dcsimg

Curso de Economia a Distância (Graduação)

Atualizada em 04/03/2015 04:21

(0.0 de 0)

Ciências Econômicas é a ciência que estuda profundamente as questões financeiras sociais e organizacionais, afim de humanizá-las e analisá-las em busca do equilíbrio entre a justiça social e da política da otimização dos lucros. É um curso que abre muitas possibilidades de oportunidades, com muito mercado para trabalhar.

economia-ead

Economia

Popularmente conhecida como Economia, Ciências Econômicas é a ciência que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Com um mercado de trabalho tão diversificado e tão dinâmico, é preciso um estudo detalhado para conseguir analisar casos passados, tendências de mercado, tentar prever as possíveis dificuldades financeiras que estão por vir, controlar a situação financeira da organização e, em linhas gerais, analisar e tomar decisões com base na quantidade de produtos cada vez mais escassos, para atender às necessidades da organização ou sociedade e dos indivíduos que nela trabalham ou vivem.

O Curso de Graduação em Economia, ou Curso de Graduação em Ciências Econômicas, oferece ao estudante uma formação que o prepara para atuar em vários ramos no mercado de trabalho, por exemplo: política pública, consultoria, planejamento, assessoria, bolsa de valores, entre outros. Para ingressar no curso, o estudante apenas precisa ter um certificado de conclusão do Ensino Médio e ter um computador conectado à internet para ter acesso ao material (apostilas virtuais e vídeo-aulas) e tirar suas dúvidas sobre a matéria com o coordenador ou professor responsável, por meio de conferências online.

O curso tem duração de 8 períodos, ou seja, 4 anos, com carga horária total de 3.000 horas, normalmente divididas em 2.670 horas de disciplinas obrigatórias, 120 horas de disciplinas optativas e 210 horas referentes à atividades complementares. A mensalidade de um curso de Economia a Distância possui um valor de aproximadamente R$ 500,00. É comum encontrar cursos que nos levam a acreditar serem “equivalentes”, como Gestão Financeira por exemplo, que tem um nome facilmente associado à Economia, mas é um curso tecnológico, que também oferece o diploma de graduação, mas tem outro foco.

Apesar de ser um curso a distância e da existência de conferências online, há algumas reuniões que são presenciais, geralmente 1 ou 2 por semestre, dependendo da instituição de ensino. Ao término das horas necessárias para a conclusão do curso, se o aluno obteve nota satisfatória nos exercícios e avaliações realizadas, ele recebe por correio o certificado de conclusão do curso, estando nele informados a carga horária cumprida e o nome do professor ou coordenador que o instruiu.

Perfil do ingressante

Os alunos que optam por realizar uma graduação a distância devem se encaixar no perfil adequado para tal modalidade de ensino. Além disso, deve também possuir características que o relacionem com o curso em questão. Isso significa que  o ingressante no curso de Economia a Distância deve ter como principais características do seu perfil:

  • Organização
  • Disciplina
  • Boa gestão de tempo
  • Capacidade de raciocínio lógico
  • Capacidade de se expressar bem
  • Capacidade de interpretação de dados e informações
  • Capacidade de identificar problemas e tomar decisões para resolvê-los

Perfil do profissional

O profissional formado em Economia, ou Ciências Econômicas, deve estar apto a:

  • Tomar decisões e resolver problemas dentro de cenários sociais e organizacionais extremamente dinâmicos.
  • Analisar questões econômicas sociais.
  • Utilizar da Economia Aplicada para resolução de problemas.
  • Utilizar seus conhecimentos adquiridos para análise de situações passadas para tentar “prever” tendências e dificuldades futuras.

Principais Instituições de Ensino

As principais Universidades ou Faculdades que oferecem o curso de Graduação em Ciências Econômicas a Distância – Bacharelado, com autorização do MEC, são:

Você pretende fazer o curso de Economia a distância? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: