dcsimg

Preciso fazer vestibular para ingressar em uma universidade online?

(0.0 de 0)

Optar por um curso de graduação online, além de suprir as necessidades dos mais atarefados, significa também redução de custos. Saiba como ingressar em uma universidade online!

gabarito

A correria do dia a dia, a dificuldade de locomoção nos grandes centros urbanos, os compromissos numerosos e as diversas atividades integradas à rotina acabam por dificultar o acesso a um dos requisitos mais visados pelo mercado de trabalho: o grau de escolaridade. Ter um diploma é hoje uma exigência mínima para se conseguir um bom emprego. Optar por um curso de graduação online, além de suprir as necessidades dos mais atarefados devido a flexibilidade de horários, significa também redução de custos, outro fator considerável para grande parte da população.

Em um país com dimensões continentais tão grandes como o Brasil, onde as pessoas estão distantes fisicamente das universidades, que estão localizadas na maioria das vezes em capitais ou grandes centros urbanos, a modalidade de Ensino a Distância(EAD) abre portas para a qualificação profissional e a democratização do conhecimento.

Como funcionam os cursos de graduação online

Universidades que oferecem cursos de graduação online trabalham basicamente com duas metodologias de ensino: a modalidade totalmente virtual, com encontros presenciais exclusivos para provas; ou cursos mesclados, em que opções de aulas presenciais são intercaladas com aulas online. Independentemente da metodologia da instituição de ensino escolhida, o MEC exige que ao menos 20% da graduação seja realizada de forma presencial, principalmente para aplicação de testes do conhecimento adquirido.

Cerca de 70% ou mais do conteúdo é trabalhado através de atividades online, sem a exigência de alunos e professores estarem juntos no mesmo local e horário. O conteúdo programático das disciplinas é disponibilizado através de uma plataforma de ensino, o LMS (Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizado), onde também estão inseridas as videoaulas, materiais didáticos, biblioteca, meios de contato com os tutores recursos interativos para o aprendizado como fóruns, chats, dentre outros. Os cursos de graduação EADtêm o mesmo reconhecimento, fiscalização e carga horária obrigatória definida pelo MEC (Ministério da Educação). Além disso, neste contexto, o diploma adquirido nos cursos a distância têm a mesma validação que o de cursos presenciais.

O que é necessário para ingressar? Existe vestibular?

Assim como acontece nos cursos presenciais, para ingressar em uma graduação online é necessário participar de um processo seletivo. Este procedimento varia de universidade para universidade, por isto as instruções sobre os testes deve ser consultada diretamente com a instituição de ensino de interesse. Pode ser através de um vestibular, do Enem, PROUNI, por meio de uma transferência entre cursos e faculdades ou, ainda, um pedido de obtenção de novo título.

Para realizar o curso a distância é necessário ter a infraestrutura mínima exigida pelas universidades que, normalmente, resume-se a um computador com configurações mínimas exigidas pelo curso, facilidade de acesso à Internet, além de ter o nível de escolaridade necessário para a graduação: o ensino médio concluído.

O perfil do estudante do EAD

Dedicação: esta é a palavra que resume um estudante de cursos online. A flexibilidade de horários e a comodidade de estudar em qualquer lugar são, sem dúvida, facilidades que atraem as pessoas para a graduação a distância. Contudo, não podem ser confundidas com a distração, que ronda os estudantes que não estão em uma sala de aula, com a presença e cobrança constante de um professor. A autodisciplina é fundamental para conclusão dessa modalidade de estudo que, assim como os cursos presencias, têm provas, trabalhos, exigência mínima de notas e presença e, inclusive, repetência de matérias.

Vale a pena realizar uma graduação a distância?

Essa modalidade de graduação já está disponível há algum tempo e se ganha mais adeptos a cada ano. Com isto, o mercado já venceu o preconceito antes existente e as pessoas o medo de serem discriminadas por terem estudado em uma universidade virtual. A qualidade dos cursos online é equivalente à dos presenciais. A autonomia nos horários, a comodidade encontrada na ausência de deslocamento e a economia gerada com as mensalidades, por vezes menores, fazem a opção de um curso à distância valer a pena! Prepare-se para cursar a graduação a distância como para qualquer outro vestibular em uma universidade presencial. Dedique-se!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);