Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça mais sobre a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)

Você sabia que existe uma organização nacional focada na educação a distância?

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) é uma sociedade científica é consultada sobre a EAD por órgãos governamentais e da Sociedade Civil dedicados à educação. Para explicar isso melhor, convidamos o Prof. Dr. Luciano Sathler, que é membro do Conselho Científico da ABED e do Conselho Deliberativo do CNPq. Veja o que ele falou abaixo:

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) congrega a mais inovadora e democrática rede de pesquisadores, professores, ativistas, gestores públicos e empreendedores que atuam no campo da educação aberta e flexível no país. 

A ABED tem 26 anos de tradição. É uma sociedade científica sem fins lucrativos e sem vínculos ideológicos de qualquer natureza, com sua diretoria escolhida em eleições livres e democráticas. Entende a Educação a Distância (EaD) como um fenômeno alinhado à luta por uma sociedade mais justa e menos desigual, onde o maior número possível de pessoas possa estudar e ampliar o leque de oportunidades para avançar na vida.

Em sua atual fase, a EaD também colabora com o desenvolvimento das chamadas competências digitais, essenciais para promover a capacidade de utilizar as TIC de maneira crítica, criativa, autônoma e sem se enredar nas mentiras ou cair na manipulação. Há novas profissões surgindo e previsões preocupantes sobre o desaparecimento de muitas outras ocupações, a serem eliminadas ou substituídas pela automação. Também cresce a quantidade de empregos e trabalhos que exigem mais competências e habilidades digitais, especialmente devido a grandes mudanças nas profissões existentes, que incorporam as TIC em seu cotidiano.

A ABED realiza encontros nacionais e internacionais, com destaque para o Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, que mantém em sua pauta o estado-da-arte nos campos da Tecnologia Educacional e da EaD. Milhares de pessoas se reúnem anualmente para ampliarem e fortalecerem seu network, com acesso a convidados internacionais, publicações inéditas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida com a inovação educacional. 

O Censo ABED de Educação a Distância é uma publicação bilíngue (português e inglês) que traz análises qualitativas e quantitativas sobre a evolução do cenário da EaD no Brasil, fonte obrigatória de pesquisa para quem se interessa pelo assunto. 

A Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) é uma publicação científica eletrônica interativa, de livre acesso, com foco em pesquisa, desenvolvimento e prática de ensino e aprendizagem interativa a distância, em todos os níveis educacionais, formais e informais, e com o uso de todas as tecnologias disponíveis. 

A ABED é um espaço de manifestação da comunidade científica relacionada à EaD junto a órgãos governamentais e da Sociedade Civil dedicados à educação, tais como o Ministério de Educação (MEC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Fórum Nacional de Educação (FNE), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o International Council for Open and Distance Education (ICDE) e o Congresso Nacional, dentre outros.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!