Fisioterapia Pélvica e Uroginecologia Funcional na Faculdade CNI
- Pós-graduação
- Bolsas a partir de R$ 60,00

Como é o curso de Fisioterapia Pélvica e Uroginecologia Funcional na Faculdade CNI?
O curso de Fisioterapia Pélvica e Uroginecologia Funcional é uma especialização destinada a fisioterapeutas que desejam atuar na prevenção e tratamento de disfunções pélvicas e uroginecológicas.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Saúde
Duração: em média, 2 anos
Como é a faculdade Faculdade CNI
Resumo da faculdade
- 653 cursos de pós-graduação
- 1 unidade no estado de Minas Gerais
Dúvidas mais frequentes
A Faculdade CNI surgiu a partir do Centro de Formação Profissional de Ipatinga (MG), que trabalha com cursos profissionalizantes há mais de duas décadas. Especializada em cursos de pós-graduação e formação pedagógica, atua em parceria com uma instituição credenciadora.
O curso de Fisioterapia Pélvica e Uroginecologia Funcional é dividido em módulos teóricos e práticos, que podem ser realizados de forma presencial ou online. Durante o curso, os participantes têm acesso a aulas expositivas, discussões de casos clínicos, atividades práticas em laboratório e estágios supervisionados.
Os módulos teóricos abordam temas como a anatomia e fisiologia do assoalho pélvico e do trato uroginecológico, as disfunções pélvicas e uroginecológicas mais comuns, os métodos de avaliação e diagnóstico dessas disfunções e as técnicas de tratamento mais eficazes. Já os módulos práticos permitem que os participantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos por meio de atividades em laboratório e estágios supervisionados em clínicas especializadas.
O curso de Fisioterapia Pélvica e Uroginecologia Funcional é uma especialização destinada a fisioterapeutas que desejam atuar na prevenção e tratamento de disfunções pélvicas e uroginecológicas.
A fisioterapia pélvica é a área da Fisioterapia que tem o objetivo de tratar disfunções do assoalho pélvico, que é uma estrutura muscular localizada na região entre o púbis e o cóccix. A região possui a função de sustentar os órgãos pélvicos e controlar os esfíncteres.
O assoalho pélvico é formado por um conjunto de músculos, ligamentos e tecidos que podem sofrer alterações ao longo da vida da mulher, principalmente durante a gestação, o parto e a menopausa, e que podem levar a problemas como incontinência urinária, prolapsos genitais, disfunções sexuais e dor pélvica crônica. Nesse cenário, a fisioterapia pélvica atua na prevenção e no tratamento desses problemas por meio de exercícios, massagens, terapias manuais e orientações sobre hábitos de vida saudáveis.
A uroginecologia funcional é a área complementar do curso que se dedica ao tratamento das disfunções do trato urinário inferior e do trato genital feminino. Essas disfunções incluem a incontinência urinária, a bexiga hiperativa, o prolapso de órgãos pélvicos e a disfunção sexual feminina.