Oncologia na FAMETTIG
- Bolsas a partir de R$ 60,00

Como é o curso de Oncologia na FAMETTIG?
Oncologia é a área da medicina dedicada ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer. O termo vem do grego onkos, que significa "tumor" ou "volume".
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências da saúde
Duração: Em geral, até 2 anos
Como é a faculdade FAMETTIG
Resumo da faculdade
- mais de 70 alunos matriculados
- mais de 20 docentes
- 1 curso de graduação e 25 de pós-graduação
- 1 unidade no estado de Bahia
Dúvidas mais frequentes
O curso de Oncologia, na verdade, não é um curso de graduação independente. Para atuar como oncologista, é preciso seguir uma trajetória médica específica:
Graduação em Medicina (6 anos)
- O primeiro passo é concluir o curso de Medicina, que oferece formação geral sobre o corpo humano, doenças e práticas clínicas.
- Durante a graduação, os alunos têm disciplinas de clínica médica, cirurgia, anatomia, fisiologia, farmacologia, entre outras.
Residência médica em Oncologia (2 a 3 anos)
- Após se formar em Medicina, o médico precisa ser aprovado em um programa de residência em Oncologia Clínica ou em subáreas como Radioterapia ou Cirurgia Oncológica.
- Nessa fase, o médico recebe treinamento prático intenso no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer, aprendendo a lidar com quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, cirurgias oncológicas e cuidados paliativos.
Especializações ou cursos de aperfeiçoamento (opcional)
- Muitos oncologistas fazem cursos adicionais, como Oncologia Pediátrica, Câncer de Mama, Câncer Gastrointestinal, ou Genética do Câncer, para se aprofundar em áreas específicas.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Oncologia é a área da medicina dedicada ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer. O termo vem do grego onkos, que significa "tumor" ou "volume".
Profissionais especializados nessa área são chamados oncologistas. Eles lidam com diferentes tipos de câncer, incluindo tumores sólidos (como de mama, pulmão e próstata) e hematológicos (como leucemias e linfomas).
A oncologia abrange várias frentes, como:
- Diagnóstico: exames de imagem, biópsias e testes laboratoriais para identificar o tipo e estágio do câncer.
- Tratamento: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e terapias-alvo.
- Prevenção e acompanhamento: rastreamento de grupos de risco, orientações sobre hábitos de vida e acompanhamento pós-tratamento para detecção de recidivas.