161Views 0Comentário
Existe ProUni e FIES para EAD?
Os programas de bolsa e financiamento para o EAD
Alunos que optam por fazer uma graduação a distância costumam ter dúvidas a respeito dos programas de bolsas e financiamento promovidos pelo Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Primeiramente, você deve entender o que é cada um desses programas e se eles são aplicados para beneficiar os alunos que escolhem fazer uma faculdade na modalidade de Ensino a Distância (EAD).
O que é o ProUni?
O ProUni é o programa do Ministério da Educação (MEC) que disponibiliza bolsas parciais e integrais para estudantes brasileiros em faculdades particulares. O ProUni tem bolsas de estudos em cursos presenciais e a distância.
Para se inscrever no ProUni é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente e ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na prova de redação.
Além da nota no Enem, o aluno que deseja participar do programa de bolsas de estudo do governo deve atender a alguns requisitos referentes à situação escolar e à renda familiar, como não ultrapassar três salários mínimos brutos mensais por pessoa.
As inscrições para o ProUni são gratuitas e o processo seletivo utiliza a nota do Enem como critério. São duas edições por ano, no primeiro e no segundo semestre. Saiba mais no site oficial do ProUni.
A oferta de vagas do ProUni muda a cada semestre. Conheça algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que costumam participar do ProUni e oferecem cursos a distância:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
O que é o Fies?
O Fies é um programa de financiamento estudantil a juros baixos oferecido pelo governo federal para aqueles alunos que não têm condições de pagar pela sua graduação.
É obrigatório ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação para se inscrever no FIES. Além disso, também é preciso cumprir requisitos de renda familiar.
Por enquanto, o FIES só financia cursos superiores na modalidade presencial. O estudante de curso superior a distância que precisar de um empréstimo para pagar a faculdade pode recorrer ao crédito estudantil privado. Apesar de ter juros mais altos e prazo de pagamento mais curto, existem empresas de financiamento privado que oferecem crédito para cursos a distância. Todas as faculdades participantes do ProUni que listamos acima oferecem também facilidades de pagamento para seus cursos EAD.
Veja também:
Os cursos a distância mais baratos
Você pretende usar o ProUni para entrar em um curso superior a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!