dcsimg

Posso ingressar no EAD pelo SiSU?

(0.0 de 0)

Saiba como ingressar no ensino a distância usando sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)!

sisu-ead

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema informatizado mantido pelo Ministério da Educação (MEC) que classifica os estudantes para as vagas disponibilizadas em universidades públicas. O critério utilizado na classificação é a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior. Mas, infelizmente, não é mais possível utilizar este sistema para se inscrever em cursos superiores na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Porém, ainda é possível utilizar sua nota do ENEM para ingressar nesses cursos, sendo uma das alternativas o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Prouni

  O Prouni é um programa, criado e mantido pelo do Governo Federal, que oferece a possibilidade a estudantes ingressarem no ensino superior com bolsas de estudos em instituições particulares. Através dele é possível ingressar em cursos superiores na modalidade EAD com bolsas parciais e integrais.

Bolsas

As bolsas oferecidas são de dois tipos: parciais e integrais.

  • Parciais: Custeiam 50% do valor total da mensalidade.
  • Integrais: Custeiam o valor total da mensalidade..

Quem pode se inscrever no ProUni?

O Prouni é destinado aos estudantes que:

  • Tiveram nota mínima de 450 pontos na média geral das provas e nota superior a 0 (zero) na prova de Redação da edição mais recente do Enem.
  • Não possam diploma de nível superior.
  • Possuam renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.

É necessário ainda se encaixar em pelo menos uma das situações a seguir:

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista integral na rede particular.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Seja professor da rede pública de ensino no exercício do magistério, para concorrer a bolsas em cursos de licenciatura. Nesse caso não há necessidade de comprovação de renda.

Quando acontecem as inscrições?

As inscrições para o ProUni acontecem, geralmente, depois de finalizadas as inscrições do Sisu. Para se inscrever basta acessar o site oficial do ProUni, inserir o número de inscrição da última edição do Eneme a respectiva senha.

No sistema constarão as vagas disponíveis, inclusive aquelas destinadas ao ensino a distância. Aí é só escolher o curso desejado, aguardar o resultado final do processo de seleção e a posterior convocação para matricular no curso.

Como efetivar a matrícula?

Para realizar a matrícula é necessário levar a documentação solicitada na Universidade onde obteve aprovação. Além disso, é preciso comprovar as informações prestadas no ato da inscrição, levando a documentação até o coordenador do ProUni da instituição. Essa etapa visa garantir a transparência do processo para que as bolsas estejam nas mãos de quem realmente precisa.

Faculdades EAD que participam do ProUni

A oferta de vagas e a lista de universidades participantes mudam a cada edição do Programa. 

Confira algumas faculdades EAD que costumam participar do ProUni:

Veja também:

ProUni vale para curso EAD?


Vai tentar uma bolsa de estudos para curso EAD? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);