dcsimg

As vantagens e os desafios de estudar a distância

(0.0 de 0)

Com a facilidade de acessar a internet e a falta de tempo, estudar a distância se tornou uma forma rápida, prática e de baixo custo para adquirir conhecimento, se especializar, graduar ou até fazer uma pós-graduação.

desafios-ead

O Ensino a Distância (EAD) vem crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo, auxiliado principalmente pelo avanço da tecnologia e à facilidade ao acesso a internet.

Esse modelo de estudo permite uma facilidade incrível a quem deseja estudar e não pode pela falta de tempo, transporte, dinheiro ou até pela distância. Hoje em dia o meio mais utilizado para o EAD é a internet, pois oferece todo o suporte necessário ao aluno, com um grande número de ferramentas e possibilidades pelo menor preço. 

O EAD oferece inúmeras vantagens e alguns desafios a serem superados. Confira!

Vantagens de estudar a distância

A maior vantagem ao iniciar um curso a distância é a flexibilidade de horários, que permite ao estudante escolher a melhor hora para assistir às aulas e estudá-las, podendo conciliar seus estudos com o trabalho e o lazer.

É possível também estudar em qualquer lugar que tenha conexão com a internet, os materiais ficam disponíveis 24 horas por dia no site da instituição e as dúvidas podem ser solucionadas a qualquer momento pelo tutor (professor) pelo chat ou pelo e-mail.

Não é necessário se deslocar até uma sala de aula para aprender, evitando assim o gasto com transporte e o desperdício de tempo no trânsito, otimizando assim o tempo apenas com os estudos.

Na maioria das vezes, o curso EAD é mais barato que o curso presencial, pelo fato de que a estrutura física de uma instituição que oferece esse curso é bem menor. Mas não é só nesse ponto que o curso sai mais barato e sim pelo fato de que não é preciso gastar com transporte, moradia e alimentação no caso do curso ser oferecido ainda em outra cidade.

O diploma obtido e um curso superior EAD vale tanto quanto o presencial.

Desafios de estudar a distância

Mas esse modelo de estudos também traz alguns desafios. É importante saber se você tem o perfil adequado, pois estudar a distância requer muita dedicação, disciplina e responsabilidade. Não basta apenas querer. Por se tratar de um estudo que utiliza na maior parte o computador e a internet, a concentração pode ser um dos maiores desafios a se enfrentar, pois a facilidade de acessar outros conteúdos e deixar de lado a aula é grande. É preciso se esquecer das redes sociais e dos “prazeres” da internet e ter foco nos estudos.

É importante também ter um bom controle do tempo. Evite o acúmulo de tarefas e exercícios e acompanhe as aulas com regularidade. Tente montar um roteiro de estudos ou um cronograma para acompanhar o dia a dia.

Apesar de poder assistir às aulas em qualquer lugar, evite que esses lugares sejam movimentados ou barulhentos, pois isso atrapalha o rendimento e você perde tempo.

Faculdades EAD reconhecidas pelo MEC

Para muita gente, as vantagens de estudar a distância superam os desafios. De acordo com o último Censo do Ensino Superior, há mais de um milhão de universitários matriculados em cursos EAD!

Se você pretende ser um deles, o primeiro passo é escolher uma instituição que tenha o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC)

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Benefícios do ensino a distância

O que achou das vantagens e desafios do EAD? Tem mais algum ponto a acrescentar? Compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: