dcsimg

Engenharia a Distância

Atualizada em 29/08/2012 20:43

(0.0 de 0)

Existem muitas vagas no mercado de trabalho para Engenheiros e é preciso que o profissional tenha um perfil capaz de atender as exigências do avanço da tecnologia do mundo atual.

cursos-engenharia-ead

Os campos de atuação da Engenharia são diretamente ligados ao avanço econômico e tecnológico de um país. Sua atuação é diretamente ligada ao expansão, produção e inovação do mercado, desta forma possui um papel importante na economia, sendo seu desenvolvimento ligado também a força de um país. A capacidade de criação e participação dos processos está diretamente ligado à qualidade de ensino dos profissionais da Engenharia.

A tecnologia tem avançado rapidamente e a formação do profissional de engenharia deve estar adequado à este avanço, adaptando-se rapidamente as mudanças e os novos contextos que está inserido. Por esta razão a formação acadêmica do engenheiro é tão importante, é necessário que tenha conhecimentos prévios e uma experiência prática para se tornarem bons profissionais no mercado de trabalho afim de trazer benefícios e produção para a empresa que o contratar.

No Brasil, existem algumas engenharias na modalidade EaD – Educação a Distância. As Engenharias em sua maioria possuem a grade curricular de ciências exatas básica para todos os cursos e posteriormente as matérias especificas de cada área. Segundo a ABED (Associação de Educação A Distância) são 6 diferentes cursos de engenhariadisponíveis em instituições publicas e privadas e que possuem reconhecimento pelo MEC (Ministério da Educação).  

Engenharia Ambiental

O Engenheiro Ambientalé capacitado para avaliar as implicações causadas por um processo ou por um produto quando relacionado ao meio ambiente, monitorar a quantidade de poluição em meio aos ecossistemas e os elementos vitais do planeta e planejar e desenvolver projetos para recuperação de áreas ou ambientes destruídos pela ação do homens ou pela poluição.  

Engenharia Civil

O Engenheiro Civilé habilitado para projetar avaliar as várias estruturas de construções, escolher e dimensionar as ferramentas e os materiais para o uso nas construções e acompanhar o andamento das obras. O profissional é responsável pela parte financeira, cálculo dos custos além de ter como responsabilidade da garantia de segurança.  

Engenharia de Computação

O Engenheiro de Computação é capacitado para desenvolver, projetar, instalar e assistir e manter sistemas que integram hardware e software e os próprios computadores. E capaz de produzir serviços e produtos para área de telecomunicações, bem como, implantar redes e todos os componentes dos computadores.  

Engenharia de Produção

O Engenheiro de Produção é habilitado para verificar, desenvolver e encontrar soluções para problemas que estão diretamente ou indiretamente ligados ao processos de uma organização, bem como os projetos e a forma de gerir todo o trabalho integrado e os sistemas direcionados para a produção de bens e serviços. Os fatores como econômicos, ambientais, humanos e sociais são levados em consideração pelo engenheiro de produção em todo seu processo de gerir em consideração a demanda exigida pelo mercado e pela sociedade.  

Engenharia Elétrica

O Engenheiro Eletricista tem um amplo campo de atuação, podendo participar do desenvolvimento e construção do hardware e software dos produtos eletro eletrônicos, gerenciar departamentos e outras atividades industriais como o controle da qualidade de produtos e serviços, planejamento e manutenção de redes elétricas ou produtos, participar de pesquisas que estejam ligadas a eletricidade, telecomunicações e outras, e ainda é habilitado a trabalhar em setor de serviços e vendas.  

Engenharia Química

O Engenheiro Químico é habilitado, de uma forma mais abrangente, a participar de todas as atividades que fazem referencia à indústria química, tratamento de água, indústria de alimentos, produtos químicos, rejeitos industriais e indústria petroquímica. Citando de forma específica, o Engenheiro é capacitado a atuar em áreas que existem industrias que fornecem e desenvolvem produtos como aditivos alimentares, amido e açúcar, aromatizantes alimentares, vidro, cerâmica, bebidas, cimento, agroquímicas, fermentação de bebidas alcoólicas e lácticas, farmacêutica, sabões e detergentes, perfumes, nucleares, processamento e a processo de refinação petróleo, alimentos e tintas.  

O engenheiros em geral, independentemente da área específica, são aptos a trabalhar além de empresas de caráter públicas e privadas, em órgão de assessoria, universidades e institutos de pesquisa. Além de poderem atual profissionalmente como autônomo em forma de consultorias a empresas, ou como dono das empresas.  

Onde encontrar os cursos gratuitamente?

As Engenharias na modalidade EAD podem ser encontradas nas instituições de ensino superior federal e em particulares:  

  • UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos;
  • Unisa Digital;
  • UNIUBE – Universidade de Uberaba;
  • PUC –RS – Pontifica Universidade Católica do Rios Grande do Sul;
  • ESAB- Escola Superior Aberta do Brasil;
  • Portal Educação;
  • Somática Educar.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: