Geografia na FMU
- Graduação
- 8 semestres
- 50 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 313,46

Regular
(1)
Como é o curso de Geografia na FMU?
Geografia é a ciência que estuda a superfície terrestre, suas paisagens, fenômenos naturais e a relação entre o ser humano e o espaço em que vive.
Resumo do curso
- Área de conhecimento: Ciências da Natureza 
- Duração: 5 anos 
O que você vai aprender?
- História Da Educação 
- Prática Textual Em Língua Portuguesa 
- Formação Docente Para A Diversidade 
- Escola E Sociedade 
Como é a faculdade FMU
Avaliação dos Alunos
Regular
1 avaliação
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 64.000 alunos matriculados
- mais de 610 docentes
- 88 cursos de graduação e 920 de pós-graduação
- 498 unidades
Dúvidas mais frequentes
A FMU se diferencia por sua infraestrutura moderna, ideal para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos seus estudantes. A instituição conta com uma série de laboratórios, dedicados ao ensino, pesquisa e extensão, além das Clínicas Integradas da Escola de Ciências da Saúde (CIECS) e o Núcleo de Práticas Jurídicas, que garantem a experiência prática e a prestação de serviços à comunidade.
Sua metodologia é outro destaque. De acordo com os dados da instituição, 70% dos estudantes formados na FMU encontram oportunidades no mercado de trabalho após formados, refletindo a eficácia do modelo de ensino.
Além disso, para eventos acadêmicos e institucionais, a universidade oferece auditórios modernos, com conforto e qualidade acústica para palestras, cerimônias e outros eventos. A infraestrutura é cuidadosamente planejada para garantir o melhor ambiente de aprendizagem para os alunos.
O curso de Geografia pode ser oferecido nas modalidades de bacharelado e licenciatura, com uma duração média de quatro anos.
A graduação combina disciplinas teóricas e práticas, abordando tanto a Geografia Física, que estuda relevo, clima, hidrografia e biomas, quanto a Geografia Humana, que analisa população, economia, urbanização e relações espaciais.
Além disso, os estudantes aprendem a utilizar ferramentas como geoprocessamento, cartografia e sensoriamento remoto.
No bacharelado, há um foco maior em pesquisa, planejamento territorial e análise ambiental, enquanto a licenciatura prepara o aluno para o ensino, com disciplinas pedagógicas e estágios obrigatórios em escolas.
O curso também pode incluir saídas de campo e projetos interdisciplinares, proporcionando uma formação ampla e aplicada.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação em Geografia tem sua grade curricular organizada em torno de três eixos: Formação Específica, Formação Complementar e Formação Livre.
O núcleo de conteúdo específico é referente ao conhecimento geográfico geral.
O núcleo complementar diz respeito a conteúdos considerados necessários à aquisição de conhecimento geográfico e que podem ser oriundos de outras áreas de conhecimento.
Já o núcleo de formação livre é composto de conteúdos a serem escolhidos pelo próprio aluno.
Se optar por licenciatura, o estudante ainda deverá ter incluídos em sua grade os conteúdos definidos para a educação básica e as didáticas próprias de cada um deles.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Geografia considerando as seguintes disciplinas:
- Fundamentos epistemológicos do pensamento geográfico; 
- Pressupostos teóricos que fundamentam as categorias: Espaço, Região, Paisagem, Território e Lugar; 
- Processos de regionalização e o planejamento regional; 
- Geografia da natureza: gênese e dinâmica; 
- Recursos naturais e questões ambientais; 
- Transformações no mundo do trabalho; 
- Domínios morfoclimáticos do Brasil; 
- Diversidade étnico-racial, de gênero e cultural na Geografia; 
- Meio técnico-científico e informacional e dinâmica territorial; 
- Sujeitos, processos e dinâmicas dos espaços agrários e rurais; 
- Transformações nas relações campo-cidade; 
- Interações espaciais, fluxos e formação de redes geográficas; 
- Geografia histórica e formação territorial do Brasil; 
- Dinâmica populacional no Brasil e no mundo; 
- Urbanização no Brasil e no mundo; 
- Estado, movimentos sociais e conflitos; 
- Geopolítica, geografia política e redefinições territoriais; 
- Alfabetização cartográfica; 
- Cartografia básica, temática e sensoriamento remoto; 
- Ensino de Geografia nos diferentes contextos socioculturais; 
- Tecnologias e linguagens no ensino e na pesquisa em Geografia; 
- Reestruturação produtiva, sistema financeiro e produção/transformação do espaço. 
Assim, o a Geografia possui, como objeto de estudo, o espaço geográfico, que é o cenário das interações sociais, explorando as relações entre o homem e o meio ambiente.
O curso de Geografia pode ser desenvolvidos nas modalidades presencial ou à distância, variando de acordo com a rotina e opção do estudante. O curso de Geografia EaD explora os fenômenos naturais da Terra e a interação humana.
Ele combina teoria e prática, abordando temas como geomorfologia, climatologia, cartografia e questões socioambientais. Utilizando plataformas digitais, o curso proporciona flexibilidade, permitindo aos estudantes acessar materiais e participar de atividades online.
O que exatamente a Geografia estuda?
A Geografia estuda a distribuição e a inter-relação dos fenômenos físicos, biológicos e humanos sobre a superfície terrestre.
Ela abrange a análise do clima, relevo, vegetação, solos, hidrografia e a interação desses elementos com as atividades humanas, como a urbanização, a agricultura, a indústria e os serviços.
A Geografia busca entender como essas interações moldam paisagens e territórios, influenciam a organização espacial da sociedade e afetam o meio ambiente. Além disso, ela investiga questões como a gestão de recursos naturais, os impactos das mudanças climáticas, a dinâmica populacional e os processos de globalização e regionalização.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Geografia é a ciência que estuda a superfície terrestre, suas paisagens, fenômenos naturais e a relação entre o ser humano e o espaço em que vive.
Ela se divide em duas grandes áreas: a Geografia Física, que analisa elementos naturais como relevo, clima, vegetação e hidrografia, e a Geografia Humana, que investiga as atividades humanas, a organização do espaço, a demografia e os aspectos socioeconômicos.
Além disso, a Geografia utiliza diversas ferramentas, como mapas, imagens de satélite e sistemas de geoprocessamento, para compreender as dinâmicas espaciais e suas transformações ao longo do tempo.
No mercado de trabalho, o geógrafo pode atuar como professor de ensino fundamental e médio, ou trabalhar em indústrias, empresas e consultorias específicas.
O profissional de Geografia pode trabalhar com cartografia digital, geoprocessamento, planejamento agrícola, sensoriamento remoto, entre outros. Em órgãos públicos e governamentais, ou até mesmo em ONGs, pode trabalhar com planejamento urbano, geografia de transportes e geopolítica.
A importância da Geografia se dá pela análise de interações entre seres humanos e o ambiente, elucidando como as paisagens são formadas e modificadas.
Ela oferece ferramentas críticas para analisar questões como urbanização, migrações, e impactos ambientais, auxiliando na tomada de decisões sustentáveis. Além disso, a Geografia promove a consciência espacial, permitindo-nos entender a distribuição de recursos, culturas e conflitos globais.