Arquivologia na UniCV

  • Graduação
  • 6 semestres
  • Bolsas a partir de R$ 103,55
Ofertas para começar a estudar, aproveita!

Como é o curso de Arquivologia na UniCV?

A Arquivologia é a área que estuda a gestão, conservação e organização de documentos, garantindo a preservação e o acesso à informação contida em arquivos ao longo do tempo.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas

  • Duração: até 7 semestres

Como é a faculdade UniCV

Resumo da faculdade

  • mais de 29.000 alunos matriculados
  • mais de 120 docentes
  • 77 cursos de graduação e 559 de pós-graduação
  • 554 unidades

Dúvidas mais frequentes

O UniCV se destaca no cenário educacional, dispondo de mais de 720 polos em todo o Brasil e unidades no exterior que proporcionam acessibilidade e flexibilidade aos estudantes.

Sua infraestrutura moderna inclui salas de aula climatizadas, laboratórios multidisciplinares e bibliotecas. A instituição também é reconhecida por sua ênfase na inovação e empreendedorismo, com iniciativas como o Smart Space e o Sistema de Orientação Educacional e Profissional (SOEP), que fomentam a capacidade empreendedora dos alunos. Além disso, o compromisso da instituição com a comunidade é evidenciada com o Núcleo de Apoio à Comunidade (NAC), que oferece serviços de inclusão e apoio social.

A instituição também oferece cursos nos campos de Saúde, Tecnologia, Direito, Educação e Gestão, atendendo a uma diversidade de interesses e vocações profissionais.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Arquivologia conta com 2.400 horas de carga mínima, cumpridas em quatro anos, em média.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia todos os cursos com base nos conteúdos gerais e nas seguintes disciplinas específicas aplicadas nas graduações:

  • Fundamentos teóricos da Arquivologia;

  • Políticas de arquivo;

  • Gestão documental;

  • Organização e tratamento de documentos;

  • Tecnologias aplicadas aos arquivos;

  • Preservação e conservação de acervos;

  • Administração de instituições e serviços arquivísticos;

  • Memória e patrimônio;

  • Metodologia da pesquisa.

Apesar do estágio não ser obrigatório, as instituições de ensino são livres para cobrar sua realização pelos alunos. A média de horas realizadas é entre 210 e 300 horas. Muitas também exigem a entrega do trabalho de conclusão de curso (TCC).

O curso de Arquivologia também é ofertado em nível de pós-graduação. Nesse caso, a formação possui o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos profissionais no gerenciamento, conservação e organização de documentos e arquivos. Para isso, são abordados temas contemporâneos, como a gestão de documentos digitais, tecnologias emergentes e estratégias de preservação em ambientes eletrônicos.

A Arquivologia é a área que estuda a gestão, conservação e organização de documentos, garantindo a preservação e o acesso à informação contida em arquivos ao longo do tempo.

O curso de Arquivologia forma profissionais capazes de trabalhar com arquivos e, assim, planejar e implementar a identificação, organização, preservação e acesso de documentos.

Durante a graduação, os alunos adquirem as técnicas utilizadas para garantir que informações, sejam elas em formato físico ou digital, sejam preservadas, organizadas e acessíveis.

A formação proporciona uma compreensão didática sobre como lidar com a informação, desde seu registro inicial até sua eventual descartabilidade, sempre focando na preservação da memória e do acesso à informação.

Além da teoria, o curso de Arquivologia possui um componente prático. Os estudantes têm a oportunidade de visitar arquivos, participar de estágios e desenvolver projetos práticos.

Entre as disciplinas abordadas no curso, encontram-se temas como: Classificação de Documentos, Técnicas de Conservação, Digitalização, Gestão Eletrônica de Documentos e Legislação Arquivística.

Ao final do curso, o especialista na área estará preparado para trabalhar com os mais diferentes suportes disponíveis, como papel, fotografias, filmes, microfilmes, CDs, DVDs, disquetes ou banco de dados digitais.

No mercado de trabalho, o arquivista poderá trabalhar principalmente em governos municipais, estaduais e federais e suas autarquias, que disponibilizam seus documentos para acesso da população e de pesquisadores.

No setor privado, o profissional de Arquivologia poderá trabalhar em arquivos de diversas instituições, como escolas, hospitais, escritórios, centros de memória e universidades.

Com o EaD.com.br, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

As melhores vagas da UniCV perto de você