Dança na Belas Artes
- 43 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 21,86

Como é o curso de Dança na Belas Artes?
A dança é uma forma de expressão artística e corporal que utiliza o movimento do corpo como principal meio de comunicação. Presente em diversas culturas ao longo da história, ela pode ter funções sociais, rituais, religiosas, terapêuticas ou simplesmente estéticas.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Artes
Duração: até quatro anos (8 semestres)
O que você vai aprender?
Comunicação (ead)
Psicologia Do Desenvolvimento E Da Aprendizagem
Laboratório De Corpo - Estudos Somáticos
Representações Do Corpo Nas Artes
Como é a faculdade Belas Artes
Resumo da faculdade
- mais de 5.000 alunos matriculados
- mais de 210 docentes
- 50 cursos de graduação e 102 de pós-graduação
- 4 unidades no estado de São Paulo
Dúvidas mais frequentes
A Belas Artes possui nota máxima (5) no indicador de Conceito Institucional (CI) do MEC, de acordo com o sistema e-MEC. A instituição foi avaliada com a nota 5 (também em escala até 5) em Conceito Institucional EaD (CI-EaD).
Ela também se destaca por sua infraestrutura de qualidade que integra teoria e prática, além de seu modelo educacional inovador, o Phygital, que combina experiências físicas e digitais. A instituição valoriza princípios como excelência acadêmica, responsabilidade social e ambiental, e criatividade. Seu compromisso com a ética, diversidade e autonomia cognitiva reforça sua visão de se manter como uma instituição de vanguarda, respeitando suas tradições e valores ao longo dos anos.
Além disso, disponibiliza o International Office Belas Artes, que proporciona a oportunidade de estudar em instituições internacionais. Atualmente, existem convênios ativos com universidades nos seguintes países: Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido.
O curso de Dança forma profissionais capacitados para atuar como intérpretes, coreógrafos, professores e pesquisadores na área da dança.
Ele pode ser oferecido como bacharelado, voltado à formação prática e artística, ou como licenciatura, com foco na docência e no ensino da dança na educação básica.
A duração média é de quatro anos e a grade curricular combina disciplinas teóricas e práticas. Entre os conteúdos estudados estão: história da dança, técnicas corporais (como balé, dança contemporânea, danças brasileiras e urbanas), improvisação, composição coreográfica, anatomia, pedagogia da dança e estética.
Os alunos participam ativamente de apresentações, projetos artísticos e estágios, o que estimula a vivência profissional desde a graduação. Ao final do curso, é comum que o estudante apresente um espetáculo ou trabalho prático como trabalho de conclusão de curso (TCC).
Além das aulas práticas em estúdio, o curso incentiva o pensamento crítico e reflexivo sobre o papel da dança na sociedade e suas diversas manifestações culturais.
Como é o bacharelado em Dança?
O bacharelado em Dança prepara coreógrafos e dançarinos a trabalhar em companhias de dança, produções artísticas, e projetos independentes. No programa, os estudantes desenvolvem competências criativas e interpretativas, além de estudar a história da dança e diferentes técnicas e estilos.
O aprendizado é agrupado em três eixos do conhecimento:
Técnicas e Estilos de Dança: Aborda diferentes modalidades, como balé clássico, dança contemporânea, jazz, entre outros.
Criação Coreográfica: Estudo e prática da criação de coreografias, com ênfase na expressão artística e no desenvolvimento de obras originais.
História e Teoria da Dança: Explora as origens, evolução e influências da dança ao longo do tempo, situando-a no contexto cultural.
Como é a licenciatura em Dança?
A licenciatura em Dança é voltada para quem deseja atuar no campo educacional, seja em escolas de educação básica, projetos sociais, ou programas comunitários. O curso ensina sobre as bases pedagógicas, com foco no desenvolvimento regular.
As lições contemplam as seguintes áreas:
Didática e Metodologia do Ensino de Dança: Estudo das técnicas de ensino e aprendizagem da dança, com foco em diferentes públicos e faixas etárias.
Psicologia e Desenvolvimento Humano: Aborda as teorias psicológicas que influenciam o aprendizado da dança, focando no desenvolvimento motor e expressivo dos alunos.
Estágio Supervisionado em Escolas: Aplicação dos conhecimentos teóricos em sala de aula, com supervisão de profissionais experientes na área educacional.
Se você deseja descobrir se o curso de Dança é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
A dança é uma forma de expressão artística e corporal que utiliza o movimento do corpo como principal meio de comunicação. Presente em diversas culturas ao longo da história, ela pode ter funções sociais, rituais, religiosas, terapêuticas ou simplesmente estéticas.
A dança combina ritmo, música, técnica e emoção, podendo ser praticada de maneira espontânea ou coreografada. Além de ser uma manifestação cultural, também é uma atividade física que contribui para o bem-estar, o condicionamento físico e o desenvolvimento da coordenação motora.
Cada estilo de dança tem suas particularidades, refletindo valores, tradições e identidades dos grupos que a praticam.
Encontre bolsas de estudo para o curso de Dança