Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Atualidades

Melhores plataformas de Design Gráfico gratuitas

20 de março de 2024
Na imagem temos uma mesa composta por itens de estudo e de desing como marcadores coloridos, ferramentas para anotações, um teclado, uma caneta de desenho digital e um tablet próprio para criações de criativos. Na tela do computador em frente a todos esses objetos, vemos que a página aberta é uma aba cheia de elementos gráficos como se uma arte estivesse sendo preparada.
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

No mundo dinâmico do design gráfico, começar pode parecer uma tarefa desafiadora. Felizmente, há uma variedade de plataformas gratuitas ou com recursos gratuitos que são perfeitas para quem está dando os primeiros passos.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Essas ferramentas não apenas ajudam a criar designs impressionantes, mas também oferecem uma excelente introdução às funcionalidades e conceitos básicos do design gráfico. A seguir, vamos te apresentar cinco dessas plataformas que se destacam por sua acessibilidade e capacidade de transformar ideias em realidade visual.

Veja também:
+ Saiba tudo sobre o curso de Design Gráfico online

+ Como fazer um portfólio digital criativo e gratuito


Plataformas Gratuitas para Design Gráfico

Canva

logo do app Canva

O Canva é amplamente conhecido por sua interface intuitiva e vasta gama de templates prontos que facilitam a criação de designs para redes sociais, apresentações, cartões de visita e muito mais. A plataforma oferece uma versão gratuita robusta, ideal para iniciantes, além de recursos pagos para usuários que desejam mais funcionalidades.

Figma

logo Figma

Figma se destaca no design de interfaces e prototipagem, permitindo colaboração em tempo real entre membros da equipe. É uma ferramenta indispensável para design de UI/UX, com uma versão gratuita que fornece acesso suficiente para quem está começando a explorar o mundo do design de interfaces.

GIMP (GNU Image Manipulation Program)

logo GIMP

Uma alternativa gratuita ao Photoshop, o GIMP oferece um conjunto abrangente de ferramentas para edição de fotos, criação de composições e autorias gráficas. Embora sua curva de aprendizado possa ser um pouco mais acentuada, é uma excelente escolha para aprender conceitos fundamentais de edição de imagens.

Inkscape

logo Inkscape

Para design vetorial, o Inkscape é uma opção poderosa e gratuita que se compara ao Adobe Illustrator. Ideal para criar logotipos, ilustrações e gráficos vetoriais complexos, esta plataforma é repleta de funcionalidades para quem deseja aprofundar-se em design vetorial.

Blender

logo Blender

Embora conhecido principalmente por suas capacidades em modelagem 3D, animação e renderização, o Blender também oferece ferramentas para criação gráfica. É uma excelente plataforma para explorar as possibilidades do design tridimensional, totalmente gratuita.


Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Softwares Avançados para o futuro designer

Após dominar as ferramentas básicas, os designers podem aspirar a softwares mais avançados como Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e Sketch. Esses programas oferecem funcionalidades mais profundas e complexas, permitindo uma maior liberdade criativa e precisão técnica.

Lembrando que sendo muitos destes programas pagos, você pode tentar garantir descontos como estudante, fazer planos anuais que saem mais em conta, e até aproveitar casos em que a universidade te oferecerá uma conta de aluno com acesso gratuito. Mas certamente, é um investimento que valerá a pena para um trabalho de sucesso e bem produzido.

A Função do Designer e Características Importantes

Na imagem observamos uma designer projetando imagens para criar um criativo (arte gráfica) na tela de um computador, utilizando um programa de edição semelhante ao Photoshop.

O designer gráfico é um profissional responsável por comunicar visualmente ideias e mensagens de forma eficaz. Isso envolve a criação de logos, layouts para páginas da web, peças publicitárias, embalagens, entre outros.

As características importantes para quem deseja seguir na área incluem:

  • criatividade;
  • capacidade de adaptação;
  • olhar crítico;
  • habilidades técnicas em ferramentas de design (como as que citamos neste material);
  • além de uma boa comunicação para entender e traduzir as necessidades dos clientes em soluções visuais impactantes.

Dominar as plataformas gratuitas é apenas o começo. A jornada no design gráfico é contínua, repleta de aprendizado constante e evolução criativa. Explorar, praticar e estar sempre atualizado com as tendências e novas tecnologias é fundamental para se destacar nesse campo dinâmico e empolgante.

Veja também:
+ Como fazer uma boa apresentação de slides? Aprenda!


Onde posso estudar e me especializar como Designer Gráfico?

Você pode aprender muito na internet, observando e testando essas e outras plataformas de design, mas uma maneira de obter ainda mais prestígio na sua empreitada em se tornar um designer gráfico de sucesso é estudante.

E além de diversos cursos livres e profissionalizantes, hoje contamos com o tecnólogo em Design Gráfico que vai te ajudar a além de criar, se preparar para lidar com o mercado, conhecer diferentes técnicas e composições de uma arte, entre várias possibilidades de especialização dentro da área.

A seguir, apresentamos algumas instituições parceiras aqui do EaD.com.br que oferecem o tecnólogo em Design Gráfico e além de serem reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), ainda oferecem a possibilidade de você garantir até 80% de desconto nas mensalidades! Confira:


Saiba mais:
+ Currículo digital: veja como e onde fazer

+ 7 aplicativos para ajudar na rotina de estudos EaD

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.