Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

Conheça os diversos tipos de cursos a distância

11 de julho de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

A diversidade de tipos e formatos de cursos a distância (EAD) é muito maior do que a gente imagina.

Da formação profissionalizante à pós-graduação, encontramos opções para todos os gostos, em diferentes áreas do conhecimento e que agradam até mesmo aqueles que preferem estudar presencialmente uma parte do tempo.

Conheça os diversos tipos de cursos a distância disponíveis no Brasil e escolha aquele que mais combina com você. Veja também boas opções de faculdade EAD para ter seu diploma reconhecido!

Tipos de cursos a distância

No Brasil temos pelo menos sete tipos de cursos a distância. Conheça cada um deles:

1. Ensino médio e fundamental ? São cursos direcionados a estudantes que querem terminar o ensino básico. Podem ser oferecidos por instituições públicas e privadas e são voltados para adultos que não tiveram oportunidade de estudar no tempo regulamentar. Também existe a opção de supletivo a distância.

2. Cursos de nível técnico ? Formam profissionais de nível médio e geralmente são focados na aquisição de alguma habilidade específica. Têm duração curta, entre um ano e meio e dois. Alguns são bem conhecidos, como o Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Administração e Técnico em Recursos Humanos. Cuidado para não confundir técnico com tecnólogo. Veja a diferença a seguir.

3. Curso de tecnólogo ? Os tecnólogos são cursos de nível superior focados em uma área específica do conhecimento. Fazem muito sucesso no Brasil porque são voltados às necessidades do mercado de trabalho, têm alta empregabilidade e um tempo de formação mais curto. Alguns exemplos: Gestão em Recursos Humanos, Empreendedorismo, Logística e Gestão Ambiental.

4. Curso de formação de professores ? As licenciaturas são as modalidades mais comuns da educação a distância. A missão aqui é formar professores do ensino fundamental e médio. Tem opções em todas as áreas do conhecimento: Letras, Ciências Biológicas, Química, Física, Matemática, História, Geografia, Educação Física e muito mais. Entre eles, Pedagogia é o que mais se destaca na preferência dos brasileiros. A graduação ocupa o primeiro lugar na lista de matriculados entre todos os tipos de cursos EAD. Geralmente as licenciaturas EAD têm duração de quatro anos.

5. Bacharelado ? Os bacharelados também estão se tornando cada vez mais comuns na educação a distância. Com duração média de quatro anos, formam profissionais com um perfil mais generalista. No EAD, os mais conhecidos são Administração, Serviço Social e Ciências Contábeis. Cursos como Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Elétrica também têm caído no gosto do brasileiro.

6. Pós-graduação ? Os cursos de pós-graduação a distância também crescem sem parar no Brasil. Existem milhares à disposição dos alunos, mesmo em áreas que não têm ainda uma opção de graduação a distância, como Odontologia e Direito. O tempo pode variar conforme o nível de formação (especialização, MBA, mestrado ou doutorado). As formações variam de faculdade para faculdade.

7. Cursos livres ? Aqui o terreno é ilimitado. Os cursos livres a distância podem ser de qualquer tipo, oferecer qualquer dinâmica em qualquer área. Podem, inclusive, ser totalmente online. Têm apenas o objetivo de complementar ou trazer novos conhecimentos aos interessados. Os de idiomas são bastante comuns. Não oferecem grau de formação, como os demais. Podem também ser oferecidos pelas empresas para seus funcionários, com conteúdos corporativos sobre produtos e serviços, código de ética, competências comportamentais e muito mais.

Formatos de cursos a distância

Exceto pelos cursos livres, os cursos a distância no Brasil precisam, por lei, oferecer um determinado número de atividades presenciais.

O percentual de encontros varia de acordo com o tipo de formação. Cursos que demandam mais atividades práticas, como Engenharia ou Enfermagem, terão mais encontros presenciais. Os mais teóricos terão maior parte da sua carga horária feita a distância.

Conheça os três principais formatos de cursos a distância:

1. A distância ? São cursos que têm a maior parte da carga de disciplinas a distância. Por determinação do Ministério da Educação, 80% das aulas podem ser feitas pela internet, no ambiente virtual de aprendizagem disponibilizado pela instituição de ensino. Os outros 20% devem ser cumpridos em encontros presenciais, que podem ser apresentação de trabalhos, atividades de laboratório ou aplicação de provas finais. A frequência desses encontros pode ser quinzenal, mensal ou até mesmo semestral, dependendo do curso e da instituição.

2. Semipresencial ? São cursos que têm parte das atividades a distância e parte presencial. É o tipo ideal para quem gosta tanto de estudar remotamente quanto presencialmente. Graduações que exigem mais aulas em laboratório adotam esse modelo. O percentual de cada tipo de atividade vai variar de acordo com a instituição.

3. Presencial com atividades a distância ? São cursos que têm maior parte da carga presencial mas oferecem algumas atividades a distância. É o inverso do primeiro tipo. Muitas graduações, principalmente as mais técnicas, como Engenharia, têm oferecido essa possibilidade ao aluno. Nesse caso, o MEC permite que até 20% das atividades sejam realizadas no modelo EAD.

Onde estudar a distância

Selecionamos para você algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você poderá estudar a distância com a certeza de que receberá um diploma válido em todo o Brasil. Todas elas contam com programas de bolsas, financiamentos, descontos e convênios. Confira:

Veja também:

Cursos a distância com maior empregabilidade

Ainda tem dúvidas em relação aos tipos de cursos a distância? Compartilhe com a gente nos comentários!

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.