Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Artigos

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

14 de setembro de 2022
o que não fazer no EaD
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Escolher o ensino a distância para a formação traz muitos benefícios como, por exemplo, flexibilidade e economia. Mas, ainda é necessário muita disciplina e saber o que não fazer no EaD.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Se a locomoção é um impeditivo, o ensino a distância te possibilita fazer um curso de nível superior sem precisar sair de casa, assim como escolher os horários ideais para estudar, de acordo com a sua rotina.

A praticidade de acessar as aulas e os materiais de estudo pela internet, pede muita organização e dedicação, já que não existe uma obrigatoriedade, a não ser em cursos que precisam fazer atividades presenciais ou aulas ao vivo.

A proatividade do próprio aluno faz com que o EaD seja uma modalidade bastante exigente com os estudantes para sua formação. Mas nem sempre é tão fácil ter foco nas atividades extras do cotidiano. Por isso, separamos algumas dicas do que não fazer no EaD.

5 dicas do que não fazer no EaD

Antes de você saber o que não deve ser feito, precisa compreender algumas práticas importantes para que o ensino a distância seja efeito. A Professora de Matemática, Mestre em Educação Matemática e Doutora em Engenharia Mecânica, Marília Rios, falou que um ponto essencial é não se isolar.

“A parte mais importante da graduação é o networking. Então, divulgue que você estuda, entre em grupos de assuntos sobre sua graduação, por exemplo. Outro ponto importante, é não estudar em horários diferentes a cada dia”.

Ela também explica que essa falta de rotina dificulta o cérebro entender a responsabilidade, então, acaba ligando essa prática a uma nova atividade. Essa dica é muito importante para não acumular matérias.

Vamos aprofundar um pouco mais nessas dicas do que um estudante não deve fazer no EaD. Confira:

1. Não fique isolado nas aulas e nas atividades

Um dos mitos do ensino a distância é que estudar a distância é algo solitário, o que não é verdade. Aproveite as plataformas de interação da sua faculdade, como os fóruns, grupos em redes sociais ou até durante as aulas ao vivo.

Não se isole durante a graduação! O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) possibilita a troca entre professores e alunos, algo extremamente importante para uma boa formação. Tire dúvidas com os tutores e demais colegas de turma.

Como a Marília comentou, o network durante o curso superior também é algo importante. Esses contatos fazem muita diferença, principalmente para começar no mercado de trabalho, indicações de estágios, entre outros.

2. Não estude em qualquer lugar, de qualquer jeito

É isso mesmo! Outro ponto do que não fazer no EaD, é estudar em um lugar desconfortável ou confortável até demais! Isso significa que nada de participar de aulas na cama ou deitado em outro local.

O seu corpo pode relaxar tanto com a posição escolhida que a possibilidade de dormir se torna uma realidade, fazendo com que você não consiga assistir a aula completa com foco. 

Não se engane acreditando que vai conseguir ser 100% na atividade, enquanto supostamente descansa. Então, escolha um local que você possa se manter ativo e concentrado durante os estudos.

3. Evite redes sociais e outras distrações

Ficar próximo do celular ou abrir alguma das suas redes sociais para ver o status de alguém, ou até mesmo responder mensagens, pode te trazer alguns prejuízos a longo prazo, até porque você acaba perdendo o foco do que está sendo ensinado.

Se desconectar das redes sociais te ajuda a se concentrar ainda mais nas atividades da faculdade, mantendo o foco ativo para que você absorva o conteúdo da melhor forma.

Outras distrações que também podem atrapalhar seus estudos, são a televisão e ambientes barulhentos. Mesmo que a princípio você não se distraia, a qualquer momento a fala de alguém ou o conteúdo da TV pode chamar a sua atenção, tirando o foco do seu raciocínio e concentração.

4. Não deixe de ter uma rotina

Como citado acima, estar em uma faculdade à distância exige muita responsabilidade do aluno, isso significa que uma das coisas que não se deve fazer no EaD, é deixar de ter uma rotina de estudos.

Organizar sua trajetória acadêmica facilita os processos de aprendizagem, afinal, você não vai perder prazos de trabalhos e provas que você vai fazer ao longo da graduação. Separe um momento diário para realizar essas atividades e não perder notas.

Essa dica vale até mesmo porque você vai estudar de forma online, e, às vezes, podem ocorrer imprevistos no lugar que você está: seja a internet, a energia ou acontecimentos diários que podem atrapalhar a rotina.

5. Não se esqueça de que você é responsável por sua formação

Mais que estar atuante nas aulas e atividades da graduação, aproveite a graduação por inteira, com as trocas com professores e materiais de estudo disponibilizados pela faculdade.

Essa é mais uma coisa do que não fazer no EaD: deixar livros, artigos e vídeos para aprimorar os estudos, de lado. Aproveite tudo que é fornecido pelo curso de graduação, para se qualificar ainda mais para o mercado de trabalho.

o que não fazer no EaD

Como se organizar para as aulas EaD?

Agora que você já sabe o que não fazer no EaD, você já pode começar a se organizar para a rotina de estudos, algo que sempre faz surgir dúvidas. O dia a dia de cada aluno é extremamente individual, então, a organização também vai ser.

Para começar, você precisa entender a sua rotina. Você conhece bem como são seus dias durante a semana? Quais são seus horários livres? Só você será capaz de compreender esse passo.

Depois de saber a quantidade de horas que você está disponível a cada dia para estudar, você pode usar tanto uma agenda de papel, quanto aplicativo, para separar as matérias a serem estudadas diariamente, de acordo com o foco semanal da graduação.

Defina qual é o objetivo e foque seus esforços de estudo para alcançar, exercendo gradativamente o aprendizado e as atividades.

Por fim, o segredo da organização não é a motivação e, sim, a constância! Você precisa praticar todos os dias para que essa responsabilidade entre na sua rotina, como uma atividade importante, o que de fato é.

Onde começar a estudar EaD

Vamos para um ponto muito importante! Agora que você já sabe o que não fazer no EaD e um bom jeito de se organizar, que tal escolher uma boa instituição para fazer o curso superior tão desejado?

A faculdade EaD é a que vai direcionar seus conhecimentos sobre a área e te preparar para o mercado de trabalho, por isso, você precisa escolher uma instituição reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). Para te ajudar, separamos uma lista com algumas delas, que oferecem mensalidades com descontos de até 80%!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.