dcsimg

As vantagens e os desafios de estudar a distância

Atualizada em 18/11/2014 15:48

(0.0 de 0)

Com a facilidade de acessar a internet e a falta de tempo, estudar a distância se tornou uma forma rápida, prática e de baixo custo para adquirir conhecimento, se especializar, graduar ou até fazer uma pós-graduação.

desafios-ead

O Ensino a Distância (EAD) vem crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo, auxiliado principalmente pelo avanço da tecnologia e à facilidade ao acesso a internet. Esse modelo de estudo permite uma facilidade incrível à quem deseja estudar e não pode pela falta de tempo, transporte, dinheiro ou até pela distância. Hoje em dia o meio mais utilizado para o EAD é a internet, pois oferece todo o suporte necessário ao aluno, com um grande número de ferramentas e possibilidades pelo menor preço. Por isso quando falamos de EAD logo nos remetemos ao estudo pela internet. Esse modelo de estudos oferece inúmeras vantagens e inúmeros desafios a serem superados, os quais vamos falar mais abaixo.

- Vantagens

A maior vantagem ao iniciar um curso a distância é a flexibilidade de horários, que permite ao estudante escolher a melhor hora para assistir às aulas e estudá-las, podendo conciliar seus estudos com o trabalho e o lazer. É possível também estudar em qualquer lugar que tenha conexão com a internet, os materiais ficam disponíveis 24h no site da instituição e as dúvidas podem ser solucionadas a qualquer momento pelo tutor (professor) pelo chat ou pelo e-mail. Não é necessário se deslocar até uma sala de aula para aprender, evitando assim o gasto com transporte e o desperdício de tempo no trânsito, otimizando assim o tempo apenas com os estudos. Na maioria das vezes, o curso EAD é mais barato que o curso presencial, pelo fato de que a estrutura física de uma instituição que oferece esse curso é bem menor. Mas não é só nesse ponto que o curso sai mais barato e sim pelo fato de que não é preciso gastar com transporte, moradia e alimentação no caso do curso ser oferecido ainda em outra cidade. Os alunos que ingressam nesse modelo de estudo tem um forte incentivo à pesquisa, já que a internet é um mundo de informação ao alcance dos dedos. E o reconhecimento do curso EAD no mercado de trabalho tem grande aceitação.

- Desafios

Mas esse modelo de estudos também traz alguns desafios como, por exemplo, saber se você tem o perfil adequado para ingressar ou não neste meio, pois requer muita dedicação, disciplina e responsabilidade. Não basta apenas querer. Por se tratar de um estudo que utiliza na maior parte o computador e a internet, a concentração pode ser um dos maiores desafios a se enfrentar, pois a facilidade de acessar outros conteúdos e deixar de lado a aula é grande. É preciso se esquecer das redes sociais e dos “prazeres” da internet e ter foco nos estudos. É importante também ter um bom controle do tempo, ele é flexível mas não descartável, evite o acumulo de tarefas e exercícios e acompanhe as aulas com regularidade. Tente montar um roteiro de estudos ou um cronograma para acompanhar o dia a dia. Apesar de poder assistir às aulas em qualquer lugar, evite que esses lugares sejam movimentados, barulhentos ou com muita facilidade de desconcentração, isso atrapalha o rendimento e você perde tempo. Um fator que pode gerar um certo receio é a comunicação com o professor, que apesar de a cada dia aumentar a tecnologia, ela ainda não é a mesma de quando aluno e professor estão em um mesmo ambiente, por isso é importante anotar as dúvidas sempre, por menores que sejam e enviá-las para o tutor.  

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]  

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: