dcsimg

Saiba como é a Licenciatura em Inglês a distância

(0.0 de 0)

Entenda como funciona o curso de Licenciatura em Inglês a distância e descubra onde é possível estudar esta graduação!

Saiba como é a Licenciatura em Inglês a distância

O curso de Licenciatura em Letras-Inglês tem como objetivo formar professores para esta disciplina. O licenciado em língua inglesa pode ministrar aulas no ensino fundamental, ensino médio e em cursos livres de idiomas.

Quem deseja fazer esta graduação mas mora longe de uma universidade ou trabalha nos horários de aula pode optar por uma faculdade a distância (EAD). Existem boas opções de instituições públicas e privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que oferecem este curso a distância.

Entenda como funciona a Licenciatura em Inglês EAD, o que se estuda e saiba onde encontrar esta graduação.

Como funciona a Licenciatura em Inglês a distância

Para se matricular em um curso de Licenciatura em Inglês é preciso ter o ensino médio completo e participar do processo seletivo da universidade.

Algumas universidades particulares aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso direto, ou seja, o aluno não precisa passar por outro processo seletivo. Outras disponibilizam algumas vagas para bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

A Licenciatura em Inglês tem duração de quatro anos e grande parte da carga horária do curso é cumprida através de aulas e atividades online. No entanto, algumas avaliações devem ser realizadas de forma presencial.

Entenda como funciona o curso de Licenciatura em Inglês EAD:

1. Ambiente de aprendizagem

Ao invés de salas de aula tradicionais, professores e alunos do curso de Licenciatura em Inglês EAD se encontram em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O AVA é um site onde os alunos matriculados têm acesso a conteúdos como vídeo-aulas, cronograma das disciplinas e materiais didáticos, entre outros.

Para conseguir acompanhar o andamento do curso, é importante que o aluno de EAD tenha familiaridade com tecnologia e saiba enviar e-mails, assistir a vídeos, editar textos, navegar na internet, etc.

2. Disciplinas

A grade curricular da Licenciatura em Inglês a distância é muito semelhante à do curso presencial. Um dos objetivos é fazer com que o aluno possa ler, interpretar e produzir textos em inglês. Além de disciplinas sobre linguística, estrutura gramatical e literatura em língua inglesa, a graduação conta ainda com matérias pedagógicas.

Veja algumas das principais disciplinas do curso de Licenciatura em Inglês EAD:

  • Desenvolvimento de Escrita em Inglês
  • Didática
  • Epistemologia
  • Fonologia do Inglês
  • Leitura de Textos Acadêmicos em Inglês
  • Língua Inglesa
  • Língua Portuguesa
  • Linguística
  • Produção Textual
  • Psicologia da Educação
  • Teoria da Literatura

3. Polos de apoio presencial

Os cursos de Licenciatura em Inglês a distância possuem polos de apoio presencial equipados com salas de aula, laboratório de informática e biblioteca. É nestes polos que são realizadas as atividades presenciais (encontros, aulas práticas, avaliações finais, apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, etc.).

Quando o aluno se matricula no curso ele deve escolher em qual polo fará as atividades presenciais obrigatórias.

4. Tutoria

Para todas as disciplinas do curso existe pelo menos um professor que fica responsável por fazer o plano de ensino, elaborar provas e atividades, corrigir as avaliações, tirar dúvidas dos alunos, etc.

Além da ajuda do professor, os alunos de Licenciatura em Inglês EAD contam com o auxílio de tutores. Os tutores ficam em contato direto com os estudantes pelo AVA, esclarecem dúvidas, fazem comentários nos fóruns de discussão, auxiliam no planejamento dos estudos e incentivam os alunos a participarem das atividades propostas.

Em cada polo existe um tutor que presta atendimento presencial aos alunos e acompanha as atividades realizadas no local.

5. Estágio

Para concluir a faculdade é obrigatório realizar um estágio supervisionado em escolas de educação básica. O estágio é realizado presencialmente e o aluno precisa ministrar algumas aulas de Língua Inglesa em uma turma do ensino fundamental e em outra do ensino médio.

O estágio faz parte da grade curricular do curso e possui um professor da universidade responsável por acompanhar e avaliar os alunos a distância. Presencialmente, quem acompanha é o tutor do polo e o professor da escola onde está sendo feito o estágio.

O aluno pode escolher em qual escola pretende estagiar, mas ela precisa estar conveniada com a universidade.

6. Diploma

Após concluir a faculdade o aluno recebe o título de licenciado em Letras-Inglês. No diploma não existe nenhuma distinção entre os cursos a distância e presenciais, ou seja, não mostra a modalidade de ensino que o aluno escolheu cursar.

Da mesma forma como acontece na modalidade presencial, o diploma de Licenciatura em Inglês a distância só terá validade se for obtido em um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Onde estudar Licenciatura em Inglês a distância

Confira algumas universidades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso de Licenciatura em Inglês a distância:

Essas faculdades participam do Programa Universidade para Todos (ProUni) e trabalham com facilidades como bolsas de estudos, convênios e descontos.

Veja também:

Letras EAD

Vai fazer o curso de Licenciatura em Inglês a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);