Turismo na UNIVAP
- 35 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 44,60
Como é o curso de Turismo na UNIVAP?
Turismo é a área dedicada ao planejamento e gestão de viagens. Seus processos envolvem a hospedagem, transporte, alimentação e lazer dos viajantes, com o objetivo de proporcionar experiências enriquecedoras.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Cenários Geopolíticos Aplicados Ao Turismo
Fundamentos Da Hotelaria
Fundamentos De Administração
Fundamentos Do Turismo E Da Hospitalidade
Como é a faculdade UNIVAP
Resumo da faculdade
- mais de 4.000 alunos matriculados
- mais de 290 docentes
- 48 cursos de graduação
- 6 unidades no estado de São Paulo
Dúvidas mais frequentes
Com mais de 20 anos de atuação, a UNIVAP é uma instituição tradicional na região do Vale do Paraíba. Ela tem como destaques o investimento em espaços de iniciação profissional e em projetos de extensão em diversas áreas do conhecimento para integrar a comunidade acadêmica à população.
De acordo com o sistema eMec, a instituição recebeu a nota 5 (em escala máxima até 5) no indicador de Conceito Institucional (CI), atribuído pelo MEC no ano de 2012. Por fim, a IES recebeu nota 3 (também em escala máxima até 5) no Índice Geral de Cursos - IGC, em 2019.
Geralmente, a duração é de três a quatro anos, dependendo da instituição. Durante o curso, os alunos estudam disciplinas como gestão de serviços turísticos, marketing, planejamento de destinos, hospitalidade, legislação turística e ecoturismo. Além disso, são incentivados a desenvolver habilidades interpessoais e de comunicação, fundamentais para o trabalho com o público.
As aulas podem incluir atividades práticas, como visitas a locais turísticos, simulações de atendimento ao cliente e estágios em agências de viagem, hotéis e outros estabelecimentos do setor.
Algumas instituições também oferecem a oportunidade de intercâmbio e participação em projetos relacionados ao turismo sustentável. Ao final do curso, os graduados estão preparados para atuar em diversas áreas, como agências de turismo, hotéis, empresas de eventos, e órgãos governamentais que promovem o turismo, contribuindo para o desenvolvimento do setor e a experiência dos visitantes.
A carga horária mínima é de 2.400 horas, conforme definido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
Durante a formação, os alunos estudam eixos teóricos e práticos que abrangem desde conteúdos básicos, como sociologia, antropologia e geografia, até temas específicos de planejamento turístico, hospitalidade, marketing e gestão de eventos.
O programa também integra atividades práticas, como visitas técnicas e laboratórios de simulação, além do estágio supervisionado obrigatório, que possibilita ao estudante aplicar seus conhecimentos no mercado de trabalho. O curso possui suporte para modelos presenciais e a distância e exige um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a conclusão do percurso.
A metodologia proposta é embasada em três núcleos de ensino, dedicados ao desenvolvimento de tópicos básicos, específicos e práticos:
Conteúdos Básicos: Integra aspectos sociológicos, antropológicos, históricos, filosóficos, geográficos, culturais e artísticos, respectivos às sociedades e suas diferentes culturas;
Conteúdos Específicos: Estuda tópicos relacionados à Teoria Geral do Turismo, Teoria da Informação e da Comunicação, estabelecendo as relações do turismo com a administração, o direito, a economia, a estatística e a contabilidade, além do domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira;
Conteúdos Teórico-Práticos: Núcleo orientado pelo fluxo turístico. Ele estimula técnicas, inventário turístico, laboratórios de aprendizagem e de estágios.
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Turismo é a área dedicada ao planejamento e gestão de viagens. Seus processos envolvem a hospedagem, transporte, alimentação e lazer dos viajantes, com o objetivo de proporcionar experiências enriquecedoras.
A faculdade de Turismo treina profissionais para planejar, promover e gerenciar atividades turísticas. Durante o curso, os estudantes desenvolvem bases conceituais em Geografia, História, Economia e Administração, com disciplinas voltadas à Gestão de Destinos Turísticos, Planejamento e Organização de Eventos, Marketing Turístico e Hotelaria, além de legislações e políticas públicas voltadas para o setor.
Em complemento às aulas teóricas, o curso oferece experiências práticas, incluindo estágios, visitas técnicas e projetos integrados, que permitem aos estudantes vivenciar o dia a dia da profissão. A faculdade também prepara os alunos para lidar com o público, estimulando o desenvolvimento de habilidades de comunicação e atendimento.
Após completar o percurso acadêmico, os egressos encontram perspectivas profissionais em agências de viagens, operadoras de turismo, hotéis, pousadas e resorts, organizando e promovendo pacotes turísticos. Além disso, há oportunidades em aeroportos, companhias aéreas e cruzeiros.