dcsimg

Tensão na hora do vestibular? Confira 6 dicas para se sair bem!

(0.0 de 0)

O vestibular sempre dá um frio na barriga! Contudo, com algumas dicas simples é possível evitar a tensão, se sair bem e ingressar no tão sonhado curso superior. Saiba como.

vestibular

O momento pré-vestibular já é naturalmente tenso. Mas acredite, você pode passar por esta fase com um pouco mais de tranquilidade. Separamos uma série de dicas pra que você se sinta mais tranquilo antes e durante a maratona de provas. São dicas para frear a adrenalina e se manter calmo diante a este desafio.

Separe tempo para o lazer

Esta máxima vale ser lembrada para todo pré-universitário. Acompanhando este momento de estresse, a maioria opta por intensificar a jornada de estudo. No entanto, é altamente recomendável arejar as ideias. Uma boa pedida é aumentar seu repertório vendo filmes ou indo ao teatro, por exemplo. Manter-se atualizado também contribui para o seu melhor rendimento nas provas. Caso você opte por outro tipo de lazer, faça com a consciência tranquila, afinal de contas você pode e deve se divertir.

Mude de ares

Estudar todos os dias no mesmo lugar pode te desestimular. Use e abuse dos espaços livres e públicos da cidade. Parques, bibliotecas e praças podem ser bons lugarespara estudar. Muitos lugares públicos já possuem, inclusive, internet. Verifique esta possibilidade e mude completamente de ares.

Menos é mais

Muitos estudantes passam o dia inteiro focado nos livros e apostilas. No entanto, não é necessário passar tantas horas, principalmente trocar noites de sono estudando. Menos, na maioria dos casos, é mais. Estudar pela manhã é sempre o melhor horário. A noite já estamos cansados e não retemos tanta informação. Se você não tiver realmente outro horário, vale a pena deixar os assuntos mais leves para serem estudados no período da noite. A ideia é ter um bom plano de estudose disciplina para cumprí-lo. Assim, você rende mais sem precisar se matar de estudar!

Estude com os amigos

Estudar em grupo pode ser interessante não só para romper com a rotina, mas por ser um jeito de aprender de modo diferente. É interessante ter pessoas com habilidades distintas pra que o conhecimento seja compartilhado. Levar exercícios e a lista de dúvidas também pode ser útil. Mas cuidado! Certifique-se que o objetivo do colega é o mesmo que o seu. Evite distração com assuntos que não estão ligados as matérias do vestibular e tenha parcimônia com a frequência do grupo de estudos.

Não vire a noite estudando antes das provas

Se o que você estudou não foi suficiente para as provas, não será no dia anterior que você irá recuperar isto. É absolutamente importante que você tenha uma noite de sono tranquila e completa. Durma pelo menos oito horas, ou seja, não vire a noite estudando!

Alimentação equilibrada

Parece clichê, mas até a alimentação contribui para o seu sucesso nos exames. Comida é energia e você precisará dela para estudar e realizar as provas. Comer adequadamente dá mais ânimo e disposição. Opte por frutas, alimentos leves e beba bastante líquido. No dia da prova, inclusive, leve algo para ser beliscado durante o exame. Chocolate e barra de cereais também são bem- vindos. Não esqueça a garrafa de água para o dia da prova! Todas estas dicas só poderão ser aplicadas mediante a uma única condição: a sua organização. É possível ter lazer, comer e dormir adequadamente e evitar o stress comum a este período da vida.

Organizando-se é possível estudar o suficiente e ir absolutamente seguro para o exame. Se organização não é o seu forte, faça um grande cronograma, inclusive com as datas das provas que você deseja fazer. Se o seu planejamento de estudos for de um ano, planeje os seus estudos nos doze meses, inclusive com os livros de leitura obrigatória no vestibular. Sucesso no exame!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: