dcsimg

Entenda como funciona o Lato Sensu EAD

(0.0 de 0)

Entenda o que é lato sensu e como funciona esse tipo de pós-graduação EAD!

diploma

A expressão lato sensu vem do latim e significa “em sentido amplo”. Ela é usada para classificar cursos de pós-graduação, compreendendo especializações e MBAs (Master in Business Administration), tanto a distância como presenciais.

No Brasil, é grande a oferta de pós-graduação lato sensu EAD nas mais diversas áreas de conhecimento, em instituições privadas e públicas. Para cursar qualquer um deles, é obrigatório ter o diploma de ensino superior.

Pós lato sensu EAD reconhecida pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) tem as seguintes regras para que o curso de pós-graduação lato sensu EAD seja válido:

  • Duração mínima de 360 horas, sem contar tempo individual de estudo e o tempo necessário para elaboração e defesa da monografia ou trabalho de conclusão do curso.
  • Ofertados por instituições de educação superior credenciadas para EAD pelo MEC. (O curso não precisa ser credenciado, apenas a instituição).
  • Matrícula somente para quem tem diploma de nível superior.
  • Pelo menos 50% dos professores deve ter título de mestre ou de doutor, obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido.
  • As provas e a defesa da monografia ou trabalho de conclusão de curso devem ser presenciais.

De acordo com as regras do MEC, todas as instituições credenciadas para oferecer cursos superiores EAD podem também abrir vagas para cursos de especialização e MBA a distância. Para saber se o curso em que você está interessado tem o aval do MEC, consulte o portal e-MEC.

Diploma de especialização EAD tem validade?

Sim, desde que emitido por uma instituição de ensino superior credenciada pelo MEC para oferecer cursos EAD. Vale lembrar que, por se tratar de uma pós-graduação lato sensu, ao final do curso, o aluno recebe um certificado de conclusão (diplomas são para cursos de mestrado e doutorado).

Graduações reconhecidas pelo MEC

O diploma de uma graduação a distância também vale tanto quanto o presencial, desde que a universidade e o curso tenham o reconhecimento do MEC.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação a distância:

Veja também:

Você já escolheu sua pós lato sensu? Conte para a gente!

 

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);