Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

7 dicas para se preparar para o vestibular

Ter um bom desempenho em um teste depende de vários fatores. Mas para tirar de letra essa tarefa, você pode contar com essas 7 dicas para se preparar para o vestibular!

A fase de preparação para provas de ingresso em universidades pode ser bastante desafiadora. Entretanto, com algumas orientações práticas, você pode aumentar seu rendimento para obter melhores resultados. Descubra 7 dicas para se preparar para o vestibular, a seguir!

Estude redação

A redação é um dos pontos mais importantes de uma prova de vestibular. Quando falamos de cursos EAD, o peso de um bom artigo é ainda maior, já que muitas vezes todo o teste se resume a um texto.

Por isso, dedique-se a estudar sobre como construir um bom artigo, entendendo qual a estrutura correta de um texto dissertativo, que é a modalidade pedida pelas universidades no vestibular.

Vale ainda pesquisar sobre as regras de português e revisar pontos de dúvidas comuns, como o uso da crase e do hífen.

Aprenda o idioma escolhido

Em muitas provas de vestibular e até no ENEM existem questões de língua estrangeira, sendo o estudante responsável por escolher entre inglês e espanhol como idioma do teste.

Optar pela língua estrangeira depende de cada estudante, já que ambos os idiomas contam com suas particularidades. Para quem quer ir para um caminho mais semelhante ao português, o espanhol é uma escolha adequada.

Nesse sentido, um importante aliado para quem quer aprender espanhol para o vestibular são os aplicativos. De acordo com a plataforma Babbel, a vantagem dos cursos online é que todo o conteúdo fica disponível ininterruptamente, para estudar quando você quiser e puder. Uma boa forma de se preparar para essa etapa da prova.

Leia sobre atualidades

Uma das dicas para se preparar para o vestibular é se manter atualizado com as notícias. Isso porque, é bastante comum que as instituições que desenvolvem provas de vestibular e Enem insiram questões ligadas a temas atuais.

Além disso, a leitura de notícia serve para criar um senso crítico, fundamental para a redação. Por isso, vale ler notícias de diferentes fontes, para desenvolver uma visão não tendenciosa.

Priorize as suas dúvidas

Uma situação frequente entre os estudantes é a facilidade em aprender determinado assunto, em detrimento a outras temáticas.

Saiba que é preciso priorizar os assuntos que você não tem tanto domínio. O ideal é distribuir o seu tempo de modo que dedique mais minutos do dia ao tema que tem dificuldade, sem deixar de lado aquilo que já conhece (uma vez que o reforço é fundamental).

Use técnicas de atenção e foco

Os estudos constantes podem fazer com que o cansaço mental se instale, impactando na atenção, no foco e na retenção do que foi aprendido.

Para evitar essa situação, uma das 7 dicas para se preparar para o vestibular é utilizar uma técnica para focar. Uma das mais conhecidas é a técnica pomodoro, criada por um estudante italiano, mas existem outras boas opções para experimentar.

Treine com provas anteriores

Graças aos portais de estudos, não é difícil encontrar na Internet edições anteriores de provas para treinar. São provas de universidades públicas, particulares, EADs e até Enem, que servem para dar uma base do que você vai encontrar no seu teste.

Uma dica para se preparar para o vestibular é fazer a prova como se você estivesse no dia do teste. Para isso, tente ir em um lugar isolado e coloque um cronômetro marcando o tempo da prova, como um verdadeiro simulado.

Crie um cronograma de estudos

Por fim, uma forma de desenvolver uma evolução constante nos seus estudos é criando um cronograma, onde você vai organizar o que e quantos minutos estudar naquele dia.

Lembre-se de reservar mais tempo para a redação e para as matérias em que você tem mais dúvidas. Assim, com um bom ritmo de estudos, os resultados tendem a ser promissores.

O vestibular como entrada para a vida profissional

Para muitas pessoas, uma prova de vestibular representa o início ou uma virada na vida profissional. Já que esse momento costuma definir o que o estudante vai fazer pelos próximos anos.

Com a escolha de uma área de trabalho com o vestibular, uma boa dica é fazer um planejamento profissional, para entender quais serão as suas metas e quais as ferramentas que você poderá utilizar para atingi-las.

Apesar da importância do vestibular para seu futuro profissional, é essencial que o candidato tente levar essa fase com leveza e tranquilidade. Afinal, é um passo de uma jornada cheia de desafios e conquistas.

Estude, treine e use essas 7 dicas para se preparar para o vestibular para sentir que você está pronto para a próxima fase da sua vida!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!