Universidade Aberta do Brasil (UAB)

A UAB oferece cursos e programas de educação superior e pretende mudar o sistema de ensino do país

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005 com o intuito de expandir a oferta de cursos de graduação e pós-graduação em instituições públicas, principalmente para o interior do Brasil onde não há instalações de universidades, utilizando-se da metodologia de Ensino a Distância (EAD). A UAB é um sistema incorporado por universidades públicas, com o intuito de oferecer cursos de nível superior para pessoas que têm dificuldade de acesso à formação universitária.

Todo concluinte do ensino médio tem direito a uma vaga na UAB, porém a prioridade é oferecer formação para professores em exercício na educação básica, mas que ainda não possuem graduação. O programa também objetiva reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior, oferecendo um amplo sistema nacional de educação superior a distância. A UAB incentiva ainda a criação de centros de formação permanentes por meios de polos de apoio presencial, onde os alunos entram em contato com tutores e professores.

Uma das propostas da UAB é formar professores e outros profissionais de educação em diversas áreas. Esse sistema propicia a interação e a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as faculdades públicas e outras organizações interessadas. Com isso,  há a  disseminação e o desenvolvimento de metodologias educacionais. A UAB funciona também para requalificação do professor, fortalecendo o metódo de ensino das escolas do interior do país.

Forma de ingresso

São duas as modalidades de ingresso do candidato na Universidade Aberta do Brasil. A primeira pode ser realizada através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, onde o ingressante deverá ser, necessariamente, professor da rede pública estadual ou municipal. Com isso, deverá preencher os dados da Plataforma Freire, se candidatar para o curso almejado e aguardar a aprovação. Porém, nessa modalidade somente são ofertados os cursos de licenciatura e especialização para professores.

A segunda modalidade para ingresso nos cursos ofertados para demanda social no Sistema UAB é através da aprovação em um processo seletivo da universidade onde se pretende realizar o curso. O ingressante deve ter concluído o ensino médio e  atender aos pré-requisitos exigidos. Todos os cursos do sistema UAB tem vagas ofertadas nessa modalidade.

Para saber quais os cursos estão com as inscrições abertas, o Portal da Universidade Aberta do Brasil oferece um link com o resumo de vestibulares abertos no seu sistema. Porém, podem existir casos do processo seletivo estar aberto, mas a informação ainda não ter sido postada no link da universidade. Portando, deve-se estar atento ao sitio da universidade que oferece o curso desejado e buscar ali as informações necessárias.

Cursos Oferecidos

Os cursos são na modalidade EAD, semi presenciais. Nesse sentido, existem momentos em que os alunos devem necessariamente comparecer ao Pólo para participarem das aulas . O aluno deverá  possuir  ao menos um computador com conexão a internet para poder acompanhar o conteúdo do curso, além de se comunicar com o tutor e sanar suas dúvidas. Atualmente, existem cerca de 95 instituições cadastradas com 646 polos oferecendo mais de mil cursos em todo o brasil.  A UAB oferece os seguintes cursos, através das instituições públicas de ensino superior:

  • Bacharelados, Licenciaturas, Tecnólogo e Especialização;
  • Especializações do programa Mídias na Educação;
  • Graduação em Biblioteconomia;
  • Especialização para professores, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC);
  • Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP.

Por lei, um diploma de curso superior EAD tem a mesmo validade de um curso ministrado presencialmente.

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]

Artigos Relacionados a: Cursos e graduação

Curso à distância internacional, vale a pena?

Quem sonha em estudar fora do Brasil, mas não consegue arcar com os custos de morar fora do país, tem a opção dos cursos à distância. Saiba como estudar no exterior sem precisar sair de casa!

Tem diferença entre o diploma de um curso presencial e a distância?

Está pensando em fazer uma graduação online a distância, mas tem dúvida sobre a validação do diploma? Confira todas as informações!

Como montar um plano de estudos eficiente?

Para atingir os seus objetivos não basta apenas esforço é preciso saber estudar. Aprenda como montar um plano de estudos eficientes.

8 melhores cursos técnicos a distância

A era da informação traz consigo muitas possibilidades. Acompanhe hoje os melhores cursos técnicos à distância para você turbinar o seu currículo e se dar bem na hora da entrevista.

Portal Nacional de Ensino a Distância do SENAC

Saiba como são ministrados os cursos a distância no SENAC e em quais modalidades eles são oferecidos