Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Enem

Descubra como ver seu local de prova do Enem

18 de outubro de 2021
O logo do Enem a frente de um fundo verde-limão. Abaixo dele, em um retângulo laranja, está escrito: Descubra como conferir o seu Local de Prova do Enem
Imagem do autor
Escrito poradmin

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das maiores e mais conhecidas provas aplicadas no Brasil. A partir do resultado desta prova- que cobra conhecimentos oriundos do ensino médio – é possível ter acesso a múltiplas possibilidades. 

 Encontre bolsas de estudo de até 80%

Dentre elas, condições imperdíveis em faculdades públicas (como estaduais e federais) e bolsas em instituições de ensino particulares. Além disso, é possível receber o certificado de conclusão do ensino médio a partir do resultado da prova.

Tudo isso em uma avaliação conhecida nacionalmente e que já deu excelentes oportunidades para diversos estudantes Brasil afora. Fique por dentro dos detalhes!

Confira também:
+ Plano de Estudos gratuito para o Enem é lançado pela Quero Bolsa
+ Entenda de uma vez por todas como funciona o ENEM


Como saber o local de prova do Enem?

Há algum tempo, você provavelmente fez a sua inscrição no Enem, preencher um questionário e em seguida realizou o pagamento do boleto que garante sua participação na prova, certo?

Agora, é hora de saber qual o seu local de prova. Dessa forma, é possível se planejar no dia para não passar por imprevistos e realizar a avaliação com tranquilidade.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ainda fará a divulgou do local de prova do Enem 2024. Essa informação crucial e outras de extrema relevância podem ser acessadas por meio da Página do Participante do Enem, em todas as edições do exame, a partir do período estabelecido pelo instituto.

Como acessar a página do participante do Enem?

Acesse o portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e clique em “página do participante” ou clique direto no endereço eletrônico a seguir: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

Para entrar, é necessário informar o seu CPF e outros dados importantes que confirmam que você é realmente um candidato inscrito na prova.

Neste local, é possível ter acesso ao edital e a cada detalhe importante a respeito da realização desta avaliação. Por isso, leia com carinho e atenção as informações descritas!

Qual o calendário do Enem 2024? Veja datas importantes

O cronograma do Enem sempre é bem curto, então o estudante que deseja realizar a prova precisa ficar muito atento a todos os prazos. Afinal, ao perder alguma destas datas importantes o aluno coloca em jogo toda a sua participação e seu desempenho no Enem.

Veja algumas das categorias de datas que você encontra no edital:

  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência no Enem 2024: 15 a 26 de abril 
  • Inscrições – 27/5 a 7/6/2024
  • Pagamento da taxa de inscrição – 27/5 a 12/6/2024
  • Tratamento pelo nome social – 27/5 a 7/6/2024
  • Atendimento especializado – Solicitação – 27/5 a 7/6/2024
  • Resultado – 17/6/2024
  • Recurso – 17/6 a 21/6/2024
  • Resultado do recurso – 27/6/2024
  • Aplicação das provas – 3 e 10/11/2024
  • Divulgação do gabarito – 20/11/2024
  • Divulgação do resultado – 13/1/2025

A melhor solução é sempre acompanhar o edital quando ele for liberado, para ter acesso às informações oficiais.

Confira também:
+ Edital Enem 2024 é divulgado nesta segunda-feira (13)

Afinal, como funciona o Enem?

O Enem é uma prova que conta com questões referentes ao que é ensinado no ensino médio dentro das normas curriculares nacionais. De qualquer forma, a realização do Enem não é obrigatória, portanto, aqueles que desejam fazer a prova geralmente têm algum objetivo a partir da nota final dela.

Dentre eles, podemos citar a possibilidade de fazer uma faculdade pública, seja ela estadual ou federal. De acordo com a quantidade de candidatos que se inscreveram para determinado curso e faculdade, o aluno pode disputar por uma vaga completamente gratuita – dependendo da sua nota final, é claro.

Agora, para aqueles que têm vontade de entrar em uma faculdade particular, seja ela EaD (ensino à distância) ou presencial, o Enem também pode ajudar bastante.

Afinal, por meio da prova é possível participar de programas como o Fies, que possibilita o financiamento estudantil de todas as mensalidades do curso, do início ao fim e também o Prouni que confere aos estudantes bolsas parciais (de 50%) ou integrais (de 100%) aos alunos.

Ademais, também existe a possibilidade do aluno prestar o Enem para obter o diploma e certificado de conclusão do ensino médio. Isso é importantíssimo, afinal, apenas é possível entrar em um ensino superior após concluir o ensino médio oficialmente.

O que esperar da prova?

A prova do Enem é dividida em dois dias. No ano passado, o cronograma foi assim, veja só:

1º dia – Áreas de conhecimento e suas respectivas disciplinas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia

2º dia – Áreas de conhecimento e suas respectivas disciplinas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia

Já em relação aos horários de aplicação da prova, eles costumam seguir o seguinte padrão:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas 1º dia: 19h
  • Término das provas 2º dia: 18h30

Onde estudar com a nota da prova?

Se você está aqui no portal do EaD, é muito possível que você queira entrar em uma faculdade a distância Este modelo de ensino é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e possibilita que os alunos tenham acesso a um conteúdo de qualidade de maneira virtual.

Portanto, um aluno de EaD assiste às aulas, apresenta trabalho e realiza atividades avaliativas por meio de um aparelho eletrônico com conexão via internet.

Este modelo de ensino confere ao aluno diversos benefícios, como economia financeira – afinal, cursos EaD costumam ter mensalidades mais baixas. Além disso, existe também uma economia financeira em relação ao deslocamento e alimentação fora de casa e economia significativa de tempo, pois o aluno não precisa sair do conforto de sua casa para assistir às aulas.

É super possível começar um curso EaD com uma ajudinha da nota do Enem. Abaixo, listamos algumas faculdades que oferecem oportunidades nesta modalidade de ensino e também de ingresso. Veja a seguir:

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.