Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Celso Lisboa

  • Graduação
  • 6 semestres
  • Bolsas a partir de R$ 96,10
4

Boa

(14)

Ofertas para começar a estudar, aproveita!

Como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Celso Lisboa?

A Análise e Desenvolvimento de Sistemas é o processo de criação de softwares para empresas, desde análise de necessidades até design, codificação, testes e documentação.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências exatas e da Terra

  • Duração: de 2 a 3 anos

O que você vai aprender?

  • Arquitetura De Computadores

  • Fundamentos De Redes De Computadores

  • Introdução À Programação Estruturada Em C

  • Introdução À Segurança Da Informação

Como é a faculdade Celso Lisboa

Avaliação dos Alunos

4

Boa

14 avaliações

  • Empregabilidade
    3,7
  • Estrutura
    4,1
  • Professores
    4,1
  • localização
    4,1

Resumo da faculdade

  • mais de 9.000 alunos matriculados
  • mais de 190 docentes
  • 56 cursos de graduação e 235 de pós-graduação
  • 183 unidades

Dúvidas mais frequentes

O Centro Universitário Celso Lisboa se destaca por sua abordagem multidisciplinar, que busca formar profissionais aptos para atender às demandas do mercado de trabalho. Outro diferencial é o seu corpo docente, formado por professores experientes, que auxiliam os estudantes no desenvolvimento de estudos, pesquisas e projetos.

Além disso, a metodologia empregada valoriza a aprendizagem interativa, que prevê mudanças não só na relação aluno-professor, mas também no próprio espaço físico das salas de aula, que foram reestruturadas, atendendo a demanda de seus mais de 14 mil alunos.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), a formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas se enquadra como um curso tecnológico da área de Informação e Comunicação. Assim, sua nomenclatura pode ser concebida como C.S.T em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A sigla C.S.T refere-se a curso superior de tecnologia. Por isso, deve apresentar conteúdos gerais sobre esse campo, além dos conteúdos específicos da área.

Ao decorrer do curso, os estudantes têm contato com disciplinas de ciências exatas e atividades práticas envolvendo programação, que asseguram uma base teórica e prática.

A duração média do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é de 2 a 3 anos, período em que o aluno pode desenvolver seus estudos nas modalidades presencial ou a distância. Cada modelo possui sua especificidade que impacta na metodologia e duração do curso.

Como exemplo, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EaD permite que o estudante acompanhe os conteúdos de forma 100% on-line, quando e onde quiser, tendo em vista que as aulas e materiais são disponibilizados digitalmente na plataforma da instituição de ensino. Já no modelo presencial, o aluno deve comparecer frequentemente à instituição, contando, como diferencial, com os recursos disponibilizados pela infraestrutura da faculdade ou universidade.

Quais são as diferenças entre Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

As diferenças entre Tecnologia da Informação (TI) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) residem principalmente no foco e na abordagem de cada área. A Tecnologia da Informação é um campo amplo que engloba todos os aspectos relacionados à gestão e ao uso da tecnologia nas organizações. Isso inclui a infraestrutura de hardware e software, redes, banco de dados, segurança da informação, suporte técnico e a implementação de sistemas empresariais. Profissionais de TI são responsáveis por garantir que os sistemas de informação funcionem de forma eficiente e segura, além de gerenciar e manter a infraestrutura tecnológica.

Por outro lado, Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma área mais específica dentro do vasto campo da TI. Foca principalmente no desenvolvimento de software e sistemas que atendam às necessidades específicas dos usuários e das organizações. O curso de ADS prepara profissionais para projetar, desenvolver, testar e manter sistemas de software. Eles são treinados para entender os requisitos dos usuários, criar soluções tecnológicas inovadoras e garantir que estas soluções funcionem corretamente e de forma eficiente.

Enquanto a TI tem um enfoque mais abrangente e estratégico, envolvendo a gestão de todos os recursos tecnológicos de uma empresa, a ADS se concentra na criação e implementação de soluções de software. Profissionais de TI podem atuar em uma variedade de funções, desde administradores de redes até gerentes de projetos de tecnologia. Já os profissionais de ADS, geralmente, trabalham como desenvolvedores de software, analistas de sistemas, testadores de software e gerentes de desenvolvimento.

Em resumo, a principal diferença entre TI e ADS está no escopo de atuação: TI abrange uma gestão ampla da tecnologia dentro das organizações, enquanto ADS é especializado no desenvolvimento e manutenção de sistemas de software. Ambos são fundamentais para o funcionamento eficiente e inovador das empresas, mas cada um com seu foco e suas competências específicas.

Dica importante: Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

A Análise e Desenvolvimento de Sistemas é o processo de criação de softwares para empresas, desde análise de necessidades até design, codificação, testes e documentação.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma formação superior de tecnologia que prepara os estudantes para atuar no desenvolvimento e manutenção de sistemas computacionais. Durante a formação os alunos estudam técnicas voltadas à projetação de software eficientes.

O programa abrange tópicos que incluem a compreensão de linguagens de programação populares, bancos de dados, desenvolvimento web, arquitetura de software e segurança da informação.

Outra temática presente no curso é a análise de requisitos. Os alunos aprendem identificar as necessidades dos usuários e traduzi-las em especificações claras para os desenvolvedores. Isso ajuda a garantir que os sistemas resultantes sejam alinhados com as expectativas e requisitos do cliente.

O curso também pode abranger metodologias de desenvolvimento ágil, que ensinam os alunos a trabalhar em equipes colaborativas e a responder rapidamente às mudanças tecnológicas. Além disso, a resolução de problemas complementa a formação, permitindo que os estudantes aprendam a diagnosticar e solucionar erros de software, a otimizar o desempenho dos sistemas e a garantir a robustez das aplicações desenvolvidas.

A área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece diversas oportunidades profissionais. Os formados podem trabalhar como analistas de sistemas, programadores, desenvolvedores web, arquitetos de software, entre outros papéis relacionados.

Veja também: Se você tem interesse de cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pode encontrar bolsas de estudos que deixam as mensalidades mais baratas. Uma das boas opções de graduação nesta área com bolsas de estudo é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UFBRA.

Com o EaD.com.br, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

As melhores vagas da Celso Lisboa perto de você