dcsimg

Entenda se dá para fazer o vestibular da faculdade online

(0.0 de 0)

Todos os anos, milhões de candidatos lotam as escolas públicas e particulares para fazer o vestibular, um dos caminhos para quem quer realizar o sonho de fazer um curso superior.

Os candidatos ficam pelo menos cinco horas dentro de uma sala de aula fazendo a prova, concentrados e em silêncio. Mas além do desconforto de ficar cinco horas sentado, existem restrições para ir ao banheiro ou beber água — só é permitido sair da sala acompanhado de um fiscal. Chato, né?

E se você pudesse fazer o vestibular pela internet, do conforto da sua casa, não seria muito mais interessante? Pois temos uma notícia para te dar: sim, isso é perfeitamente possível!

Vestibular online e vestibular agendado

De fato, algumas instituições oferecem a opção do vestibular online, mas não são todas. Neste caso, os candidatos recebem login e senha para entrar no sistema do vestibular e têm um limite de tempo para terminar a avaliação. Cada faculdade desenvolve sua própria estrutura de prova e estabelece seus prazos para realização da prova, divulgação do resultado e efetivação da matrícula.

Mas essa não é a única alternativa para quem não quer fazer o vestibular tradicional. Você já ouviu falar no vestibular agendado? Trata-se também de uma prova que permite o acesso ao ensino superior, mas ela é marcada de acordo com a disponibilidade do candidato, no melhor dia e horário para ele. Caso você se interesse pelo vestibular agendado, a seguir damos o passo a passo para marcar sua prova no site da faculdade escolhida.

1 - Entre no site da instituição, escolha o curso e a unidade de ensino (ou polo) onde deseja fazer a prova.

2 - Preencha a ficha de inscrição (é nesse momento que você vai escolher o melhor dia e horário para você).

3 - Depois que a inscrição for confirmada, por sms ou e-mail, compareça no local, dia e horário marcados para fazer a prova.

4 - Após 48 horas, verifique o resultado da prova no site da faculdade.

5 - Parabéns! Dirija-se presencialmente à instituição, mas não se esqueça de levar todos os documentos necessário para realizar a matrícula!

Se você quer saber a estrutura da prova do vestibular agendado com antecedência, deve entrar em contato com a instituição. As questões podem ser discursivas, de múltipla escolha ou somente uma redação, depende muito da faculdade. O ideal é dar uma conferida antes para não ser pego(a) de surpresa e poder se preparar melhor.

Abaixo, selecionamos algumas instituições que oferecem tanto o vestibular tradicional como o agendado:

Uma curiosidade sobre a UNIFRAN e que pode te interessar é que esta instituição oferece bolsa integral para quem acertar pelo menos 75% das questões no vestibular tradicional. Isso mesmo, na UNIFRAN o candidato do vestibular tradicional que acertar 75% das questões tem 100% de bolsa até o final do curso! Bom, né? Deu uma animada aí?

Faculdade sem vestibular

Embora seja de comum acordo que o vestibular agendado é bem mais tranquilo que o tradicional, acredite, existe um meio ainda muito mais simples de entrar na faculdade. Não faz ideia como? O bom e velho Enem!

O Enem é, na verdade, uma avaliação que mede a qualidade do Ensino Médio no Brasil. Mas de acordo com a pontuação obtida, o estudante pode entrar direto na faculdade. Isso mesmo, sem vestibular ou qualquer outro processo seletivo.

Mas é preciso dizer que o estilo de prova do Enem é parecido com o vestibular tradicional. Sim, o candidato também tem que ficar horas fechado em uma sala resolvendo as questões da prova. Mas só o fato de ficar livre da pressão do vestibular já vale a tentativa, não é mesmo?

Depois que souber quanto tirou, você poderá usar essa nota para entrar direto na faculdade. Quanto maior a nota, maiores serão as chances de ser aceito! E o melhor é que, dependendo da sua nota, ainda existe a possibilidade de conseguir bolsa de estudo em algumas universidades. Demais!

Mas afinal, onde estudar?

Tudo bem, a gente sabe que é muita informação para assimilar de uma vez. Para te ajudar, listamos abaixo algumas instituições em que você pode fazer o vestibular tradicional, agendado ou até mesmo entrar direto com a nota do Enem. E o mais legal é que essas faculdades oferecem bolsas de estudos e descontos próprios. Agora, escolha a faculdade e depois é só partir para o  abraço!

Veja também:

Descubra se é possível fazer o vestibular online

Como é o vestibular EAD

E aí, vestibular tradicional, agendado ou Enem? Estamos curiosos para saber, conte aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro