dcsimg

Conheça as profissões em alta em 2020

(0.0 de 0)

Veja quais são as profissões que estão em alta em 2020 e saiba onde estudar para seguir uma carreira de sucesso!

O mercado de trabalho está em constante mudança. O avanço tecnológico e as transformações sociais, econômicas e culturais são alguns dos fatores que influenciam diretamente o surgimento, crescimento ou decadência de determinada profissão.

Desse modo, uma carreira que estava em alta há uma década, hoje pode estar em baixa, já os cursos e especializações que não existiam podem ser essenciais para ocupar determinado cargo.

No mês de fevereiro, o LinkedIn listou as principais ocupações que estão em alta no Brasil em 2020. O estudo, chamado de Profissões Emergentes, fez um levantamento das profissões que estão com alta demanda no mercado.

A maior parte delas está relacionada ao setores de tecnologia da informação e internet. Da lista, selecionamos 5 profissões em alta no Brasil em 2020 para lhe ajudar a escolher onde estudar para exercê-las. Confira!

5 profissões em alta em 2020

O levantamento feito por especialistas da rede social profissional LinkedIn apontou as profissões mais procuradas e bem pagas pelas empresas no Brasil em 2020. São elas:

  • Gestor de Mídias Sociais
  • Representante de Vendas 
  • Cientista de Dados
  • Engenheiro de Dados
  • Recrutador Especialista em Tecnologia da Informação

Saiba um pouco mais sobre cada uma dessas carreiras e descubra qual curso estudar para exercer tais profissões.

Gestor de Mídias Sociais

O Gestor de Mídias Sociais é o profissional que lidera a equipe encarregada de administrar as redes sociais de uma empresa. Sua função é planejar uma estratégia de conteúdo, monitorar o engajamento com o público e avaliar as métricas de cada rede.

Dentre as habilidades essenciais, o profissional deve ter conhecimentos de marketing digital, domínio de redes sociais e familiarização com os programas Adobe Photoshop e Adobe Illustrator. Os principais setores que empregam gestores de mídias sociais são os de Publicidade e Marketing e Mídias Online.

Quem deseja exercer essa profissão deve ter formação superior em cursos como Propaganda e Marketing, Marketing ou Marketing Digital. Todos eles são encontrados na modalidade EAD.

Representante de Vendas

O Representante de Vendas é o profissional que representa comercialmente uma empresa, atuando na área de vendas de serviços ou produtos. Também é sua responsabilidade manter constantemente a comunicação e o contato com os clientes da companhia.

Dentre as competências fundamentais da profissão estão conhecimentos de outbound e inbound marketing, vendas internas, prospecção e pré-venda. Os setores que mais contratam são os de Tecnologia da Informação e Desenvolvimento de Software.

Para atuar como representante de vendas, o mais recomendável é investir no curso de Marketing.

Cientista de Dados 

O Cientista de Dados é um especialista em análises e compreensão de tendências, que dominam conhecimentos matemáticos e de programação.

Com o avanço da tecnologia e novos conhecimentos a respeito de big data e inteligência artificial, aumentou a procura por cientistas de dados familiarizados com linguagem Python, linguagem R e machine learning. Dentre os setores que mais contratam esse profissional estão os de tecnologia da informação, desenvolvimento de software, bancos e serviços relacionados à internet.

Para atuar na profissão, é necessário cursar a graduação em Ciência de Dados, que pode ser feita a distância. 

Engenheiro de Dados

Diferente do cientista de dados, responsável pela análise, o engenheiro de dados atua na construção da infraestrutura de dados, tendo o seu foco voltado para o planejamento, construção e manutenção de sistemas de armazenamento e processamento de dados.

O profissional muito procurado nos setores de tecnologia da informação, serviços de internet, desenvolvimento de software e banco, deve ter conhecimentos de banco de dados, linguagem Python, Apache Spark e Apache Hadoop.

Quem deseja seguir carreira como engenheiro de dados deve estudar Engenharia da Computação. Atualmente, há boas faculdades EAD que oferecem o curso.

Recrutador Especialista em Tecnologia da Informação (TI)

A área de recrutamento está sempre em alta. No entanto, o recrutamento especializado aparece entre as profissões mais procuradas no mercado de trabalho em 2020, especialmente na área da tecnologia da informação, também conhecida como TI.

Assim, além de conhecimentos na área de Recursos Humanos, o profissional deverá ter noções de TI, para realizar processos seletivos e contratações mais eficientes para as empresas. 

Atualmente, é possível se formar em um curso específico da área: a graduação tecnológica em Gestão de Tecnologia da Informação. A formação pode ser encontrada na modalidade EAD em faculdades como Cruzeiro do Sul Virtual, UNIFRAN e UNICID.

Outro curso recomendável é o de Gestão de Recursos Humanos, também disponível a distância.

Educação superior a distância: como funciona?

A educação superior a distância é uma modalidade de ensino pensada para facilitar o acesso dos alunos aos cursos universitário. Quem ingressa em um curso EAD tem a oportunidade de estudar quando e de onde quiser, podendo conciliar a graduação com outras atividades.

Os cursos a distância podem ser oferecidos de modo 100% online ou de forma semipresencial. Entenda a diferença:

  • Graduação EAD: nesta modalidade, o aluno faz o curso de forma 100% online, em ambiente virtual de ensino. Ele deve comparecer ao polo presencial apenas para a realização de provas e apresentação de trabalhos e TCC.
  • Graduação semipresencial: nesta modalidade as aulas online são conciliadas com as aulas práticas. Assim, é exigido que o aluno compareça à faculdade, no mínimo, uma vez na semana. Além disso, também são realizadas atividades em laboratórios e outros espaços presenciais.

Vantagens dos cursos de graduação a distância

As principais vantagens de escolher cursar uma graduação EAD são a economia de gastos e a flexibilidade de horário.

Isso porque os cursos oferecidos nessa modalidade costumam cobrar mensalidades mais baixas do que os presenciais. Além disso, não é necessário se deslocar diariamente até a faculdade.

Já a flexibilidade de horário permite que o aluno estude em seu próprio tempo, conciliando o curso com outras responsabilidades, como o trabalho.

Vale ressaltar que o diploma dos cursos EAD possuem a mesma validade do diploma dos cursos presenciais, uma vez que a modalidade é reconhecida pelo Ministério da Educação

Onde fazer os cursos superiores das profissões em alta em 2020?

Selecionamos algumas boas faculdades, reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, que oferecem as graduações EAD mencionados neste artigo, como:

  • Publicidade e Propaganda
  • Marketing
  • Marketing Digital
  • Engenharia da Computação
  • Ciência de Dados
  • Gestão de TI 
  • Gestão de Recursos Humanos

Com mensalidades acessíveis e possibilidades de bolsas de estudos, financiamentos e descontos nas mensalidades, é possível se formar em um dos cursos das profissões em alta em 2020 e entrar no mercado de trabalho rapidamente. Conheça:

Veja também:

Faculdades a distância que aceitam o Enem

Quais as faculdades a distância mais bem conceituadas?

Agora que você viu algumas das profissões em alta em 2020, conte para a gente: qual delas você gostaria de exercer? Responda nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

RPD - Site Status Check OK