Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Escola Online

O Supletivo EaD é reconhecido pelo MEC? Saiba como funciona!

10 de junho de 2016
Imagem do autor
Escrito poradmin

As tecnologias estão cada vez mais acessíveis, o que facilita o aparecimento de novos serviços online. A Educação é um setor que se modernizou de forma muito rápida na digitalização. Hoje é possível ter aulas de inglês ou até fazer uma faculdade digitalmente.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Um dos serviços mais procurados, mas que ainda levanta dúvidas, é o supletivo EaD (a distância). A grande parte do público que precisa terminar os estudos tem uma jornada de trabalho intensiva, o que dificultaria a ida diária até um centro de ensino.

Um curso supletivo a distância é uma ótima opção para aquelas pessoas que, por alguma razão, precisaram parar seus estudos e agora querem voltar para conseguir o certificado de ensino médio, participar de concursos públicos, buscar uma qualificação melhor ou até mesmo conseguir um salário melhor.

Quer saber como escolher a melhor opção de supletivo a distância, reconhecido pelo MEC, e não cair em furada? Confira com atenção os tópicos a seguir!

Quem pode fazer supletivo a distância?

O supletivo, seja EaD ou presencial, é indicado somente para quem não concluiu a educação básica no período e idade considerada adequada, durante a infância e adolescência.

Quem ainda está na idade escolar não pode “acelerar” seus estudos com um supletivo. O MEC tem regras claras sobre isso. Desconfie de qualquer escola que não exija a idade mínima correta, pois você pode perder tempo e dinheiro.

Primeiramente, vale lembrar que existem dois tipos de curso supletivo. O primeiro é para quem precisa concluir o Ensino Fundamental. O segundo é para aqueles que desejam terminar o Ensino Médio.

A idade mínima para poder cursar um supletivo do Ensino Fundamental é de 15 anos. Já para entrar no supletivo do Ensino Médio, ou antigo 2º grau, a idade mínima é de 18 anos.

Qual a diferença entre EJA e supletivo?

A sigla EJA significa “Educação de Jovens e Adultos” e é simplesmente o nome técnico dado para o ensino supletivo. Os dois termos dizem respeito ao mesmo modelo de ensino, não havendo qualquer diferença entre eles.

Caso se trate de um supletivo EaD, também não há qualquer diferença.

Em quanto tempo posso terminar um supletivo a distância?

Um dos principais atrativos do supletivo EaD é a possibilidade de concluir as séries mais rapidamente. Os modelos de ensino são devidamente formulados para que os estudantes aprendam os conteúdos em menor tempo e logo alcancem seus novos objetivos profissionais e de vida.

Com dedicação, é possível terminar o Ensino Fundamental e Médio na metade do tempo, se compararmos com a duração das séries em uma escola regular. Veja a duração de cada supletivo a seguir.

Quanto tempo dura o supletivo do Ensino Fundamental?

O tempo de duração do supletivo será conforme onde você terminou seus estudos. Cada série regular, normalmente, dura seis meses no supletivo.

O Ensino Fundamental regular atualmente tem 9 anos de duração, divididos em duas partes: 1º ao 5º ano e 6º ao 9º ano. A maioria das pessoas terminou pelo menos o primeiro ciclo. 

É possível ingressar no curso exatamente na série que você parou.

Em resumo:

  • Ensino Fundamental I e II
  • Séries disponíveis: 1º ao 9º ano
  • Duração: Mínimo de 6 meses por série, cerca de dois anos para cada ciclo.
  • Idade mínima: 15 anos

Quanto tempo dura o supletivo do Ensino Médio?

O supletivo completo do Ensino Médio tem uma duração média de 18 meses. O antigo “segundo grau” ou “colegial” tem três etapas, cada uma com duração média de seis meses.

Em resumo:

Ensino Médio

Séries disponíveis: 1º ao 3º ano

Duração: Mínimo de 6 meses por série, cerca de um ano e meio para o ciclo.

Idade mínima: 18 anos

Vantagens de fazer o supletivo a distância

Selecionamos cinco vantagens para você que quer fazer o seu supletivo a distância:

  • O aluno escolhe como e quando estudar.
  • Não é necessário frequentar as aulas diariamente, como em uma escola comum.
  • Com o supletivo EaD, fica mais fácil trabalhar e estudar ao mesmo tempo.
  • Dá para começar em qualquer época do ano e na série que precisar.
  • É possível se formar na metade do tempo.

Lembre-se que mesmo sem o compromisso de presença diária em uma escola, você precisará de dedicação para conseguir passar na prova final da escola ou do Encceja.

Como é o Supletivo EaD?

Atualmente, quando citamos o termo EaD, nosso pensamento está ligado diretamente a computadores e internet. Mas o supletivo a distância existe há muito tempo antes deste mundo conectado.

São dois os tipos de supletivo EaD:

  • Por correspondência: o aluno se matricula e recebe o material de estudo em casa.
  • Pela internet: o aluno se matricula e recebe uma senha para ter acesso às aulas e atividades.

Nos dois casos, é importante lembrar que as provas finais são sempre feitas presencialmente. Isso significa que o aluno precisa estar fisicamente em uma sede ou polo da escola para fazer as provas e receber o certificado de conclusão. 

Algumas escolas aplicam provas mensais ou bimestrais por correspondência ou pela internet, outras exigem que o aluno vá até a escola para fazer as provas.

Com relação ao modelo das aulas, cada escola pode ter sua metodologia. Algumas só exigem a presença do aluno nas provas finais, outras têm aulas presenciais semanais, com apoio de professores, tutores ou grupos de estudo. Questione tudo antes de realizar sua matrícula.

Cuidados que você precisa tomar ao escolher um supletivo a distância

Para não cair numa furada, você precisa verificar se a escola que está oferecendo o curso tem autorização para funcionar. Confira cinco tópicos que você deve se atentar antes de se matricular:

  • A escola precisa ser credenciada e reconhecida pela Secretaria de Educação do seu estado para que o certificado tenha validade.
  • As provas finais precisam ser sempre presenciais. Essa é uma exigência do MEC. Se alguma escola oferecer provas finais a distância, ou cobrar para emitir o diploma sem precisar fazer as provas, seu diploma não terá validade.
  • O MEC exige que cada série do supletivo seja completada em pelo menos 6 meses. Desconfie de cursos que oferecem duração menor.
  • Peça para ver um exemplo do material didático e pergunte como são as atividades do curso. Tem exercícios? Provas mensais?
  • Pergunte que tipo de ajuda a escola oferece: tem plantão de dúvidas? Grupos de estudo? Tutores e monitores para apoiar seu aprendizado?

Supletivo EaD: Gratuito ou Particular?

No Brasil, existem os supletivos EaD gratuitos e privados. A maior oferta de cursos está em escolas privadas, que cobram taxa de matrícula e mensalidades, mas existem cursos gratuitos em instituições como o Senai e o Sesi, por exemplo.

Você também pode estudar por conta própria, através de materiais disponibilizados gratuitamente em sites educativos e vídeo aulas e depois prestar a prova do Encceja para obter sua certificação. Tudo fica mais fácil com auxílio de um professor especializado, mas este é um caminho possível

Quem faz supletivo à distância pode fazer faculdade?

Se você obteve um certificado de ensino médio válido, seja ele via supletivo ou curso regular, poderá seguir seus estudos em uma faculdade e assim aumentar ainda mais as chances de encontrar uma boa colocação no mercado de trabalho.

Não há idade ou preconceito que possam impedir de seguir seus sonhos. Com a certificação válida e reconhecida, sua matrícula será aceita sem problemas ou questionamentos.

Quais faculdades a distância são reconhecidas pelo MEC?

Assim como no supletivo, quem pretende estudar em uma faculdade a distância precisa ficar de olho em um detalhe: seu diploma só terá validade se a faculdade for reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e autorizada a oferecer o curso EaD.

Separamos algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode estudar com a tranquilidade de ter seu diploma aceito. Além disso, elas contam com descontos exclusivos de até 80% no valor da mensalidade:

Nessas faculdades, você pode agendar seu vestibular presencial ou digital. Caso tenha feito o Enem, o caminho é ainda mais fácil: ingresse apenas com sua nota! Aproveite esta chance.

Gostou deste conteúdo? Se você conhece mais alguém que precisa ou gostaria de fazer o ensino supletivo EaD, compartilhe o link desta página.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.