Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Atualidades

Netflix no EaD – serviços de streaming e o ensino à distância

19 de março de 2024
Na imagem, temos uma tela com o logo a Netflix e dois fones ao lado.
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

A evolução tecnológica e a expansão da internet revolucionaram a maneira como adquirimos conhecimento, especialmente no ensino superior na modalidade de Educação a Distância (EaD). Nesse contexto, os serviços de streaming, como Netflix, Disney+, HBO Max, Prime Video, entre os tantos outros surgindo a cada dia, emergem como potenciais aliados educacionais.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Estas plataformas, tradicionalmente voltadas ao entretenimento, oferecem um vasto catálogo de filmes, séries e documentários que podem ser utilizados de maneira inovadora para complementar e enriquecer o aprendizado dos alunos de EaD.

A flexibilidade e a riqueza de conteúdos disponíveis nestes serviços abrem portas para métodos de estudo alternativos, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico, interativo e, acima de tudo, engajador.

Confira também:
+ 5 filmes para o aluno de EaD curtir nas férias

+ Conheça 10 aplicativos para aprender inglês a distância


Utilização de Filmes, Séries e Documentários para estudar

É possível usar os serviços de streaming para estudar?

Sim, é absolutamente possível utilizar filmes, séries e documentários disponíveis em plataformas de streaming como ferramentas educativas. Na Netflix, por exemplo, há uma variedade de títulos que podem ser incorporados ao currículo de ensino superior em EaD.

Documentários como “Explicando” (Explained) oferecem visões aprofundadas sobre temas como economia, ciência e história, apresentados de maneira acessível e interessante.

Séries como “The Crown” podem ser usadas para discutir eventos históricos modernos, enquanto produções como “Abstract: The Art of Design” introduzem os alunos aos princípios do design e da criatividade.

Esses exemplos mostram como o conteúdo de streaming pode ser utilizado para abordar uma ampla gama de disciplinas e tópicos de estudo.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Benefícios dos Métodos de Estudo Alternativos

Utilizar produções audiovisuais e do cinema como método de estudo no EaD oferece vários benefícios. Primeiramente, aumenta o engajamento dos alunos, transformando a aprendizagem em uma experiência mais atrativa e menos monótona.

Além disso, facilita a compreensão de conceitos complexos através da visualização e da contextualização, melhorando a retenção de informação. Outro benefício importante é a capacidade de atender a diversos estilos de aprendizagem, incluindo auditivos, visuais e cinestésicos, proporcionando uma abordagem mais inclusiva e adaptativa ao ensino.

Especialmente para os alunos da modalidade EaD, essa é uma forma de aproveitar o tempo em casa estudando para realizar essas atividades, estando em um espaço próprio para curtir um bom filme e ainda colocar seus aprendizados em dia.

Veja também:
+ YouTube e o EaD: como a plataforma pode te ajudar a estudar

+ 5 tipos de apps para te ajudar no ensino à distância


Métodos de Estudo utilizando filmes, série e outras produções audiovisuais

Existem várias maneiras de integrar filmes e séries ao estudo no EaD, tais como:

  • Aprender sobre uma matéria específica: Muitos documentários e séries educativas exploram temas específicos de maneira detalhada, tornando-os excelentes recursos para aprender sobre assuntos como história, ciência, economia, e mais.

  • Ver filmes sobre histórias reais: Assistir a filmes baseados em eventos reais ou biografias pode fornecer insights valiosos sobre contextos históricos, culturais e sociais, ajudando os alunos a entender melhor o material de estudo.

  • Criar resumos: Uma forma de a gerar a tenção e participação dos alunos de EaD, é propor que assistam algum conteúdo, e em seguida, elaborem resumos ou análises críticas após assistirem a um filme relacionado ao conteúdo do curso pode aprimorar habilidades de escrita e pensamento crítico.

  • Fazer pesquisas paralelas: Incentivar a pesquisa complementar sobre os temas abordados nos filmes pode aprofundar o entendimento do aluno sobre o assunto, além de desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica. Eles podem por exemplo, identificar o que foi uma dramatização adicionada à história, e o que foi fielmente seguido conforme à realidade.

Integrar serviços de streaming como ferramentas educacionais no EaD representa uma abordagem inovadora que pode enriquecer significativamente o processo de aprendizagem.

Ao combinar a facilidade de acesso dessas plataformas com a diversidade e riqueza de seu conteúdo, é possível criar um ambiente de ensino mais dinâmico, interativo e engajador para os alunos.

Veja mais:
+ Filmes sobre educação para te inspirar no EaD

+ Wandinha: Descubra quais são os Cursos dos personagens!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.