dcsimg

Saiba como funciona um mestrado EAD

(0.0 de 0)

Entenda como funciona o mestrado a distância e veja onde estudar para ter seu diploma reconhecido no mercado!

mestrado-ead

O mestrado é uma pós-graduação do tipo stricto sensu que pode ser feita nas modalidades: presencial, semipresencial e a distância. Um curso de mestrado dura em média dois anos e ao final desse período o aluno deve defender uma dissertação para obter o grau de mestre.

Existem dois tipos de mestrado a distância no Brasil:

  • Mestrado Acadêmico: tem foco no meio acadêmico, aprofundando técnicas e conhecimentos científicos para formar pesquisadores e professores do ensino universitário.
  • Mestrado Profissional: tem foco na qualificação profissional, aperfeiçoando conhecimentos científicos e de pesquisa para a atuação no mercado de trabalho. Quem faz o mestrado profissional também pode lecionar em universidades.

Como funciona o mestrado EAD

Assim como acontece em qualquer pós-graduação presencial, para entrar no mestrado a distância é obrigatório ter o diploma de ensino superior. A lista de documentos exigidos e o processo seletivo variam de acordo com a instituição, podendo incluir, entre outras etapas:

  • análise de Curriculum Vitae;
  • provas presenciais ou virtuais;
  • entrevista virtual ou presencial.

A metodologia dos cursos de mestrado EAD também varia de acordo com o programa e a instituição. É importante perguntar sobre o tipo de atividade e o tempo de dedicação exigidos antes de se matricular, para que você saiba o que esperar e possa organizar melhor seu tempo de estudo

Vale lembrar que, mesmo sendo um curso a distância, o mestrado EAD também tem encontros e atividades presenciais. Isso porque todo mestrado a distância, de acordo com a legislação do MEC, precisa obrigatoriamente incluir:

  • Atividades e provas presenciais.
  • Qualificação presencial para a defesa da dissertação.
  • Apresentação presencial da dissertação, sendo que pelo menos um professor da banca deve ser de fora da instituição.

Para poder oferecer um curso de mestrado a distância, a instituição de ensino precisa ser reconhecida pelo MEC. Além disso, deve submeter o programa à autorização da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e comprovar que mantém um grupo de pesquisa na mesa área de conhecimento do curso oferecido.

Diploma de mestrado EAD vale?

Sim. O diploma de mestrado obtido em curso a distância vale tanto quando o presencial, desde que o curso tenha sido autorizado pelo MEC e pela Capes. Tanto o mestrado acadêmico EAD como o mestrado profissional EAD conferem o mesmo título: mestre.

Com um diploma de mestrado EAD reconhecido pelo MEC, você poderá:

  • lecionar em cursos superiores,
  • concorrer a uma vaga de emprego em empresa pública ou privada que exija esse grau de titulação,
  • inscrever-se em um programa de doutorado (EAD ou presencial).

Graduações a distância reconhecidas pelo MEC

O diploma de graduação obtido em um curso EAD reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial. Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação EAD:

Onde encontrar mestrado EAD

A Capes publica regularmente a lista dos cursos de mestrado, tanto presenciais como EAD, que obtiveram avaliação positiva (mínimo 3, de uma nota que vai de 1 a 7). Você pode fazer uma busca por área de conhecimento, nota, região ou instituição em: capes.gov.br/cursos-recomendados

Veja também:

Lato Sensu EAD

Já fez ou está pensando em fazer um mestrado a distância? Compartilhe sua experiência com a gente.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);