Pretende fazer Jornalismo? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);