Gestão de Seguros no IPA
- 31 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 51,00

Como é o curso de Gestão de Seguros no IPA?
Gestão de Seguros é o conjunto de práticas e processos voltados para administrar contratos de seguros, tanto no setor corporativo quanto no individual.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Gestão e Negócios
Duração: em média, 2 anos
O que você vai aprender?
Administração De Recursos Humanos I
Fundamentos De Administração
Fundamentos De Matemática
Diversidade Étnico-cultural
Como é a faculdade IPA
Resumo da faculdade
- mais de 840 alunos matriculados
- mais de 60 docentes
- 41 cursos de graduação e 29 de pós-graduação
- 4 unidades no estado de Rio Grande do Sul
Dúvidas mais frequentes
Por meio da Coordenadoria de Graduação, o IPA desenvolve diversos programas e projetos de extensão em parceria com o governo e órgãos públicos.
Além disso, oferece à comunidade cursos gratuitos de capacitação profissional e formação de professores, desenvolvidos em parceria com programas do governo federal.
Tipo de curso:
Tecnológico (curso superior de tecnologia)
Duração média:
2 a 3 anos
Modalidade:
Presencial, semipresencial ou EaD, dependendo da instituição
Titulação:
Tecnólogo em Gestão de Seguros
Objetivo:
Formar profissionais para atuar em áreas operacionais e de gestão no mercado de seguros, com foco prático e aplicação imediata no mercado de trabalho.
Nível:
Duração:
12 a 18 meses
Modalidade:
Presencial ou EaD
Público-alvo:
Graduados em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia, ou profissionais que atuam (ou desejam atuar) no setor de seguros, previdência, capitalização e gestão de riscos.
Objetivo:
Aprofundar conhecimentos sobre o setor de seguros, desenvolver competências estratégicas e preparar o profissional para cargos de gestão, consultoria e tomada de decisão.
Veja também: Quanto ganha um Técnico de Seguros? Confira na página de salários da Quero Bolsa!
Gestão de Seguros é o conjunto de práticas e processos voltados para administrar contratos de seguros, tanto no setor corporativo quanto no individual.
Essa área envolve o planejamento, a contratação, a análise de riscos, a gestão de apólices e o acompanhamento de sinistros, com o objetivo de proteger pessoas, empresas e patrimônios contra perdas financeiras.
Principais aspectos da Gestão de Seguros:
1. Análise de riscos:
Avaliação dos riscos aos quais o segurado (empresa ou indivíduo) está exposto, como acidentes, incêndios, furtos, doenças ou desastres naturais.
2. Escolha e contratação de apólices:
Seleção dos tipos de seguros mais adequados (vida, automóvel, residencial, empresarial, saúde, entre outros) e negociação das melhores condições com seguradoras.
3. Administração de contratos:
Controle e atualização de informações sobre prazos, valores segurados, coberturas, exclusões, renovações e pagamentos de prêmios.
4. Gestão de sinistros:
Acompanhamento de ocorrências que envolvam indenizações, desde o registro do sinistro até a finalização do processo junto à seguradora.
5. Conformidade e legislação:
Garantia de que todos os processos estejam de acordo com normas da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e demais legislações do setor.