Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Veja os melhores cursos de Gastronomia a distância

Estudar Gastronomia a distância parece coisa de ficção científica – afinal, como é possível aprender a cozinhar sem mexer em panelas, fogões, máquinas e ingredientes?

Mas na verdade é possível sim, e mais simples do que você imagina.

Não é à toa que o formato está se tornando muito popular por quem procura esse curso.

Gastronomia, por ser uma área muito concorrida, vem exigindo cada vez mais uma formação de alto nível de seus profissionais.

Para quem está querendo enveredar por essa área, essa é uma dica importante: só uma instituição de qualidade, aliada ao seu talento, irá permitir uma entrada triunfante no mercado de trabalho.

Como a gente quer ver você brilhando nas cozinhas mais estreladas do país, fomos atrás dos melhores cursos de Gastronomia a distância. Acompanhe a seguir!

Os melhores cursos de Gastronomia a distância

Os cursos de Gastronomia a distância são bem recentes no Brasil e estão disponíveis ainda em poucas faculdades pelo país.

Por enquanto, pouco mais de 20 instituições de ensino superior contam com essa opção – e todas estão na rede particular.

Por ser novidade, o curso de Gastronomia de muitas das faculdades EAD ainda não foi avaliado – em parte porque, na maioria dos casos, as primeiras turmas ainda não concluíram os estudos.

De todas as faculdades de Gastronomia a distância, apenas duas já passaram pelo crivo do MEC: a Universidade Anhembi Morumbi (UAM), que recebeu uma avaliação considerada boa, e a Unicesumar, considerada excelente.

É possível dizer, portanto, que a Unicesumar tem hoje o melhor curso de Gastronomia a distância.

A instituição recebeu conceito 4 (o máximo possível é 5) no item que leva em conta fatores como qualidade da infraestrutura das salas de aula, dos laboratórios e das cozinhas, nível de formação dos professores, plano de desenvolvimento pedagógico e qualidade do material didático disponível.

A Anhembi Morumbi recebeu conceito 3 no mesmo item.

Outras faculdades que têm o curso de Gastronomia a distância

Mesmo ainda sem os indicadores do MEC, é possível pode escolher fazer um curso de Gastronomia a distância em uma faculdade que já conhecemos e na qual confiamos.

Por isso a gente separou algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas que oferecem o curso.

É uma alternativa interessante para você dar seus primeiros passos no mercado de trabalho mais adiante. Confira:

Como fazer o curso de Gastronomia a distância

Em boa parte das faculdades que oferecem o curso de Gastronomia a distância, o formato de estudos adotado é o semipresencial.

Ou seja, por mais que o curso seja “a distância”, o aluno terá de comparecer à faculdade com certa frequência para acompanhar as aulas práticas em laboratórios ou cozinhas industriais no polo ou campus da faculdade escolhida. Essa frequência varia de faculdade para faculdade.

A parte online, reservada aos conteúdos mais teóricos, acontece em um ambiente virtual de aprendizagem. Nesses espaços, que são acessados de qualquer lugar do mundo pela internet, o estudante encontra todo o material necessário para um bom aprendizado: apostilas, livros digitais, aulas em vídeo, animações, apresentações, lista de tarefas, links, referências e muito mais. Aqui é possível estudar no seu próprio ritmo, encaixando as aulas nos seus horários.

O ambiente conta ainda com ferramentas de comunicação e interação, o que permite ao aluno interagir com colegas de curso, conversar com tutores e tirar dúvida com professores.

Para atuar na área de Gastronomia não é obrigatório ter diploma de nível superior, mas vale lembrar que a grande concorrência na área tem exigido profissionais com formação de alto nível – por isso vale a pena investir num estudo de qualidade.

O curso de Gastronomia a distância feito em uma faculdade reconhecida pelo MEC tem validade formal no mercado de trabalho. O aluno pode usar o diploma para tentar vagas que exigem nível superior, se inscrever em concursos públicos vou fazer cursos de pós-graduação.

A graduação em Gastronomia a distância é do tipo superior em tecnologia (tecnólogo) e tem duração de dois anos, em média.

Veja também:

Saiba tudo sobre os cursos EAD da Anhanguera

O que achou do curso de Gastronomia a distância? Vai tentar esse modelo ou vai ficar no presencial mesmo? Compartilhe suas escolhas com a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário