dcsimg

Vale a pena fazer uma faculdade a distância?

(0.0 de 0)

Está pensando em fazer uma faculdade a distância e não sabe se vale a pena? Veja nossas dicas!

Vale a pena fazer uma faculdade a distância?

Os números mostram que o EAD vem atraindo cada vez mais adeptos no Brasil. Somente em cursos de nível superior já são mais de um milhão de alunos que optam por essa modalidade de ensino, de acordo com os dados mais recentes do Censo do Ensino Superior.

Se considerarmos os cursos livres (aqueles não precisam da autorização do MEC para funcionar), os treinamentos corporativos online, as graduações e pós-graduações, o número de estudantes a distância no Brasil ultrapassa 6 milhões, de acordo com dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Os motivos que levam esses estudantes a escolherem o ensino a distância são vários: flexibilidade, comodidade, mensalidades mais acessíveis, economia de tempo e morar longe dos grandes centros estão entre os principais.

No caso dos cursos superiores EAD, a escolha também pode ser motivada pela qualidade dos cursos (muitos universitários que fazem curso a distância obtêm nota superior no Enade, em comparação com o mesmo curso na modalidade presencial) e pelo reconhecimento do diploma.

O diploma obtido em um curso superior EAD vale tanto quanto o presencial, desde que o curso seja reconhecido pelo MEC. Por isso, saber onde buscar essa informação é fundamental para que o seu investimento em um curso EAD seja recompensado.

Pesquise a oferta de cursos e se a universidade é credenciada pelo MEC

Para que a sua experiência com o EAD seja proveitosa, é necessário que você pesquise a oferta dos cursos, o material oferecido pela escola, o modo de avaliação, a qualidade da tutoria e toda a estrutura de apoio que terá ao fazer o curso. É importante saber, sobretudo, se esta universidade escolhida é credenciada pelo MEC, para que o diploma obtido ao final do curso tenha validade.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância:

Pode também fazer uma consulta mais rápida pelo curso e/ou faculdade de seu interesse em Faculdades a Distância.

Saiba que terá que dedicar tempo aos estudos

Alguns cursos a distância oferecem aulas presenciais uma vez por semana. O resto do tempo, você terá que estudar em casa para as tarefas diárias, que são cobradas pelos tutores. Por isso, não pense que o EAD será mais fácil que o estudo convencional. A diferença (e grande vantagem!) é que você estuda nos horários mais convenientes para você, mas isso não significa que no curso a distância você estudará menos. A boa notícia é que você se tornará uma pessoa mais concentrada e pronta para trabalhar de forma mais autônoma, características extremamente valorizadas no mercado de trabalho.

Você terá que, eventualmente, fazer provas na instituição de ensino

Para os cursos em universidades brasileiras é necessário fazer as provas finais de forma presencial e você terá que arcar com os custos da viagem ou simplesmente planejar estar disponível em datas determinadas. Antes de se matricular em um curso de quatro anos, é melhor já saber se será possível este tipo de deslocamento e escolher uma universidade que tenha polo de apoio presencial próximo de sua residência. Assim você aproveita o que o EAD tem de melhor!

Veja também:

Conheça as tecnologias usadas no ensino a distância

Você acha que o EAD vale a pena para você? Compartilhe suas ideias aqui nos comentários!

http://www.ead.com.br/ead/diploma-a-distancia-e-tao-reconhecido-quanto-presencial.html

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);