Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Tensão na hora do vestibular? Confira 6 dicas para se sair bem!

O momento pré-vestibular já é naturalmente tenso. Mas acredite, você pode passar por esta fase com um pouco mais de tranquilidade. Separamos uma série de dicas pra que você se sinta mais tranquilo antes e durante a maratona de provas. São dicas para frear a adrenalina e se manter calmo diante a este desafio.

Separe tempo para o lazer

Esta máxima vale ser lembrada para todo pré-universitário. Acompanhando este momento de estresse, a maioria opta por intensificar a jornada de estudo. No entanto, é altamente recomendável arejar as ideias. Uma boa pedida é aumentar seu repertório vendo filmes ou indo ao teatro, por exemplo. Manter-se atualizado também contribui para o seu melhor rendimento nas provas. Caso você opte por outro tipo de lazer, faça com a consciência tranquila, afinal de contas você pode e deve se divertir.

Mude de ares

Estudar todos os dias no mesmo lugar pode te desestimular. Use e abuse dos espaços livres e públicos da cidade. Parques, bibliotecas e praças podem ser bons lugarespara estudar. Muitos lugares públicos já possuem, inclusive, internet. Verifique esta possibilidade e mude completamente de ares.

Menos é mais

Muitos estudantes passam o dia inteiro focado nos livros e apostilas. No entanto, não é necessário passar tantas horas, principalmente trocar noites de sono estudando. Menos, na maioria dos casos, é mais. Estudar pela manhã é sempre o melhor horário. A noite já estamos cansados e não retemos tanta informação. Se você não tiver realmente outro horário, vale a pena deixar os assuntos mais leves para serem estudados no período da noite. A ideia é ter um bom plano de estudose disciplina para cumprí-lo. Assim, você rende mais sem precisar se matar de estudar!

Estude com os amigos

Estudar em grupo pode ser interessante não só para romper com a rotina, mas por ser um jeito de aprender de modo diferente. É interessante ter pessoas com habilidades distintas pra que o conhecimento seja compartilhado. Levar exercícios e a lista de dúvidas também pode ser útil. Mas cuidado! Certifique-se que o objetivo do colega é o mesmo que o seu. Evite distração com assuntos que não estão ligados as matérias do vestibular e tenha parcimônia com a frequência do grupo de estudos.

Não vire a noite estudando antes das provas

Se o que você estudou não foi suficiente para as provas, não será no dia anterior que você irá recuperar isto. É absolutamente importante que você tenha uma noite de sono tranquila e completa. Durma pelo menos oito horas, ou seja, não vire a noite estudando!

Alimentação equilibrada

Parece clichê, mas até a alimentação contribui para o seu sucesso nos exames. Comida é energia e você precisará dela para estudar e realizar as provas. Comer adequadamente dá mais ânimo e disposição. Opte por frutas, alimentos leves e beba bastante líquido. No dia da prova, inclusive, leve algo para ser beliscado durante o exame. Chocolate e barra de cereais também são bem- vindos. Não esqueça a garrafa de água para o dia da prova! Todas estas dicas só poderão ser aplicadas mediante a uma única condição: a sua organização. É possível ter lazer, comer e dormir adequadamente e evitar o stress comum a este período da vida.

Organizando-se é possível estudar o suficiente e ir absolutamente seguro para o exame. Se organização não é o seu forte, faça um grande cronograma, inclusive com as datas das provas que você deseja fazer. Se o seu planejamento de estudos for de um ano, planeje os seus estudos nos doze meses, inclusive com os livros de leitura obrigatória no vestibular. Sucesso no exame!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário