dcsimg

Desafios do Curso EAD

Atualizada em 11/11/2014 13:14

(0.0 de 0)

Estudar a Distância possui vantagens e desafios. Nem todos os alunos possuem o perfil ideal para seguir essa modalidade de ensino. Entenda melhor quais são os desafios e as formas de procurar resolvê-los.

desafio-ead

Quem opta por um curso a distância deve estar ciente das vantagens e dos desafios que terão de ser enfrentados. Estudar em casa, seja na frente de um computador ou mesmo através de livros, deve ser uma tarefa levada a sério e com muita responsabilidade. Muitas pessoas escolhem essa modalidade de ensino por ser a que melhor se adequa a sua vida profissional e pessoal, principalmente por conta dos horários conturbados. Mas não é só o fator do tempo que deve ser levado em consideração. Outros pontos também possuem uma importância fundamental para obter êxito na execução do curso EAD. Esses pontos são considerados como desafios de se estudar a distância. Conheça alguns dos mais comuns!  

Os desafios de se estudar a distância

  Perfil: Muitas pessoas encontram dificuldade em estudar em casa, sem a presença física de um professor instruindo e respondendo à perguntas. Por conta disso, a primeira pergunta que deve ser feita a você mesmo é: “Eu tenho perfil para fazer um curso EAD?”. Se você perceber que não conseguirá estudar em casa da mesma forma que estudaria se estivesse em uma sala de aula, a sua resposta será “NÃO”! Com isso, é melhor você optar por estudar em cursos presenciais. Mas, se você tiver persistência e força de vontade para estudar em casa, com a mesma motivação e empenho que teria em uma sala com a presença física de um professor, então a sua resposta será “SIM”. Possuir o perfil adequado para realizar um curso a distância é essencial para que você não escolha uma modalidade na qual não conseguirá se adaptar.   Após analisada a questão do perfil, entram em jogo os desafios mais encontrados pelos alunos que escolhem um curso EAD.  

Concentração: Este talvez seja o maior dos desafios. Por estar estudando em casa, com todo o conforto e formas de lazer disponíveis, a dificuldade em conseguir permanecer concentrado é natural. Você deve procurar um lugar calmo, longe de sons externos, como televisão, rádio, etc. Busque permanecer o maior período possível no seu local de estudos, respeitando os intervalos regulares de descanso. Tirar a concentração dos estudos com muita frequência pode ser prejudicial para o resultado final.  

Administrar o tempo: Pode ser considerado como uma vantagem, mas também como um desafio. Os alunos que optam pelo ensino a distância, mas que não conseguem administrar o tempo da forma correta, acabam comprometendo atividades importantes, tanto no âmbito escolar como no profissional. Por outro lado, quem consegue utilizar o tempo a seu favor tem muito a ganhar com o ensino a distância. Afinal, você é quem faz o seu horário de estudos e o encaixa da melhor forma possível nos seus horários livres. O tempo é um dos principais argumentos utilizados pelos alunos de EAD quando perguntados a respeito do motivo que os levou a escolher essa modalidade.  

Redes Sociais: Evite ficar conectado em redes sociais durante o tempo de estudo. Isso irá tirar a sua concentração do que é realmente importante. Reserve um tempo exclusivo para se dedicar aos estudos e deixe qualquer forma de lazer para um horário em que você estiver disponível.  

Disciplina: Você deve atribuir regras a você mesmo. Determinar horários, disciplinas a serem estudadas, pausas regulares, etc. Isso é muito importante para que você consiga orientar seus estudos e melhorar seus resultados.  

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: