Ciências Atuariais na FMU
- 41 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 0,00

Regular
(8)
Como é o curso de Ciências Atuariais na FMU?
As Ciências Atuariais são o campo do conhecimento que aplica métodos matemáticos, estatísticos, econômicos e financeiros para avaliar e gerenciar riscos e incertezas, especialmente no setor de seguros, previdência, saúde e finanças.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Gestão e Negócios
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Globalização E Estratégia
Fundamentos De Economia
Jogos Matemáticos
Fundamentos Da Administração
Como é a faculdade FMU
Avaliação dos Alunos
Regular
8 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 64.000 alunos matriculados
- mais de 610 docentes
- 87 cursos de graduação e 920 de pós-graduação
- 490 unidades
Dúvidas mais frequentes
A FMU se diferencia por sua infraestrutura moderna, ideal para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos seus estudantes. A instituição conta com uma série de laboratórios, dedicados ao ensino, pesquisa e extensão, além das Clínicas Integradas da Escola de Ciências da Saúde (CIECS) e o Núcleo de Práticas Jurídicas, que garantem a experiência prática e a prestação de serviços à comunidade.
Sua metodologia é outro destaque. De acordo com os dados da instituição, 70% dos estudantes formados na FMU encontram oportunidades no mercado de trabalho após formados, refletindo a eficácia do modelo de ensino.
Além disso, para eventos acadêmicos e institucionais, a universidade oferece auditórios modernos, com conforto e qualidade acústica para palestras, cerimônias e outros eventos. A infraestrutura é cuidadosamente planejada para garantir o melhor ambiente de aprendizagem para os alunos.
O curso de Ciências Atuariais é uma graduação voltada para a formação de profissionais capazes de lidar com a análise e gestão de riscos, combinando conhecimentos das áreas de Matemática, Estatística, Economia, Finanças e Administração.
Ao longo do curso, os estudantes aprendem a elaborar modelos matemáticos para prever e avaliar eventos futuros que envolvem incertezas, especialmente nas áreas de seguros, previdência privada, saúde suplementar e mercado financeiro.
A formação tem um caráter interdisciplinar e exige afinidade com números, lógica e raciocínio analítico. Disciplinas como cálculo, probabilidade, contabilidade, legislação de seguros e matemática financeira estão presentes na grade curricular.
A duração média do curso é de quatro anos e, ao final, o profissional pode atuar como atuário em empresas públicas e privadas, além de precisar estar registrado no Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) para exercer legalmente a profissão.
As Ciências Atuariais são o campo do conhecimento que aplica métodos matemáticos, estatísticos, econômicos e financeiros para avaliar e gerenciar riscos e incertezas, especialmente no setor de seguros, previdência, saúde e finanças.
O atuário — profissional formado nessa área — trabalha com cálculos complexos para estimar probabilidades de eventos futuros, como morte, aposentadoria, acidentes ou perdas financeiras, e assim contribuir para a formulação de planos sustentáveis e seguros.
Seu trabalho é fundamental para garantir o equilíbrio de sistemas que envolvem grandes volumes de recursos e compromissos de longo prazo, como os fundos de pensão e as seguradoras.
Além disso, os conhecimentos atuariais têm sido cada vez mais aplicados em setores como bancos, mercado de capitais, consultorias e órgãos reguladores, ampliando o campo de atuação desses profissionais.