Criminologia na UNICSUL - Cruzeiro do Sul
- Graduação
- 32 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 56,10

Como é o curso de Criminologia na UNICSUL - Cruzeiro do Sul?
Criminologia é o estudo científico do crime, focando em suas causas, prevenção e impacto na sociedade.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências Forenses
Duração: em média, 3 anos
O que você vai aprender?
Direitos Humanos E Cidadania
Fundamentos Da Antropologia
Introdução Ao Estudo De Direito
Métodos Quantitativos
Como é a faculdade UNICSUL - Cruzeiro do Sul
Resumo da faculdade
- mais de 24.000 alunos matriculados
- mais de 490 docentes
- 78 cursos de graduação e 108 de pós-graduação
- 1301 unidades
Dúvidas mais frequentes
A UNICSUL conta com uma infraestrutura tecnológica. Ela oferece uma variedade de cursos de graduação, pós-graduação e extensão nas áreas de humanas, exatas e biológicas.
Entre os principais diferenciais da UNICSUL, destacam-se a qualidade dos seus programas acadêmicos, que são atualizados para refletir as necessidades do mercado de trabalho, e o corpo docente qualificado, formado por profissionais especializados em suas áreas de atuação.
Além disso, a UNICSUL Cruzeiro do Sul se destaca pela sua ênfase na prática profissional, que é incentivada desde o primeiro semestre dos cursos de graduação. A instituição conta, ainda, com laboratórios modernos e equipamentos de última geração.
Outro diferencial da UNICSUL Cruzeiro do Sul é o seu compromisso com a inclusão social e a sustentabilidade, que se reflete em iniciativas como programas de bolsas de estudo e projetos de responsabilidade social e ambiental.
Além disso, a Cruzeiro do Sul foi avaliada com nota 4, sendo o máximo 5, em 43 cursos pelo Guia da Faculdade 2024, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S.Paulo em parceria com a Quero Bolsa.
Conforme foi mencionado, o curso de Criminologia é voltado ao estudo do crime, do criminoso e das formas de controle social.
Por isso, na faculdade de Criminologia, o estudante desenvolve uma visão crítica sobre a criminalidade e seus contextos sociais, culturais e psicológicos.
A formação combina teoria e análise prática. Há disciplinas que exploram desde fundamentos do Direito Penal até sociologia, psicologia e métodos de investigação.
O curso de Criminologia aprofunda temas como:
- Comportamento desviante e violência urbana;
- Políticas públicas de segurança e prevenção ao crime;
- Sistema prisional e direitos humanos.
Durante a graduação, o aluno aprende a identificar padrões criminais, interpretar dados e propor soluções para problemas ligados à segurança pública e justiça criminal.
Além das aulas teóricas, a faculdade de Criminologia pode incluir estudos de caso, análises de jurisprudência e debates interdisciplinares.
A presença de professores com experiência prática é comum em muitas instituições.
Quantos anos dura a faculdade de Criminologia?
O curso de Criminologia é oferecido como bacharelado. Com base nisso, a duração média é de três anos, com carga horária distribuída entre disciplinas obrigatórias, optativas e estágio supervisionado.
Em algumas instituições, a faculdade de Criminologia pode incluir Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no último ano.
Também é possível encontrar variações conforme a modalidade: presencial, semipresencial ou a distância.
O estágio em Criminologia, apesar de não ser obrigatório em todas as faculdades, é recomendado para aprofundar a vivência profissional e abrir portas no mercado de trabalho.
Criminologia é o estudo científico do crime, focando em suas causas, prevenção e impacto na sociedade.
Como um campo multidisciplinar, ela investiga o comportamento criminoso, o perfil dos infratores, e o papel das vítimas.
É a área de Criminologia que auxilia na formulação de estratégias eficazes para a redução da criminalidade e a promoção da justiça social, explorando fatores individuais, sociais e ambientais que contribuem para o comportamento criminoso.
Dentre as frentes de estudo, o campo examina questões como pobreza, desigualdade, educação, saúde mental, vícios, estrutura familiar e influências culturais.
Quais são as quatro vertentes da Criminologia?
Nesse contexto, as quatro vertentes modernas da Criminologia se referem aos quatro focos principais de estudo que definem o campo atual da ciência criminológica:
Crime: é o fenômeno central, como fato social e jurídico, investigando suas causas, tipos, frequência, impactos e representações culturais.
Criminoso: é o sujeito que comete o crime, estudando seu perfil, os fatores biopsicossociais que influenciam o comportamento, além de aspectos como reincidência e ressocialização.
Vítima: a vitimologia é uma área cada vez mais valorizada. Aqui, é investigado quem é a vítima, como ela é afetada, os fatores de vulnerabilidade e seu papel no processo criminal.
Controle social: analisa os mecanismos formais e informais usados pela sociedade para prevenir, punir ou controlar o crime. Nesse caso, inclui o estudo do sistema de justiça criminal, das instituições de segurança pública e das normas sociais.
Essas vertentes ajudam a estruturar o curso de Criminologia e orientam a formação de profissionais que atuam com políticas públicas, segurança, justiça e direitos humanos.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.