dcsimg

Projeto para universidade de ensino a distância

(0.0 de 0)

Saiba tudo sobre o projeto de lei da criação da primeira universidade de ensino a distância.

universidade-ead

Aloizio Mercadante, Ministro da Educação, anunciou recentemente que enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei para criação da primeira Universidade Federal de educação a distância. Para que você fique inteirado do que pode vir a ser uma revolução na educação brasileira, separamos as questões mais interessantes sobre este projeto de lei.

A proposta

A proposta é que a nova instituição de ensino incorpore a atual Universidade Aberta do Brasil (UAB) e que, dessa forma, a oferta de cursos de graduação a distância aumente. A ideia é que a demanda de alunos da UAB seja absorvida por essa universidade federal a distância, já que é uma solução que pode atender vários alunos que por algum motivo ainda não estão cursando o ensino superior. Por ser uma das prioridades do MEC a estrutura para começar a oferta de vagas é intensamente estudada.

O Brasil era um dos poucos países que não possuía uma universidade nacional pública a distância. Portugal, Espanha e Inglaterra, por exemplo, já possuem essa modalidade de ensino relativamente como a tradicional. Prova de que disseminar a educação a distância traz resultados positivos!

Saiba mais sobre a UAB, projeto que inspirou o projeto da universidade federal

A UAB recebe investimento do Governo Federal e oferta cursos de licenciatura e administração. O foco dos cursos é na formação de professores de educação básica da rede pública. Um acordo assinado por Mercadante no primeiro semestre de 2013 prevê também a expansão do projeto em Moçambique, que hoje conta com a participação de 3 províncias. Para o Ministro, a estratégia é, além de contribuir com a educação de um país de língua similar e menos desenvolvido que o Brasil, aprofundar as relações e deixar um legado no país. As matrículas da UAB, cerca de 250 mil, seriam absorvidas a partir da criação da nova universidade federal, que atenderia as demandas atuais por vagas no ensino superior.

A Universidade Aberta do Brasil tem como ideia a longo prazo ampliar os cursos ofertados por todos os outros que forem compatíveis à educação a distância. Cada curso de cada instituição de ensino poderá ser ofertado na Universidade Federal de Educação a Distância, desde que haja um polo presencial. A ideia é que no novo projeto as vagas que não forem preenchidas por professores da rede pública sejam abertas aos demais que se interessem.

Demandas de ensino superior no Brasil

A capacidade de absorção da demanda por ensino superior no Brasil ganhará melhorias consideráveis. Mercadante enfatizou que a nova universidade federal a distância será a solução para atender a demanda, hoje deficiente.

Porque apostar no ensino a distância para o Brasil

Uma das maiores vantagens do ensino a distância é a possibilidade de um modelo educacional em que a aprendizagem não tenha limitações como falta de acesso físico ou tempo suficiente para assistir às aulas em uma universidade tradicional, como jovens que trabalham por plantões ou turnos não favoráveis. Contudo, além dos polos de ensino, o governo precisará acelerar também a inclusão digital e facilitar ainda mais a compra de computadores ou tablets para a realização dos cursos.

Antigamente os cursos a distância não eram bem aceitos pelos próprios alunos pelo conteúdo realmente não transmitir tanta credibilidade. O cenário é outro! O ensino a distância vem conquistando seu espaço, comprovando eficiência e indicando uma boa saída para melhorar a educação no país. A ideia do projeto de lei para a criação da primeira universidade de ensino tem muito mais a ver com ampliar as oportunidades de ensino que atender quem não consegue ingressar nos cursos da forma tradicional. O projeto de lei tinha data de previsão para ser entregue pelo MEC em agosto, mas nenhuma nota oficial foi divulgada. Para acompanhar outras novidades da universidade federal de ensino a distância e outras informações do setor, continue acompanhando o nosso blog.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);