dcsimg

Existe pós-graduação a distância?

(0.0 de 0)

Pós-graduação é um complemento, uma especialização para aqueles que já concluíram pelo menos um curso superior. Essa pós-graduação pode ser Lato Sensu ou Stricto Sensu.

existe-pos-distancia

Pós-graduação a distância: continuação dos estudos

Os cursos de graduação a distância tem boa avaliação do Ministério da Educação (MEC) e tem ganhado cada vez mais destaque entre os melhores cursos do país. Muitas pessoas que formam uma graduação, seja ela a distância ou não, desejam continuar os estudos e fazer uma pós-graduação. Mas, será que existe pós-graduação a distância? Antes de procurar a resposta para essa pergunta, vamos entender o que é e quais tipos de pós-graduação existem. Nem todos os graduados desejam e fazem uma pós-graduação, apesar de aumentar cada vez mais o número de pessoas que buscam essa complementação. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo é muito importante que as pessoas busquem sempre aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos e um dos caminhos mais indicados para esse tipo de atualização é a pós-graduação a distância.  

[Veja aqui maiores informações sobre: faculdades a distância!]  

Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu

Pós-graduação é um complemento, uma especialização para aqueles que já concluíram pelo menos um curso superior. Essa pós-graduação pode ser Lato Sensu ou Stricto Sensu. Lato Sensu é uma palavra em latim que significa “em sentido amplo”. Cursos de pós-graduação Latu Sensu a distância não oferecem títulos de mestrado e doutorado, mas são reconhecidos no mercado de trabalho e tem uma carga horária mínima de 360 horas. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado e não um diploma. Um exemplo de curso Lato Sensu é o MBA - Master of Business Administration. O curso de pós-graduação Lato Sensu é indicado para aquelas pessoas que desejam fazer um curso mais prático, voltado para as necessidades de mercado e para quem deseja se aprofundar em uma das áreas do seu conhecimento e da sua graduação. Stricto Sensu também é uma palavra em latim que significa “em sentido estrito”. Esse tipo de pós-graduação a distância oferece os títulos de mestre e doutor aos alunos que concluíram algum curso do ensino superior e que atendam às exigências descritas no edital da instituição de ensino.

Outra diferença do Lato Sensu é que, ao concluir o Stricto Sensu, o aluno recebe um diploma. O curso de pós-graduação a distância Stricto Sensu é indicado para aquelas pessoas que desejam seguir a carreira acadêmica, ou seja, trabalhar como pesquisador ou como professor em instituições de ensino superior.

[Pensando no seu futuro? Considere uma faculdade perto de você.]

MEC e a Pós-Graduação a distância

Voltando à pergunta da existência de pós-graduação na modalidade EAD, a resposta é afirmativa. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os cursos de pós-graduação Lato Sensu podem ser oferecidos aos alunos se a instituição de ensino superior possuir credenciamento junto ao MEC para educação a distância. As provas devem ser obrigatoriamente presenciais, assim como a defesa da monografia ou o trabalho de conclusão de curso.

Atualmente, tem sido muito mais fácil chegar até a faculdade. Existem muitos programas do Governo Federal criados com a finalidade de aumentar o número de universitários, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Por conta disso, ter um diploma de ensino superior deixou de ser considerado um diferencial como era antigamente.  Esse é um dos principais motivos que uma graduação seguida de uma pós-graduação a distância pode trazer grandes benefícios para a carreira de um recém-formado. A opção de fazer uma pós-graduação a distância abre portas para aqueles alunos que não tem tanto tempo para frequentar uma universidade e desejam aprimorar seus conhecimentos. Ser especialista em um assunto dentro da área que você escolheu é primordial para aqueles que buscam ter um diferencial e um destaque na carreira profissional.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);